Saiba por que tirar dente do siso é importante

with Nenhum comentário

Tirar dente do siso pode ser um procedimento muito simples, mas ele demanda cuidados antes, durante e depois da cirurgia. Para entender todos os cuidados, juntamos tudo o que você precisa saber sobre esse procedimento! 

mulher com a mão no rosto pois está com dor no dente e vai ter que tirar dente do siso

Os dentes do siso são os últimos molares que existem em cada extremidade da arcada dentária, ou seja, normalmente são quatro, mas podem existir quadros diferentes.

Seja qual for o seu caso, pode ser que tirar dente do siso seja a melhor opção para poder ficar mais tranquilo.

Até porque devido à má fama, é comum que algumas pessoas tenham receio de buscar pela cirurgia de retirada do siso.

Ainda mais quando se pensa em quanto custa para tirar o dente do siso, já que o valor é cobrado por cada dente extraído.

Então para te ajudar a entender melhor esses detalhes, preparamos esse guia com as informações mais relevantes sobre tirar dente do siso.

Todo mundo tem todos os dentes do siso? 

A grande maioria das pessoas possui os dentes do siso, mas essa não é uma regra completa, então algumas pessoas podem nascer sem os sisos.

Enquanto outras podem ter alguns, mas não chegar a ter os quatro. Não existe nenhum fator específico e comprovado pelo motivo desse tipo de acontecimento.

Mas não precisa ficar preocupado caso o seu nunca nasça, até porque existem também os casos em que a pessoa possui os dentes, mas que eles nunca erupcionam.

O mais indicado é que seja feito uma radiografia para identificar se os sisos existem e qual a posição deles para poder acompanhar possíveis problemas futuros.

Quando existe necessidade de tirar dente do siso?

Algumas pessoas acreditam que sempre é obrigatório tirar dente do siso, mas a verdade não é bem assim.

Isso porque algumas pessoas podem ter espaço suficiente para que eles nasçam bem posicionados.

Enquanto em outras é possível até que eles nunca saiam e não causem nenhum tipo de incômodo.

O problema acontece quando o siso durante a erupção provoca dores e inchaços, pois isso pode ser sinal de inflamação.

Isso acontece porque às vezes ele nasce torto ou até mesmo possui dificuldade para nascer na gengiva.

Por isso quando sentir algum desconforto na região o mais adequado é ir até um dentista de confiança para que ele possa avaliar e declarar a real situação e tratamento adequado.

Qual o perigo de negligenciar a dor do siso? 

Algumas pessoas tem medo da cirurgia para tirar dente do siso, já outras ficam assustadas quando veem quanto custa para tirar o dente do siso.

Mas ignorar a necessidade de cirurgia é péssimo para a sua saúde bucal e bem estar, afinal, a dor pode ser constante até que o dente termine de nascer.

E essa erupção sem acompanhamento ainda pode afetar o alinhamento de toda a arcada dentária, já que o siso irá empurrar os dentes para conseguir o espaço necessário.

Além disso, o nascimento do siso pode provocar inflamações da gengiva que pioram ainda mais o incômodo e podem causar dor até mesmo na mastigação e fala.

Como saber que eu preciso retirar o dente do siso?

mulher sentada em uma cadeira de dentista sendo examinada por um dentista que está colocando aparelhos na boca para tirar dente do siso

A dor pode ser um indício, mas somente um profissional qualificado pode avaliar realmente se existe a necessidade de realizar a cirurgia de extração de siso.

Até porque em alguns casos uma ulectomia pode ser suficiente para melhorar o problema e permitir que o dente nasça.

Esse procedimento trata-se da remoção de tecido gengival ao redor do dente para que ele possa ter o espaço que precisa para nascer sem precisar rasgar a gengiva aos poucos.

Assim ele pode despontar mais rápido e com menor dificuldade, ajudando a diminuir a dor provocada pela erupção.

Por isso somente um dentista pode avaliar para informar qual a melhor opção, sendo possível ter uma noção melhor de quanto custa para tirar o dente do siso. 

Dicas de cuidados no pós-operatório

Assim como qualquer outra cirurgia, quando você retira o dente do siso é preciso se atentar ao pós operatório para que tudo saia como esperado.

Sendo assim, essa fase do processo também não é nenhum bicho de sete cabeças, somente precisa de atenção e cuidados especiais por um curto período.

Separamos alguns cuidados especiais para você não ter problemas após a extração de seus dentes.

Compressas de gelo

Nos primeiros dias o ideal é manter a compressa de gelo no lado onde foi feita a cirurgia para tirar dente do siso.

Além disso, é o momento ideal para tomar aquele sorvete tão famoso após o dentista para ajudar nas dores.

Alimentação

Mas você não pode viver só de sorvete, não é mesmo? Então durante a primeira semana é ideal buscar opções mais nutritivas e leves que possam substituir as comidas mais pesadas.

Você pode se alimentar bem com sucos e sopas por exemplo, que podem ser batidos com ingredientes que alimentam sem a necessidade de uma grande mastigação.

Não fumar ou beber

Essa é uma das dicas mais importantes, pois quando você fuma, diversas toxinas passam por sua boca, então após tirar dente do siso essa não é uma boa ideia, afinal, você terá uma ferida em sua boca.

Já com o álcool, é comum o dentista receitar algum tipo de antibiótico para ajudar a evitar as inflamações, então não pode misturar essas duas substâncias no corpo. 

Não abusar de medicamentos

Outro erro muito comum é dosar as medicações de acordo com a dor. Mas isso pode causar complicações muito graves, ainda mais caso aumente a dose recomendada.

Por isso, após a cirurgia para tirar dente do siso o dentista realiza a prescrição correta do medicamento adequado.

E caso você sinta que não está sendo eficiente, entre em contato com o dentista para verificar a possibilidade de mudar esses remédios ou doses, nunca “teste” sozinho.

Não deixar a higienização de lado

Por mais estranho que seja, um hábito comum é negligenciar a higiene bucal após a cirurgia para tirar dente do siso.

Mas o ideal é buscar por opções como:

  • Uma escova de dentes macia;
  • Pouca pasta de dente;
  • Enxaguante bucal com cotonete para aplicar na área da cirurgia.

Assim você pode manter a higiene afastando as bactérias da ferida para uma recuperação mais rápida e menos dolorida.

Retorne ao dentista

Por fim, o último cuidado deve ser retornar ao seu dentista para que ele possa avaliar a cicatrização e indicar os cuidados de acordo com o estado atual.

E é por isso que muitas vezes a melhor opção para realizar uma cirurgia para tirar dente do siso é contratando o plano odontológico.

Primeiro porque o valor de quanto custa para tirar o dente do siso particular pode ultrapassar os mil reais para os quatro dentes.

Além disso, a facilidade de ter essas consultas durante e após a recuperação garantem que o tratamento será completo.

Então é essencial buscar por planos como os da Ideal Odonto que possuem cobertura para a cirurgia de tirar dente do siso.

Sendo que esses planos possuem valor muito inferior aos da cirurgia e ainda dão acesso a diversos outros procedimentos, tão importantes quanto.

Evite a dor do siso sem medo

Ao longo deste conteúdo você pôde entender melhor que se trata a cirurgia para tirar siso e que na verdade ela não é um procedimento obrigatório dependendo da situação.

Assim como também viu que somente um dentista pode informar quando realmente há necessidade de realizar a extração desse dente.

Pôde ver como ignorar as dores e inchaços na região do siso podem ser prejudiciais para toda a saúde bucal.

E para ficar mais tranquilo, em seguida você conheceu algumas indicações de cuidados de pós operatório.

Para que você possa desfrutar com mais facilidade do alívio que pode ser a retirada do siso. Sendo que você viu outra  dica também que pode ajudar a aliviar a situação.

Que foi sobre a importância de ser um plano odontológico para realizar esse tipo de procedimento, não só pelo valor de quanto custa para tirar o dente do siso.

Mas para garantir que todo o acompanhamento necessário seja feito da melhor maneira e realmente poder se livrar de um incômodo com segurança e bem-estar.

Compartilhe nas redes sociais!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *