Saiba o que é a ortodontia lingual e quanto custa esse tratamento

with Nenhum comentário

A ortodontia lingual é a melhor opção para quem deseja corrigir os dentes sem perder a harmonia do seu sorriso. Mas para aproveitar todas as vantagens desse tratamento, é preciso entender melhor do que ele se trata antes de investir nessa opção.

foto da boca de uma mulher sorrindo mostrando o aparelho de ortodontia lingual

Quando alguém coloca um aparelho dental, é inevitável reparar nos bráquetes e fios metalizados entre os dentes.

Para evitar esse desconforto, a ortodontia lingual surgiu como solução para as pessoas que precisam realizar um tratamento desse tipo, mas não querem usar os aparelhos comuns.

Sendo assim, o grande diferencial do aparelho lingual é a posição a qual ele é colocado, que é atrás dos dentes, tornando-o imperceptível.

E para que você entenda como funciona a ortodontia lingual e possa cuidar do seu sorriso sem dor de cabeça alguma, confira os próximos tópicos:

O que é a ortodontia lingual?

A ortodontia lingual cuida da colocação de aparelho ortodôntico na parte interna, ou seja, por trás dos dentes.

Assim, os bráquetes e os fios ficam totalmente escondidos quando o paciente fala ou sorri, deixando o sorriso mais harmônico.

De modo geral, a ortodontia lingual não é indicada para crianças e costuma ser utilizada em casos de correção mais simples, cujo período de uso do aparelho é mais curto.

Mas claro que isso tudo depende da avaliação do ortodontista responsável pelo tratamento, que é a pessoa mais qualificada para indicar o procedimento adequado.

Além disso, é importante dizer que por se tratar de um dispositivo com forte viés estético, a ortodontia lingual preço é mais alto que as outras opções de aparelho.

Conheça as vantagens da ortodontia lingual

A maior vantagem de um aparelho lingual é que ele é mais discreto que os demais, não atrapalhando a harmonia do sorriso durante a sua utilização.

E isso evita que o tratamento não seja interrompido devido a eventos sociais importantes, como formaturas e casamentos.

Então, ainda que o aparelho de ortodontia lingual seja maior se comparado aos demais, ele pode ainda oferecer essa ajuda de custo ao paciente.

Além disso, a ortodontia lingual muitas vezes pode até mesmo acelerar o processo de correção dos posicionamentos dos dentes.

Isso porque como ele fica na parte interna dos dentes, a distância entre os bráquetes é menor, o que permite a aplicação de uma pressão maior para agilizar o tratamento.

Mas esse tipo de situação também precisa ser avaliada com cautela por um profissional, pois essa pressão mais intensa no aparelho pode provocar uma dor mais forte.

Sendo assim, consulte seu dentista para verificar essa possibilidade e realizar o tratamento da forma correta.

Saiba quais são as dificuldades do tratamento

foto do sorriso de uma mulher usando aparelho de ortodontia lingual

Assim como qualquer outro aparelho, a ortodontia lingual também traz alguns percalços para o cotidiano do paciente. 

Então, antes de iniciar o tratamento ou saber mais sobre a ortodontia lingual, conheça as principais dificuldades desse dispositivo para ficar mais preparado.

Fase de adaptação

Assim como qualquer aparelho ortodôntico, as primeiras 72 horas são as mais complicadas.

Isso porque o seu corpo precisa se acostumar com a presença do aparelho, sem contar que a pressão inicial do dispositivo é mais incômoda nesse começo.

Mas é importante dizer que o aparelho lingual possui braquetes arredondados, o que evita possíveis cortes na língua e torna a adaptação mais confortável.

Ainda assim, tenha um pouco mais de cautela nos primeiros dias para evitar esse pequeno desconforto. 

Alterações nas falas e fonemas

No começo do tratamento, é comum algumas pessoas perceberem alterações na fala e pronúncia de alguns fonemas.

Sendo assim, durante um curto período você pode sentir como se tivesse a língua presa ou uma pequena dificuldade na pronúncia do “S”, por exemplo.

E isso é super normal, pois a língua precisa se adaptar a presença do aparelho. Mas pode ficar tranquilo: esses sintomas costumam passar em cerca de uma semana.

Após esse período de adaptação, essa alteração será praticamente imperceptível. 

Entenda como realizar a limpeza na ortodontia lingual

Como qualquer outro dispositivo com esse fim, um aparelho lingual precisa ser bem higienizado para evitar o acúmulo de resíduos alimentares.

Para tanto, algumas das orientações básicas são:

  • Escovar sempre após as refeições com o auxílio de uma escova interdental;
  • Usar um enxaguante bucal.

É importante seguir à risca essas recomendações, pois durante essa fase fica difícil utilizar o fio dental da maneira correta.

Nesse sentido, uma escova interdental é a sua melhor aliada para tirar restos de alimentos e fazer uma limpeza completa nos cantinhos e vincos entre os dentes.

Assim, é possível manter a saúde bucal em dia para que o seu sorriso fique como o desejado após o fim do tratamento.

Confie na ortodontia lingual para cuidar do seu sorriso

Neste conteúdo, você pôde conhecer melhor do que se trata um aparelho lingual e como ele corrige a posição dos dentes de maneira mais discreta.

Por ser colocado na parte de trás da arcada dentária, ele possibilita que você possa realizar o tratamento e ainda assim manter a harmonia do seu sorriso.

Não à toa, por mais que o aparelho de ortodontia lingual preço seja maior, muitas pessoas preferem essa opção devido a seu design discreto.

Além disso, mostramos as principais dificuldades durante o seu período de adaptação, bem como fazer a sua higiene bucal para que você possa manter a sua saúde bucal em dia.

Mas para que a ortodontia lingual não seja um empecilho para que aproveite as vantagens desse dispositivo, contar com um plano odontológico é uma boa solução.

Para saber mais sobre o tema, confira nosso conteúdo sobre plano odontológico.

Compartilhe nas redes sociais!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *