Gengiva sangrando não é um problema incomum na vida de muitas pessoas. Aqueles que passam por isso e não dão a atenção necessária podem passar de um pequeno incômodo para uma situação bastante grave.

Ter a gengiva sangrando é algo que muitas pessoas estão habituadas, mas não deveriam acha comum. Isso porque, esse sangramento gengival é uma doença e tem nome.
A gengivite é a primeira fase da doença periodontal, ou seja, é “apenas” a inflamação inicial da gengiva.
Por isso, é preciso cuidar do sangramento das gengivas quanto antes. Para que a gengivite não se torne algo pior.
Afinal, qualquer situação incômoda que envolva a saúde bucal pode ser considerado um sinal de alerta de que algo está errado na boca ou em outra parte do corpo.
Sendo assim, neste post vamos falar mais sobre a gengiva sangrando e como lidar com esse problema:
- Quais as causas da gengiva sangrando?
- Como evitar esse problema?
- Tenha qualidade de vida sem o sangramento das gengivas!
O sangramento gengival não é um bom sinal para a saúde. Então acompanhe esta publicação e saiba como resolver e evitar essa questão. Boa leitura!
Quais as causas da gengiva sangrando?

Sendo um dos problemas mais comuns da saúde bucal, o sangramento das gengivas pode ter diversas causas.
Desde machucados superficiais até mesmo alguma infecção ou doença que está acometendo o corpo, o sangramento pode ser sintoma para diversas questões.
Por isso, é preciso ficar atento para a gengiva sangrando e outros sinais que a boca possa oferecer.
Em caso de gengivite, saiba que ela é o primeiro estágio da doença periodontal, por essa razão deve ser tratada rapidamente antes de qualquer complicação maior.
Placa bacteriana
Essa causa é uma das principais, ela que dá o pontapé inicial na gengivite. A placa bacteriana pode ser caracterizada como um aglomerado de bactérias. Geralmente formada quando a higiene bucal não é realizada de forma correta
Essa colônia de bactérias pode se formar na superfície do dente e ao redor da gengiva. Se não retirada o mais rápido possível pode causar maiores complicações, como por exemplo a periodontite e até mesmo a perda de dente.
Inflamação
Como citado anteriormente, a gengiva sangrando pode ser sinal de alerta de que alguma outra doença está afetando o corpo.
O sangramento das gengivas pode ser proveniente não apenas da inflamação no tecido gengival, mas também de outra parte do corpo.
Por isso, além da gengivite e do sangramento gengival, é preciso se atentar para outros sinais.
Diabetes
Esse caso mostra bem como a gengiva sangrando pode ser sinal de um problema além da saúde bucal.
A diabetes é a doença na qual o corpo pela deficiência de insulina no corpo. Um dos seus sintomas pode se refletir na gengiva.
Sendo assim, averiguar o caso em um dentista é sempre o mais recomendado. Se o problema for maior, ele pode indicar para o especialista adequado.
Como evitar esse problema?

Mesmo a situação parecendo um pouco grave, evitar sua gengiva sangrando é mais simples do que parece.
Isso porque, as maiores causas do problema podem ser prevenidas com uma higienização que garanta sua saúde bucal em dia.
Não apenas isso, mas também hábitos saudáveis de alimentação e regularidade de exercícios físicos. Outra coisa importante é frequentar regularmente seu dentista de confiança.
Quanto mais cedo você identifica um problema, mais cedo você pode tratar. Caso o problema seja mais do que apenas higiene bucal, você consegue tratar com um especialista a tempo.
Por isso, se atente às dicas a seguir, procure um especialista e não deixe sua gengiva sangrando sem saber por quê.
As formas de prevenção são:
Higiene bucal
Só escovar os dentes não é o suficiente, é preciso fazê-lo do jeito correto. Na hora da higiene bucal não esqueça:
- Escovar os dentes, pelo menos, três vezes ao dia;
- Escovar a língua também;
- Fazer uso diário do fio dental;
- Utilizar, pelo menos uma vez ao dia, enxaguante bucal.
Troque sua escova de dentes
Uma escova de dentes muito usada perde sua eficiência e colabora para uma gengiva sangrando.
Por isso é importante trocar sua escova a cada dois meses. Não apenas a escova de dentes, mas também todos os utensílios que você utiliza para fazer sua higiene bucal.
Alimentação saudável
Ter uma alimentação balanceada é primordial no combate ao sangramento das gengivas e da saúde bucal como um todo.
Isso porque muitos alimentos são chamarizes de bactérias e infecções. Exemplo disso é que a acidez de alguns alimentos também prejudicam a saúde dentária.
Além de se manter bem nutrido, não podemos esquecer da hidratação. Um corpo bem alimentado também deve ser um corpo hidratado. É importante beber água regularmente.
Visitas ao dentista
Mesmo antes da gengiva sangrar ou qualquer outro incômodo dentário surgir, ir ao dentista é importante.
Além de guiar o paciente no tratamento e na prevenção da gengivite, o dentista é quem faz o diagnóstico preciso da situação.
Caso o problema seja maior que a saúde bucal, o dentista sabe encaminhar para o profissional mais adequado.
Tenha qualidade de vida sem o sangramento das gengivas
Por mais que a gengiva sangrando seja uma situação comum, ela não é saudável. Pode ser indicativo que algo não está certo no corpo.
Por isso, deve-se, mais do que depressa, procurar suas causas e como resolver. Para isso, visitar um dentista é fundamental.
Pois é ele quem vai fazer o diagnóstico preciso e indicar o melhor tratamento. Caso o problema seja mais grave, ele quem vai te encaminhar para o especialista correto.
Sendo assim, não há motivos para você sofrer com o sangramento das gengivas. Se você está com sangramento gengival, procure ajuda o mais rápido possível.
Caso você não seja vítima dessa condição, não dispense os cuidados bucais preventivos. Ter uma higiene bucal em dia evita não só sangramento gengival, mas a grande maioria de problemas dentários.
Aliar visitas ao dentista, hábitos saudáveis e uma boa higiene bucal é a receita para se livrar de gengiva sangrando.

Deixe seu comentário