Gengiva preta: saiba suas causas e como resolver

with Nenhum comentário

Gengiva preta, pode ser muito assustador olhar seus dentes e perceber as manchas. Mas não se desespere! Este problema tem solução. Conheça algumas causas da gengiva escura e saiba como tratá-las neste artigo!

dentista examinando a gengiva preta de sua paciente com equipamentos odontológicos

Você acorda e vai ao banheiro para escovar os dentes e começar bem o dia. Mas tudo para quando você percebe que está com uma mancha na gengiva. O que fazer?

Isso porque notar que algo não está como deveria com a saúde pode causar ansiedade, mas a melhor alternativa é buscar saber o que está acontecendo e entender este sinal que o corpo está enviando.

Por isso, aqui vamos tratar de algumas das principais causas para gengiva escura. Você aprenderá também que boa parte delas pode ser evitadas com prevenção e cuidados diários.

Desta maneira você estará atento ao que acontece em sua saúde bucal e saberá como mantê-la por muito mais tempo. Veja!

Quais são suas causas?

Antes de mais nada, é importante saber diferenciar uma gengiva preta doente de uma gengiva saudável. 

Por exemplo: boa parte da população que possui mais melanina na pele apresenta também, como consequência, uma gengiva mais pigmentada. 

Nem toda gengiva escura deve ser considerada um problema de saúde: algumas são naturalmente assim, de maneira uniforme.

Sendo assim, algumas causas para gengiva preta podem ser as seguintes:

Gengivite

Manchas escuras atípicas espalhadas pela gengiva devem ser motivo de alerta. É possível que elas sejam causadas por gengivite, doença que pode estimular a produção excessiva de melanina na região. 

Tatuagem por amálgama

Antes de a tecnologia permitir que as restaurações de cáries fossem feitas como hoje, eram realizadas obturações nos dentes danificados.

Se você possui alguma dessas em seus dentes, é possível que sua gengiva preta seja causada por resíduos de amálgama. Ele é o material prateado que compõe as obturações feitas há até poucos anos.

Por isso, esteja atento especialmente se as suas obturações foram realizadas nos dentes do fundo da boca. Eram neles onde a amálgama era mais utilizada.

Se esta for a causa da sua gengiva escura, não é necessário tratamento de saúde. Mas, por razões estéticas, pode-se realizar uma cirurgia de excisão. 

Entretanto, apenas o profissional dentista pode diagnosticar com propriedade o próximo passo adequado em casos de gengiva avermelhada ou doente. 

Melanoma

Outra causa mais rara para o aparecimento de gengiva preta ou gengiva escura é o melanoma.

Isso porque ele é um tipo de câncer que ocorre quando as células responsáveis pela pigmentação da região da boca tornam-se cancerígenas.

Em geral, as manchas causadas pelo melanoma são pigmentadas. Raramente uma gengiva esbranquiçada será considerada alarmante para a ocorrência da doença.

Entretanto, é considerado um tipo de câncer raro, representando apenas 0,5% do total de cânceres que podem acometer a cavidade oral.

Consequências da gengiva preta

Mesmo que o aparecimento da gengiva escura não pareça inicialmente alarmante, fique sempre atento, especialmente com relação à aparência e a possíveis dores e desconfortos bucais. 

Porém, gengiva avermelhada e inchada também podem ser sinais de que você precisa marcar uma consulta com um profissional de odontologia.

Isso porque, quando não higienizada e tratada corretamente, a gengiva esbranquiçada e doente pode escalar para problemas de saúde bucal mais graves. 

Dores, dificuldades na mastigação, sangramentos e até mesmo perda dos dentes são alguns deles.

O melanoma bucal, já citado anteriormente, também entra nesta lista. Ainda que seja uma das causas raras para gengiva preta, ele pode ser consequência da falta de cuidados orais adequados.

Principais tratamentos

dentista examinando a gengiva preta de sua paciente

A gengiva avermelhada ou preta pode ser um indicativo de problemas de saúde graves. 

Por isso, consultar um especialista em saúde bucal é essencial para que o melhor tratamento seja aplicado ao seu caso.

Contudo, existem algumas soluções mais recorrentes para o tratamento de gengiva esbranquiçada, com manchas ou preta.

O peeling de gengiva é um deles. É indicado para tratar pigmentação derivada de melanina com clareamento.

Outro tratamento que pode ser utilizado é a cirurgia de excisão. Ela é recomendada nos casos de tatuagem de amálgama, para remover o resíduo escuro da gengiva.

Ambos os tratamentos para gengiva preta somente podem ser realizados por profissionais de ortodontia. Busque um de confiança para receber o melhor tratamento e acompanhamento possíveis.

Prevenir é sempre a melhor alternativa

O Brasil é o país com mais profissionais em ortodontia no mundo inteiro. Mesmo assim, muitas pessoas ainda hesitam na hora de marcar uma consulta para avaliar sua saúde bucal regularmente.

Contudo, para o caso da gengiva preta, a melhor solução continua sendo a prevenção. Manter a saúde bucal em dia inclui:

  • Escovação e bochechos regulares;
  • Uso do fio dental ao menos uma vez por dia;
  • Alimentação balanceada e com poucos açúcares;
  • Atenção ao próprio corpo para notar dores e manchas quando aparecerem.

Cuide da saúde dos seus dentes todos os dias e vá ao dentista regularmente. Este é o melhor jeito de manter-se longe da gengiva esbranquiçada, avermelhada e doente.

Por isso, esteja sempre atento a manchas incomuns nas gengivas e nos dentes. Não espere o problema agravar-se para consultar um profissional especializado. 

Gengiva avermelhada é um sintoma comum que pode evoluir para inflamações sérias e também não deve ser ignorado.

Mantenha sua gengiva saudável para viver melhor

Ninguém gosta de viver com incômodos, dores e manchas nas gengivas. A melhor maneira de evitar que a gengiva preta aconteça com você é estar atento e se cuidar.

Neste conteúdo, você descobriu as principais causas das manchas que deixam a gengiva avermelhada, preta ou escura. 

Também abordamos os principais tratamentos para gengiva preta, que devem sempre ser recomendados e acompanhados por um profissional de ortodontia. 

Por isso, é sempre bom lembrar que o cuidado bucal minucioso pode livrá-lo de vários problemas de saúde. Entre eles está uma gengiva esbranquiçada, inflamada e escurecida.

Escovação regular, fio dental todos os dias e consultas periódicas com seu dentista de confiança são as principais boas práticas. 

Fazer delas um hábito é suficiente para diminuir preocupações e manter sua boca saudável para viver plenamente e cheio de sorrisos.

Compartilhe nas redes sociais!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *