O dentista especialista em periodontia tem um importante papel na manutenção da saúde bucal. Saiba mais sobre este profissional, onde atua e quais doenças trata. Confira!

De maneira geral, quando buscamos um profissional de odontologia, não pensamos à primeira vista em sua especialidade. Apenas desejamos saber se está tudo bem com a saúde bucal.
Mas, assim como na medicina, a odontologia também é dividida em áreas de especialização. Cada um de seus profissionais se torna apto a executar procedimentos mais complexos em sua respectiva área.
Um dos mais procurados é o dentista especialista em periodontia. Precisa marcar uma consulta odontológica, mas não sabe qual especialidade tratará o seu problema?
Periodontia é a área odontológica responsável por prevenir e tratar doenças que afetam tecidos que sustentam e protegem os dentes.
A seguir você verá quais as principais condições e doenças tratadas pelo dentista especialista em periodontia.
- O que origina problemas periodontais
- Doença periodontal: sintomas e problemas relacionados
- Como tratar periodontite
- Prevenção é essencial
- O que faz um dentista especialista em periodontia
- Busque sempre o especialista certo para sua condição
O que origina problemas periodontais

A doença periodontal é uma condição bucal causada por bactérias que afetam os tecidos que envolvem os dentes. Ela pode comprometer da gengiva até o osso que suporta os dentes do paciente.
Por isso, a principal característica desta doença é a criação de um espaço atípico entre a gengiva e o dente. Este espaço é conhecido como bolsa periodontal.
Quando não tratada, torna-se um ciclo vicioso, já que o espaço da bolsa periodontal facilita ainda mais o acúmulo de novas bactérias na boca.
O dentista com o foco em periodontia será o responsável por diagnosticar e tratar a doença.
A principal causa para a periodontite é a proliferação facilitada de bactérias bucais. Em geral, ela acontece quando os hábitos de vida e de higiene bucal não são adequados o suficiente, como:
- Falta de ou escovação inadequada;
- Pouco ou nenhum uso do fio dental;
- Alimentação rica em industrializados e açúcares.
Doença periodontal: sintomas e problemas relacionados
O sintoma mais característico em casos de doença periodontal é o sangramento na região da gengiva. Ela é a principal responsável pela perda de dentes em adultos.
Entretanto, existem outros sintomas para a doença que podem ser observados, como:
- Mudanças na posição dos dentes;
- Retração na gengiva;
- Retenção de alimentos;
- Mobilidade dental;
- Inchaço e vermelhidão.
Como tratar periodontite ainda é algo negligenciado por muitas pessoas, a doença pode passar despercebida e causar problemas mais graves.
Isso porque, em geral, a doença periodontal é indolor. O que faz com que somente seja percebida e tratada quando a saúde bucal já está seriamente comprometida.
Doenças relacionadas
Por isso a atuação de um dentista focado na periodontia se faz tão importante. Acredita-se que esse problema é um possível fator de risco para doenças do coração.
Isso porque o acúmulo de bactérias na região dos dentes e da gengiva pode chegar à corrente sanguínea (bacteremia).
Em pessoas com predisposição, isso pode facilitar a ocorrência de infartos e endocardite bacteriana.
Estudos da área acreditam que essa mesma bacteremia pode ser responsável pelo nascimento prematuro de bebês.
Isso porque a inflamação pode estimular a contração uterina antes do tempo adequado.
Por isso, o diagnóstico realizado por um dentista especialista em periodontia é tão importante. Ele permite tratar a doença e fazer o acompanhamento recomendado para estar com a saúde em dia.
Como tratar periodontite

A doença periodontal possui três estágios, que vão da ocorrência mais leve à mais grave. São eles:
- Gengivite;
- Periodontite;
- Periodontite avançada.
Apenas o dentista especialista em periodontia saberá avaliar o estágio da doença e dizer como tratar a periodontite, se for o caso.
Durante o tratamento, o dentista pode realizar uma raspagem supragengival. Ela é a única forma de retirar a placa calcificada dos dentes – mais conhecida como tártaro.
Se o estágio da doença for mais avançado, pode ser necessária a combinação de dois tratamentos. Eles são a raspagem e o alisamento radicular.
Esta combinação de procedimentos é responsável por tratar as bolsas infectadas entre a gengiva e os dentes. Eles diminuem a inflamação e a proliferação de micro-organismos.
Entretanto, quando as bolsas periodontais têm profundidade maior do que 5 milímetros, pode ser recomendada uma cirurgia para reduzi-las.
Prevenção é essencial
Apenas um dentista especializado em periodontia pode realizar o diagnóstico adequado de como tratar periodontite.
Entretanto, a prevenção ainda é a melhor alternativa para evitar que a doença periodontal ocorra e comprometa sua saúde bucal.
Para prevenir-se do acúmulo de bactérias entre os dentes e a gengiva, você deve:
- Escovar os dentes corretamente, três vezes ao dia;
- Utilizar o fio dental em todos os dentes, ao menos uma vez por dia;
- Estar atento a sangramentos, inchaços e incômodos bucais;
- Fazer visitas regulares ao dentista para diagnóstico e limpeza mais profundos.
Cuidar da sua saúde bucal todos os dias faz muita diferença. Fazer da higiene dos dentes e da gengiva um hábito ajuda a deixar longe as doenças bucais.
O que faz um dentista especialista em periodontia
Muitas pessoas ainda não sabem a diferença entre o profissional de ortodontia e o especialista em periodontia. Isso acaba, muitas vezes, dificultando e atrasando o diagnóstico e tratamentos.
Por isso, a seguir veja as principais competências de um dentista especialista em periodontia antes de marcar sua consulta.
Dia a dia de um periodontista
Avaliar a saúde da gengiva e do entorno dos dentes é a principal responsabilidade do dentista especialista em periodontia.
As principais competências de um periodontista incluem avaliar e diagnosticar os pacientes que apresentem a doença.
Planejar o tratamento e entender como tratar periodontite pode afetar a saúde geral da pessoa. A realização de procedimentos de prevenção, clínicos ou cirúrgicos, também está entre as habilitações de um profissional da periodontia.
Portanto, lembre-se sempre de visitar com frequência o seu dentista para manter em dia sua saúde bucal.
Busque sempre o especialista certo para sua condição
Cuidar da saúde bucal ainda é um aspecto muito negligenciado quando o assunto é manter-se saudável.
Muitas pessoas acham normal sangramento e inchaço na gengiva. Mas neste conteúdo vimos que ele pode ser o início de uma doença periodontal e precisa de atenção.
Por isso, saber como tratar periodontite e quais as soluções mais adequadas para a condição é tão importante.
Mas somente um profissional dentista especialista em periodontia é capaz de dizer com propriedade o que você tem. Ele também será responsável por determinar quais os próximos passos.

Deixe seu comentário