Canal no dente: tudo que você precisa saber sobre esse procedimento

with Nenhum comentário

O canal no dente é um procedimento muito comum, mas pela falta de informação algumas pessoas fogem dele e prejudicam sua saúde bucal. No conteúdo a seguir aprenderá que não há nada a temer e que falta pouco para sorrir sem medo.

Mulher com a boca sendo aberta para realizar procedimento de canal no dente

Ao longo dos anos, a odontologia foi beneficiada pelo avanço da tecnologia e, graças a isso, consegue até eliminar os principais receios sobre alguns procedimentos odontológicos.

Isso porque, esses tratamentos atualmente são feitos de forma mais prática e segura com novos equipamentos, fazendo com que os pacientes saiam do consultório mais satisfeitos.

E entre esses procedimentos está o de canal no dente, que é possível até evitar a extração de dentes com as técnicas aprimoradas.

Está interessado em saber mais sobre como manter a saúde bucal em dia sem dor e sofrimento?

Então, confira o conteúdo a seguir para saber mais sobre como funciona o tratamento de canal dentário. Vamos lá?

Saiba quando é necessário fazer um canal no dente 

O canal no dente é um procedimento realizado quando se está com a polpa doente ou que sofreu algum tipo de lesão, a qual a impede de se recuperar sozinha. 

Essa situação pode ser provocada por cáries ou traumas, por exemplo, podendo até gerar uma inflamação nos tecidos da raiz dos dentes, provocando muita dor.

Por isso, é normal que algumas pessoas associem o tratamento de canal de dente aberto com a dor, quando na verdade ela é gerada apenas pela doença.

Assim, com a falta de um tratamento específico, essa dor pode se tornar cada vez mais intensa, desenvolvendo uma inflamação mais grave.

Essa inflamação pode, inclusive, entrar em contato com o sangue do paciente, provocando infecções generalizadas pelo corpo.

Para evitar que esse problema se grave, é preciso fazer um canal de dente inflamado. Descubra como no próximo tópico!

Entenda como é feito um canal no dente: passo a passo

Antes de realizar o procedimento de canal de dente inflamado, seu dentista deve pedir radiografias para determinar o diagnóstico exato.

Assim, é possível indicar o tratamento do canal de dente aberto adequado, já que cada corpo responde de maneiras diferentes as possibilidades.

Portanto, uma vez constatada a precisão do canal dentário, dá-se início a alguns processos. Vamos ver o passo a passo? 

  1. Dente com infecção profunda: A primeira coisa que deve ser feita para o canal no dente é verificar se a polpa do dente possui realmente uma lesão, ou seja, se está inflamado;
  2. Acesso à raiz do dente: Se sim, o próximo passo no canal de dente aberto é chegar até à raiz da inflamação. Para tanto, é aplicado uma anestesia para ser possível fazer uma abertura pela coroa do dente para alcançar a câmara da polpa;
  3. Remoção do tecido inflamado ou infectado: Chega, então, o momento de remover o tecido que está inflamado. Nesse sentido, é feita uma limpeza do canal no dente até a raiz do dente para remover resíduos, assim ele está pronto para receber o material de restauração;
  4. Restauração dos canais: O material de restauração permanente é inserido nos canais, preenchendo-os. Sendo assim, esse material será o responsável por manter os canais fechados e impedir que a infecção possa se espalhar pelo tecido;
  5. Dente reconstruído: Após o preenchimento, é feito uma reconstrução com material de obturação para que o dente possa ser preenchido e impedir uma nova inflamação até receber uma coroa, por exemplo;
  6. Suporte extra: Algumas vezes é necessário inserir um pino na raiz para dar mais sustentação a coroa. Assim é possível ter maior segurança quanto a nova restauração, que pode muitas vezes ser utilizada por toda vida;
  7. Acabamento: Por fim, o último passo do tratamento do canal de dente inflamado é o acabamento, a fim de tornar a estética ainda mais bonita e natural, ajudando para que o paciente se sinta confortável para continuar sorrindo com segurança.

Para manter a restauração pelo resto da vida e até evitar a extração do dente, é necessário manter os devidos cuidados para que ela se mantenha em bom estado. 

Ainda mais porque a raiz de um dente é nutrida pelos tecidos ao redor, então ter uma rotina de limpeza faz toda diferença para que a restauração continue saudável. 

Sendo assim, é necessário ter cuidados especiais com a gengiva, pois ela é a base de todos os dentes e precisa ser bem higienizada para que a saúde bucal fique em dia.

Quanto custa um canal de dente preço?

Mulher deitada numa cadeira de dentista enquanto outra mulher está olhando a boca da paciente para verificar se tem canal no dente

Os procedimentos odontológicos possuem uma tabela de base que pré define o valor que eles devem custar para os pacientes que precisam utilizá-los.

No entanto, essa média é apenas uma base para os profissionais da área, pois é comum que os tratamentos sofram variações em relação ao estágio da doença em questão. 

Assim, o canal de dente preço só pode ser realmente definido após o dentista responsável realizar uma avaliação do quadro do paciente.

Com isso, só após esse passo é possível determinar qual será o preço, uma vez que o dentista já sabe qual o estágio da inflamação e o procedimento correspondente. 

Portanto, para saber realmente qual tratamento para o canal do seu dente é o ideal, agende uma consulta para que um profissional defina os procedimentos e valores a serem pagos.

Mantenha sua saúde bucal em dia sem medo do canal dentário

Ao longo deste conteúdo, você viu que atualmente o tratamento de canal no dente está mais fácil de ser realizado devido à tecnologia disponível na odontologia hoje em dia.

Por isso, ao notar que está com cáries ou se sofreu algum trauma, vá diretamente para o dentista antes que se torne uma inflamação nos tecidos da raiz do dente.

Isso porque uma inflamação desse tipo pode evoluir de tal forma que se entrar em contato com a corrente sanguínea, pode gerar infecções em outras partes do corpo.

Mas antes de iniciar o procedimento, é preciso fazer alguns exames, como uma radiografia, para determinar o tratamento exato, pois cada paciente tem uma reação diferente.

Com isso, é possível evitar a extração desnecessária de um dente e, com os devidos cuidados com a saúde bucal, em especial na gengiva, manter o canal pelo resto da vida.

Isso sem que conta que, após uma avaliação com o profissional, também é possível determinar qual será o canal de dente preço e preparar o seu orçamento para o tratamento.

Então, contate agora mesmo o seu dentista e comece o procedimento para canal no dente, evitando futuras complicações.

E se você quiser realizar esse tratamento sem se preocupar com o preço dele, contar com um convênio odontológico é a solução!

Confira nosso conteúdo sobre plano odontológico e saiba mais sobre como ter esse serviço.

Compartilhe nas redes sociais!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *