Plano odontológico infantil: a importância do cuidado com a saúde bucal dos pequenos

with 6 Comentários

Você já pensou em contratar um plano odontológico infantil para seu filho? A saúde das crianças é uma das coisas mais importantes para os pais, e a saúde bucal não ficaria de fora disso! 

a imagem mostra uma dentista loira segurando um espelho para a sua paciente do plano odontológico infantil ver seus dentes

No primeiro ano de vida é muito importante que as crianças visitem um profissional de saúde bucal para garantir um sorriso bonito e saudável. 

Além disso, o acompanhamento de um especialista é necessário para que os pais não esperem a criança ter problemas bucais para pensar em levá-la ao dentista. 

Afinal, melhor do que corrigir um problema, é evitá-lo.

Por isso, neste artigo vamos abordar a importância da prevenção e os benefícios de um convênio odontológico para os pequenos. Boa leitura!

ODONTOPEDIATRIA

A especialidade odontológica que cuida de crianças é chamada de odontopediatria.

Entretanto, muito mais que um dentista que tem conhecimento em “cuidar dos dentes de crianças”, esse profissional tem a responsabilidade de ajudar a desenvolver um comportamento saudável nos pequenos.

Este comportamento saudável preza para que os pacientes aprendam mais sobre a importância da saúde bucal, fazendo com que eles levem esses bons hábitos por toda a vida. 

Por exemplo, o plano odontológico infantil da Ideal Odonto, Odonto Kids, reúne diversos profissionais especializados em atendimentos para os pequenos pacientes, além de tratamentos específicos para essa faixa etária.  

POR QUE CONTRATAR UM PLANO ODONTOLÓGICO INFANTIL?

Ter a segurança de um convênio odontológico e iniciar as visitas de rotina ao dentista é muito benéfico. 

Afinal, a criança cresce acostumada com a ambiente odontológico, além de formar um vínculo afetivo e de confiança com o profissional. 

A odontopediatra afirma que isso contribui para que crianças tenham um melhor comportamento no consultório odontológico, depois de crescidas, evitando traumas. 

Além disso, a prevenção é necessária não somente para manter a saúde da gengiva dos bebês e garantir a saúde das dentições futuras, mas também para ajudá-los a criar o hábito de cuidar dos dentes adequadamente.

Outro ponto importante é que, mesmo com todo cuidado que os pais possuem, crianças são adeptas a fazer travessuras.

Essas travessuras, muitas vezes, acabam envolvendo machucados, fazendo com que os pais precisem correr para uma emergência odontológica, por exemplo. 

Então, nada melhor do que saber que em um momento como este, é possível contar com o apoio de um plano odontológico infantil. 

Não à toa, o convênio dental Odonto Kids, da Ideal Odonto, é um exemplo de grande aliado, pois fornece atendimentos preventivos e diversos tipos de tratamentos, como por exemplo: 

  • Extração de dente de leite;
  • Orientações sobre a higiene bucal;
  • Aplicação de flúor;
  • Frenectomia labial (cirurgia de freio);
  • Limpeza (raspagem);
  • Urgências e emergências.

Veja a seguir o que siginifica cada um desses procedimentos oferecidos pelo plano odontológico infantil da Ideal Odonto, bem como a importância deles para a saúde bucal do seu filho:

Extração de dente de leite

A troca dos dentinhos de leite é uma fase marcante na vida das crianças, mas nem sempre acontece no tempo certo.

E quando a troca de dentes acontece fora do período certo, ela pode acabar causando problemas futuros que somente um tratamento ortodôntico pode resolver. 

Para isso, muitas vezes a extração dos dentes de leite que não caíram é necessária para que os permanentes apareçam. Parece preocupante, mas não há o que temer. 

Ao aderir ao plano odontológico infantil da Ideal Odonto, você garante que a extração dos dentes de leite seja realizada, caso exista necessidade.

Isso colabora para que seu filho não precise de um plano odontológico com ortodontia no futuro, ou que, pelo menos, isso não seja um fator agravante para precisar usar um aparelho ortodôntico. 

Orientações sobre a higiene bucal

É normal que os pais tenham diversas dúvidas sobre a melhor maneira de cuidar da saúde bucal de seus filhos. 

Sabemos que uma má higiene bucal traz consequências gravíssimas, especialmente na infância. 

Por isso, nada melhor do que saber como cuidar adequadamente da saúde bucal do seu filho e, assim, prevenir possíveis doenças e complicações. 

Apesar de existirem muitas informações disponíveis na internet, é importante saber que nem todas são confiáveis e que cada caso possui suas particularidades.

E é aí que aderir a um plano odontológico infantil colabora, pois ele garante o atendimento com profissionais que vão acompanhar o crescimento e o desenvolvimento bucal do seu filho, podendo orientá-lo da melhor forma.

Aplicação de flúor

Outro procedimento bastante realizado pelos odontopediatras e oferecido pelo convênio dental Odonto Kids é a aplicação de flúor.

O flúor tem como um dos principais objetivos manter os dentes das crianças livres da temida cárie. 

Isso porque, caso a cárie não seja tratada, pode trazer prejuízos muito sérios para a saúde bucal da criança e evoluir para condições mais graves.

Dessa forma, a recomendação é que a aplicação seja feita a cada 6 meses e mantida na casa dos pacientes, através do uso de pastas de dente infantis que contenham flúor. 

Frenectomia labial (cirurgia de freio)

Em algumas crianças, o freio labial superior está inserido muito baixo na gengiva, quase chegando ao céu da boca (palato). 

Isso provoca um espaçamento, denominado diastema, entre os dentes incisivos centrais. 

Além disso, quando o freio possui anatomia anormal, pode provocar problemas ligados à gengiva e acúmulo de resíduos, pois costuma provocar dificuldade na higienização dos dentinhos da criança. 

Nesses casos, a odontopediatria indica um procedimento cirúrgico simples, que visa diminuir o tamanho do freio ou eliminá-lo completamente, que é a frenectomia. 

Dessa forma, a frenectomia faz com que o espaço entre os dentes da frente se feche sozinho. Esse procedimento é realizado no próprio consultório e é um exemplo de tratamento que possui cobertura do plano Odonto Kids.

Limpeza (raspagem)

A raspagem dos dentes é um procedimento odontológico oferecido pelos melhores convênios odontológicos.

Isso porque ela é muito eficaz para remover o tártaro que se instala entre a gengiva e os dentes, inclusive em crianças.

O indicado pelos especialistas é que seja realizada uma limpeza a cada 6 meses, para evitar que o tártaro se acumule e acabe gerando maiores adversidades.

QUEM PODE ADERIR A UM CONVÊNIO ODONTOLÓGICO INFANTIL?

menina sendo atendida por sua dentista. ela esta de boca aberta enquanto a profissional analisa seus dentes com um instrumento em cada mão

Em geral, a faixa etária que pode aderir a um plano odontológico infantil está compreendida entre os 0 e 7 anos.

Não à toa, o plano Odonto Kids da Ideal Odonto possui como faixa etária crianças de 0 a 7 anos, oferecendo os tratamentos acima citados. 

Além disso, a Ideal Odonto entende que a saúde das crianças é algo que sempre está em primeiro lugar para os pais e, por isso, possui cobertura nacional e atendimento emergencial.

QUANDO REALIZAR A PRIMEIRA CONSULTA AO DENTISTA?

Muitos podem não saber, mas os cuidados com a dentição infantil devem ocorrer desde a gestação.

Isso porque a má higiene bucal da mãe é capaz de afetar a saúde do bebê, fazendo com que ele sofra consequências negativas, entre elas o nascimento abaixo do peso e o parto prematuro, por exemplo. 

Além disso, esse cuidado também é importante para as mamães. 

Isso porque, durante a gestação ocorrem alterações hormonais, o que favorece para que uma gengivite, por exemplo, se desenvolva. 

Dessa maneira, o profissional pode orientar a mãe sobre o que fazer para cuidar da sua higiene oral e qual a melhor forma de se alimentar neste período.

Após o nascimento, a primeira consulta deve ser feita antes do surgimento do primeiro dente de leite. 

Assim, é recomendável que os pais contratem um convênio dental e levem o bebê ao odontopediatra por volta dos 6 ou 7 meses de idade. 

Essa recomendação é feita porque, mesmo antes dos dentes nascerem, é necessário saber cuidar da higienização.

Então, é nessa consulta do plano odontológico infantil que os pais esclarecem dúvidas e o tratamento preventivo da criança é iniciado.

ODONTOPEDIATRIA, PREVENÇÃO E CUIDADOS DE UM PLANO ODONTOLÓGICO INFANTIL

criança sendo atendida por meio do plano odontologico infantil. ela esta de boca aberta e olhando diretamente para a dentista

Você conferiu neste conteúdo que os hábitos aprendidos durante a infância são levados por toda a vida. 

Por isso, os odontopediatras do convênio dental Odonto Kids têm a função de acompanhar o amadurecimento bucal e as especificidades de cada criança.

Afinal de contas, como afirmamos no início do texto, a prevenção é, sem dúvidas, a melhor forma para afastar adversidades. 

Além disso, esses profissionais ajudam tanto os pais quanto as próprias crianças a manterem bons hábitos, criarem consciência e a desmistificar a ideia de que ir a uma consulta odontológica é algo que causa medo.

Com todas essas informações, você já deve estar ciente da importância de poder contar com os benefícios de um plano odontológico infantil, não é mesmo? 

Então não perca tempo, contrate o Odonto Kids e agende uma visita do seu filho com um dos profissionais credenciados!

Compartilhe nas redes sociais!

Comentários

  1. katia disse:

    Com que idade pode aplicar flúor? Minha filha tem 5 anos, e gostaria de fechar um plano para ela mas queria saber mais sobre o que tem no pacote.

  2. Miguel disse:

    Um plano infantil cobre até que idade?

  3. Miguel disse:

    Um plano infantil cobre até que idade? Gostaria de saber quanto preciso alterar o plano do meu filho

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *