Os convênios odontológicos precisam ser entendidos antes da contratação para evitar surpresas. É preciso conhecer algumas dicas e detalhes que devem ser observados antes de escolher o seu serviço de saúde bucal.

Assim como as pessoas se preocupam em ter um convênio médico para cuidar da saúde, também precisam se preocupar com sua saúde bucal.
Afinal, todos os dias esse é um canal direto para que muitas doenças possam entrar no seu organismo e afetar outras áreas do corpo.
Sendo assim, os convênios odontológicos são essenciais para poder manter um bom acompanhamento dos dentes e da boca.
Então, para te ajudar a escolher o melhor plano odontológico, separamos dicas para você entender todos os detalhes necessários antes da contratação.
- Como os convênios odontológicos funcionam?
- Verificando se os convênios odontológicos são confiáveis
- Fatores para analisar no convênio odontológico
- Escolha a opção mais completa e segura para sua saúde
COMO OS CONVÊNIOS ODONTOLÓGICOS FUNCIONAM?

Os convênios odontológicos em sua maioria se parecem muito com os convênios médicos.
Ou seja, a partir do pagamento de uma mensalidade ele fica ativo para utilização.
O valor da mensalidade varia de acordo com as necessidades e desejos do contratante. O responsável pela contratação pode ser uma empresa ou uma pessoa física.
Seja qual for a opção, as empresas operadoras que oferecem os convênios odontológicos costumam possuir diferentes planos, com diferentes valores e diferentes coberturas.
Falando em coberturas, essa parte possui fiscalização da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), para que as empresas contemplem procedimentos pré-definidos que são obrigatórios.
Dessa forma, você pode ficar mais seguro para ter certos acesso aos procedimentos que devem ser garantidos independente do plano escolhido. São eles:
Procedimentos simples
São os aqueles considerados de rotina e de prevenção da saúde bucal.
- Consulta para avaliação;
- Tratamento de cárie;
- Restauração;
- Extração de tártaro;
- Polimento coronário;
- Aplicação de flúor.
Procedimentos de nível médio
Já os procedimentos de nível médio abrangem diagnóstico e tratamentos de possíveis problemas na saúde bucal.
- Tratamento e cirurgia da gengiva;
- Colagem de fragmentos;
- Suturas e curativos.
Procedimentos complexos
Esses são os procedimentos maiores ou mais delicados que demandam mais atenção, cuidado e equipamentos específicos para poderem ser resolvidos.
- Biópsias;
- Cirurgias pequenas;
- Extração de dentes;
- Tratamento de canal.
Exames de radiografia
Além dos procedimentos acima citados, existem também as radiografias que devem estar incluídas em algumas opções de convênios odontológicos.
- Panorâmica;
- Oclusal;
- Periapical;
- Bite-wing.
VERIFICANDO SE OS CONVÊNIOS ODONTOLÓGICOS SÃO CONFIÁVEIS
Um dos modos de saber como escolher o melhor plano odontológico pode ser analisando a lista da ANS chamada IDSS (Índice de Desempenho de Saúde Suplementar).
Esse índice funciona a partir de avaliações anuais dos convênios odontológicos e define uma nota para cada plano, criando uma lista de acordo com a classificação de cada um deles.
As notas são definidas a partir de uma análise que é feita baseada em 4 pilares, que são:
- Qualidade em atenção à saúde, ou seja, a qualidade da assistência prestada aos clientes;
- Garantia de acesso, que é a avaliação da rede credenciada;
- Sustentabilidade no mercado, que analisa o equilíbrio da operadora financeiramente;
- Gestão de processos e regulação, onde é verificado se a empresa cumpre com suas obrigações cadastrais na ANS.
Depois de dar uma olhada essa nota, você pode entender se realmente a empresa de sua pesquisa pode ser considerada de confiança.
FATORES PARA ANALISAR NOS CONVÊNIOS ODONTOLÓGICOS

Além da confiança dos convênios odontológicos você precisa saber se ele se encaixa em suas necessidades e interesses.
Afinal, mesmo que possua o melhor convênio odontológico, se ele não possuir profissionais próximos a você, pode se tornar um incômodo, por exemplo.
Por isso, separamos alguns pontos que você deve pesquisar para poder contratar o melhor convênio odontológico.
Rede Credenciada dos convênios odontológicos
A rede credenciada é um ponto muito importante e delicado dos convênios odontológicos. Isso porque é por meio dela que você tem seus atendimentos.
Essa lista precisa ser consultada para que você não contrate um plano e fique refém de uma localização limitada.
Além disso, é interessante pesquisar por opções que vão além da sua região. Desse modo, caso esteja viajando, por exemplo, poderá ser atendido.
Sendo assim, os planos como os da Ideal Odonto são uma ótima opção, já que possuem mais de 2.000 clínicas cadastradas em todo o país.
Isso tudo para que em qualquer lugar e hora você seja atendido por um profissional de qualidade e dentro do seu plano.
Cobertura
A cobertura dos convênios odontológicos também deve ser bem analisada.
Ainda mais quando se pensa a longo prazo, pois pode ser que hoje você não tenha interesse em colocar um aparelho fixo, mas em algum momento acabe precisando do serviço.
Ou até mesmo não precise de uma cirurgia, mas esse tipo de procedimento pode ser indispensável em certos casos.
Então, o mais importante é buscar por coberturas que atendam o maior número de serviços possíveis dentro dos seus interesses.
Ter uma cobertura ampla é importante pois evita que você pague o convênio e ainda precise realizar pagamentos por fora para poder concluir o tratamento.
Limite de utilização
Algumas empresas oferecem convênios odontológicos que possuem limitações de uso, podendo ser para itens como o atendimento ou para procedimentos simples.
Por isso, antes de escolher qual o melhor plano odontológico para você, questione a empresa sobre esse limite para que você não se sinta desamparado em algum momento.
Afinal, não é possível prever quando um problema pode acontecer.
Sendo assim, as opções de planos odontológicos como os da Ideal Odonto são ótimos, pois ao contratá-los não existe um limite de utilização mensal.
Carência
Por fim, também fique de olho nas carências, pois existem planos que podem demorar muito tempo para liberar atendimento essenciais como as emergências, por exemplo.
E, assim como em relação ao limite de utilização, ao contratar um dos convênios odontológicos disponíveis no mercado você precisa se sentir segurado pela empresa.
Por isso, na contratação observe o período de carência para todos os serviços oferecidos.
Por exemplo, os planos da Ideal Odonto liberam os atendimentos emergenciais e de urgência em até 24 horas, após a confirmação de pagamento da primeira parcela.
Dessa forma você fica mais tranquilo desde o momento da contratação do melhor plano odontológico.
ESCOLHA A OPÇÃO MAIS COMPLETA E SEGURA PARA A SAÚDE
Neste post você conferiu como os convênios odontológicos funcionam e como a ANS regulamenta procedimentos e confiabilidade de algumas empresas.
Por exemplo, agora você sabe que um convênio odontológico só é realmente confiável se estiver cadastrado na Agência Nacional De Saúde Suplementar.
Em seguida, apresentamos quais pontos devem ser observados antes de contratar um plano de saúde bucal.
Desde a rede credenciada, até o limite de utilização e a carência, por exemplo, essas informações possuem grande importância no momento de fechar o contrato.
Então, agora você está pronto para poder realizar uma boa pesquisa pelo mais completo e melhor plano odontológico para você.
Não deixe de conhecer os valores e opções de plano do Ideal Odonto, entre em contato e saiba mais sobre a excelência e qualidade dos serviços!
Compartilhe nas redes sociais!
Deixe seu comentário