6 motivos para investir em tecnologia em sua franquia odontológica

with Nenhum comentário

Investir em tecnologia atualmente já não é mais um diferencial, e sim uma necessidade. No franchising, existem diversas ferramentas digitais que podem auxiliar durante todo o processo de administração e expansão de sua rede.

Conheça 6 motivos para realizar um investimento em tecnologia em sua franquia odontológica.

O que significa investir em tecnologia?

É fato que o impacto que o novo Coronavírus tem sido significativo no âmbito de negócios. Mesmo meses depois do início da pandemia, muitos países pelo mundo ainda estão em estado complicados e empresas têm reduzido sua atuação, procurando prevenir uma maior proliferação.

Ainda assim, a expansão de sua franquia não pode estagnar. É claro que investimentos significativos como a inauguração de novas unidades ainda devem ser feitos com cuidado, mas investir em tecnologia pode te ajudar a superar essa crise.

Antes de listar seis ótimos motivos para você considerar tamanho investimento, vamos destacar a importância que uma transformação digital pode ter para sua franquia odontológica.

A adoção de meios e ferramentas tecnológicas trarão visibilidade para sua franquia, isso possibilitará um maior potencial de investimento externo. Se destacar nas redes sociais, ser facilmente achado pelo Google com táticas de SEO são apenas algumas das possibilidades que a tecnologia pode te trazer.

Por isso, preparamos este conteúdo com algumas dicas que irão te ajudar a reduzir o impacto desta crise no seu negócio. Confira!

6 motivos para fazer isso

Antes de adentrar aos motivos para implementar de vez a tecnologia em sua rede, vamos falar sobre um assunto que está se popularizando no cenário do franchising, um sistema para franquias

Gerenciar os diversos processos da administração de uma de rede franquias pode ser um trabalho complicado e demorado. Para contornar esses problemas, o uso de um sistema para franquias é fundamental. 

Ao utilizar esse tipo de auxílio tecnológico, você evita o desperdício de recursos com métodos ineficientes de gestão. Pois, ao centralizar a operação da sua rede, você otimiza áreas como a comunicação interna, o suporte ao franqueado, além da oportunidade de facilitar a expansão acelerada da franquia.

Agora, vamos detalhar ainda mais os motivos para você entrar nessa!

Um maior controle 

Ao aderir meios tecnológicos, você tem a chance de supervisionar e analisar de perto tudo que acontece em sua franquia. Para tanto, é necessário implementar ferramentas que provêem agilidade e facilidade na administração e organização de seu negócio.

Fazendo isso, você consegue identificar problemas muito mais facilmente, possibilitando a reversão antecipada do quadro e uma solução rápida e eficiente das dificuldades encontradas.

Com um banco de dados repleto de informações valiosas, tanto de clientes quanto de fornecedores etc, a reputação da sua franquia ganhará força a medida que esses dados forem usados para valorizar um elemento do negócio.

Otimização de processos gera confiança

Ninguém gosta de perder tempo, seja durante a compra ou resolvendo problemas no pós-venda. Por isso, é preciso otimizar a jornada de compra com ferramentas digitais, assim reduzindo tempo e esforço do cliente durante o contato. 

A melhor forma de fazer isso, é automatizando processos internos da franquia, tanto de venda quanto de suporte. Além disso, não importa se for via e-mail, telefone ou presencialmente, a comunicação deve ser rápida, facilitada e acessível. 

Assim, a eficiência que sua empresa tem ao lidar com qualquer tipo de imprevistos será notada pelos clientes. Isso irá gerar confiança e respeito por parte da clientela, estreitando ainda mais o potencial relacionamento com seu negócio.

Redução no custo a longo prazo

Apesar de parecer custoso no início, o investimento em tecnologia a longo prazo deve ser fundamental para uma diminuição dos gastos de sua franquia. Ferramentas modernas automatizam processos do cotidiano de forma que o tempo necessário é reduzido substancialmente. 

E como todos sabem, tempo é dinheiro. E no franchising, isso não é diferente.

Um passo à frente a concorrência

Mesmo a introdução tecnológica tendo se tornado uma necessidade no mercado atual, muitos negócios ainda não se adaptaram esse novo mundo. Recentemente, uma nova metodologia tem se destacado e deve crescer ainda mais nos próximos anos, o omnichannel.

O omnichannel é uma estratégia de negócios que busca a integração de todos os canais de comunicação em uma empresa, visando melhorar a experiência do cliente. Ao integrar os setores online e offline, ocorre uma transformação da vida tanto do consumidor quanto do seu negócio.

Segundo o IDC Retail Insights, os consumidores omnichannel gastam até 40% a mais do que o cliente comum. Ou seja, com certeza você não quer deixar sua franquia tecnológica de fora dessa!

Fortalece a relação com o cliente

Ao manter uma relação de proximidade com seus consumidores, você ajuda a franquia a ganhar confiança e fidelização, além de auxiliar na conquista de cada vez mais público.

Todo o conceito de personalizar o atendimento para seus clientes gira em torno de uma coisa: se destacar. E todo esse processo de personalização é baseado na tecnologia, pois no processo de fazer os clientes se sentirem satisfeitos, ela aparece em todas as etapas.

Desde a captação de potenciais clientes em uma base de dados até o oferecimento de suporte pós-venda, você utiliza dessas ferramentas digitais para otimizar todo e qualquer processo de atendimento. Isso passa uma impressão de modernidade que chama atenção de novos clientes e também aos pré-existentes.

Considerando que clientes modernos procuram por uma solução completa de seus problemas, esse carinho no atendimento deve existir desde a procura pelo serviço até o atendimento pós-venda. 

Portanto, se faz necessário a adoção de tecnologias que possam prover uma experiência agradável, eficiente e facilitada em sua franquia odontológica. Pois, de acordo com uma pesquisa da Accenture, 66% dos clientes não hesitam em desistir de um estabelecimento devido a problemas no atendimento.

Aumenta a satisfação de clientes

O cliente moderno exige excelência durante a jornada de compra. Por isso, a melhor forma de se destacar e satisfazer em um mercado tão competitivo é oferecendo uma experiência transformadora ao seu consumidor. E, geralmente, a tecnologia se faz presente nesse nível de atendimento.

Em um mundo tão moderno, ninguém mais espera depender de métodos arcaicos em processos simples, como cadastramentos e suporte. Assim, automatizar e/ou agilizar processos com meios tecnológicos se tornou uma necessidade para qualquer negócio.

Ainda, no cenário de franquias, existe uma questão a mais. São duas as relações que você precisa se atentar: entre o franqueador e franqueado e também franqueado e cliente final

Esse diferencial pode acabar por ser benéfico para sua franquia odontológica, pois ao aplicar essas pesquisas em vários canais acaba criando uma base de dados mais ampla do cenário geral da franquia.

Para avaliar o nível de satisfação dos clientes com sua franquia, você pode se utilizar de algumas métricas bastante usadas no mercado, como: NPS (Net Promoter Score, CSAT (Customer Satisfaction) e CES (Customer Effort Score).

Conteúdo produzido pela Central do Franqueado.

Compartilhe nas redes sociais!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *