Saúde bucal: Saiba a sua importância, dicas e cuidados

with Nenhum comentário

A saúde bucal deve receber a mesma atenção que direcionamos a outras partes do nosso corpo, uma vez que é muito importante em diversos aspectos entre eles, o estético, prevenir doenças graves, infecções, entre outros. 

Saiba a importância da saúde bucal, quais as dicas e cuidados para mantê-la em dia e preservar um lindo sorriso.

Importância da saúde bucal

Existem bilhões de bactérias vivendo dentro de nossas bocas a qualquer momento do dia. 

Muitas dessas bactérias se acumulam como placas, causando cáries e gengivite, o que pode levar à doença periodontal que é a mais grave, pois provoca perda óssea e de tecido, caso a saúde bucal não receba a devida atenção.

Para um sorriso saudável e repleto de beleza, você deve praticar uma boa higiene bucal todos os dias. 

Escovar após as refeições, usar enxaguante bucal antimicrobiano e fio dental, pelo menos uma vez por dia, pois ajuda a impedir que essas doenças causem a reprodução de bactérias na boca e a cárie dentária.

Além disso, dietas saudáveis ​​que minimizam alimentos açucarados e ricos em amido também ajudam a manter as bactérias bucais sob controle.

Você pode aprender mais sobre o assunto em um curso online a introdução a saúde bucal, que está disponível em diversas plataformas online como a FBV cursos.

Como posso prevenir a cárie dentária?

A melhor maneira de prevenir a cárie dentária e remover a placa bacteriana é escovar e limpar entre os dentes todos os dias. O hábito de escovar os dentes, remove a placa bacteriana das superfícies dos mesmos.

O tamanho e forma da escova de dentes devem se ajustar à sua boca e permitir que você alcance todas as áreas facilmente. Use uma pasta de dentes antimicrobiana contendo flúor, que ajuda a proteger os dentes da cárie. 

Limpe entre os dentes uma vez por dia com fio dental ou produtos de limpeza interdental para remover a placa bacteriana entre os dentes, onde a escova não pode alcançar. Uso do fio dental é essencial para prevenir doenças gengivais.

Você sabia que a cárie dentária é realmente uma doença infecciosa?

Estima-se que existam 300 espécies diferentes de bactérias vivendo dentro de nossas bocas. Muitas dessas bactérias podem causar cáries e são espalhadas como outras doenças infecciosas.

Técnicas adequadas de escovação e uso do fio dental

  • Coloque sua escova de dentes em um ângulo de 45 graus contra as gengivas.
  • Mova a escova para frente e para trás suavemente em movimentos curtos (com a largura dos dentes).
  • Escove as superfícies externas, internas e as superfícies de mastigação dos dentes, em formato circular.
  • Use a ponta da escova para limpar as superfícies internas dos dentes da frente, usando um movimento suave para cima e para baixo.
  • Escove a língua para remover bactérias e refrescar o hálito.

Como usar o fio dental

  • Pegue um pedaço de no máximo 15 cm de fio dental e enrole-o nos dedos do meio de cada mão. Segure o fio firmemente entre os polegares e o indicador.
  • Guie o fio entre os dentes usando um movimento suave de fricção.
  • Quando o fio atingir a linha da gengiva, faça uma curva em C contra um dente. Deslize-o suavemente no espaço entre a gengiva e o dente.
  • Traga o fio dental de volta ao ponto de contato entre os dentes e mova o fio para cima ou para baixo do outro lado, ajustando o fio à forma do dente.
  • Segure o fio firmemente contra o dente. Esfregue suavemente a lateral do dente, afastando o fio dental da gengiva com movimentos para cima e para baixo.
  • Repita esse método no restante dos dentes.

Use enxágue bucal para proteção adicional

Um enxágue bucal, além de escovar e usar fio dental diariamente, pode aumentar a limpeza da boca. Os enxaguantes bucais antimicrobianos reduzem a atividade de bactérias e placas, que causam gengivite e doenças gengivais.

Os enxaguantes bucais com flúor também ajudam a reduzir e prevenir a cárie dentária. Sempre converse com seu dentista sobre quaisquer novos produtos que você esteja interessado em experimentar.

Nem todo mundo deve usar um enxaguante bucal com flúor. Por exemplo, as lavagens com flúor não são recomendadas para crianças de 6 anos ou menos porque podem engolir o produto.

Sempre verifique o rótulo do fabricante quanto a precauções e recomendações de idade, e converse com seu dentista sobre o uso de enxágue bucal com flúor.

Aqui estão algumas dicas adicionais para manter dentes e gengivas saudáveis:

  • Reduza a quantidade diária de bebidas açucaradas.
  • Beba bastante água fluoretada nas refeições para lavar o açúcar e os ácidos presente na boca.
  • Use um canudo para ajudar a reduzir o contato de bebidas açucaradas com os dentes.
  • Complemente (ou substitua) bebidas açucaradas por leite, iogurte light ou água, bebidas com adoçante.

Para mais informações sobre saúde bucal, você pode participar de um curso online totalmente gratuito e com certificado, além de consultar um dentista profissional. Aproveite para fazer um check-up e cuidar do seu sorriso.

Compartilhe nas redes sociais!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *