4 dicas para manter a saúde bucal durante a gravidez

with Nenhum comentário

A gravidez é um momento de muitas mudanças no corpo da mulher, inclusive de maior propensão para problemas relacionados com os dentes e a gengiva, como por exemplo as infecções periodontais, explica Dr. Fernando Guastella, ginecologista pela USP.

Neste sentido é fundamental redobrar os cuidados com a saúde bucal.

O tratamento odontológico na gravidez é fundamental e falsas crenças como não pode dar anestesia devem ser desmistificados.

Outro mito é em relação aos exames de raios-x durante a gravidez.

Desde que bem indicados, os procedimentos de raios-x podem ser realizados, mas com proteção radiológica para a tireoide e para o abdome, desta forma, não oferecem risco a paciente e ao bebê.

Confira agora 4 dicas para melhorar os cuidados com a saúde bucal

  1. Hidrate-se

É comum durante a gestação, especialmente no terceiro trimestre, maior propensão para a retenção de líquidos, mas isto não significa que você deva beber menos líquido, muito pelo contrário.

A hidratação traz os seguintes benefícios à gestante:

  • Mantém os níveis normais de líquido amniótico;
  • Previne a infecção urinária.
  • Equilíbrio do PH bucal;
  • Limpeza natural dos dentes;
  • Melhora da circulação sanguínea;
  1.  Visite o dentista

Ir ao dentista é importante em todas as etapas da vida, e durante a gestação, não é diferente. Inclusive, se você tiver um bom plano odontológico fica tudo mais fácil.

Um especialista é o único que pode dizer se algo de errado com sua saúde bucal e recomendar tratamentos, procedimentos e medidas preventivas, para este momento tão especial.

Na gravidez ocorre de maneira fisiológica, uma diminuição na produção da saliva, gerando um ambiente propício para o surgimento de cáries.

A consulta odontológica durante a gravidez ajuda a evitá-las ou tratá-las quando ainda não determinaram sintomas significativos.

  1. Tenha uma alimentação saudável

A gestação é um momento que a mulher precisa suplementação de vitaminas e de uma boa alimentação.

É equivocado o fato de a grávida poder comer tudo a todo momento e que, caso ela não coma algo que sentiu muita vontade, o bebê terá algum problema.

Tenha uma alimentação balanceada e procure não exagerar principalmente no consumo de açúcar, pois eles são potencializadores de cáries e gengivite.

Na gravidez a alimentação exerce papel fundamental não só na saúde da mulher, mas também da criança que está se desenvolvendo.

Frutas, legumes, carnes magras e gorduras de boa qualidade devem parte do dia a dia.

  1.  Dobre os cuidados com a higiene bucal

A escovação de dentes não é suficiente para uma boa higiene bucal.

Além de escovar os dentes em todas as refeições, procure passar o fio dental, para diminuir o acúmulo de restos alimentares e não se esqueça do enxaguante bucal, pois ele pode reduzir acentuadamente a proliferação bacteriana.

Conclusão

Durante a gestação, os cuidados são amplos, devendo incluir a saúde corporal, bucal e a saúde do bebê.

A gestação é um momento de enorme importância na vida das mulheres, pois além da dádiva de dar à luz, é também um período em que qualquer cuidado com a saúde pode ser pouco devido às oscilações hormonais e mudanças corporais.

Por fim, sempre se consulte com profissionais da saúde, são eles quem podem te ajudar a desfrutar de uma gravidez tranquila e memorável.

Compartilhe nas redes sociais!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *