Saúde bucal: 8 alimentos benéficos

with Nenhum comentário

Cuidar da saúde bucal é algo fundamental para qualquer pessoa. E além de fatores como uma higiene adequada e visitas periódicas ao dentista, a alimentação também desempenha um papel muito importante para isso.

Assim sendo, uma dieta equilibrada faz toda a diferença tanto para o corpo quanto para uma boca saudável.

O que é saúde bucal?

De acordo com o Ministério da Saúde, a saúde bucal pode ser definida como uma série de cuidados que incluem a visita regular ao dentista, higienização, alimentação saudável e abandono de hábitos prejudiciais.

Além disso, a prática envolve ainda a observação periódica da língua, dentes e gengiva. Nesse sentido, o objetivo é avaliar qualquer mudança de cor, aparecimento de lesões ou condições diferentes.

Tamanha a sua importância, a Organização Mundial da Saúde (OMS) criou um manual com a finalidade de orientar os países com relação à saúde bucal de suas populações. Ele pode ser consultado neste link.

A relação entre saúde bucal e alimentação

Quando se trata de saúde da boca, há alguns fatos relacionados à alimentação que são de conhecimento comum.

Entre eles se destacam algumas informações, como por exemplo:

  • O excesso de açúcar pode trazer problemas aos dentes, como cáries;
  • A ingestão de álcool, café e refrigerantes em excesso também é ruim para a dentição;
  • A falta de uma limpeza e escovação adequada após as refeições prejudica a saúde bucal;
  • O consumo de vitaminas e nutrientes é fundamental para a saúde da boca.

Diante desses aspectos, é importante ter em mente que, assim como há alimentos ruins para a os dentes e gengivas, uma dieta balanceada tem o efeito benéfico e contrário a este. Tudo é uma questão de equilibrar a sua dieta, e colocar em prática as dicas a seguir.

8 alimentos benéficos para a saúde bucal

Além dos cuidados relacionados à limpeza e a manutenção da saúde da sua boca, veja a seguir uma lista de alimentos que contribuem de forma eficiente em prol deste objetivo.

Leite

Provavelmente este é um dos alimentos mais conhecidos no que diz respeito aos cuidados com a boca. Isso

acontece porque o leite contém cálcio e fósforo, dois nutrientes fundamentais para o fortalecimento dos dentes.

Dessa forma, a bebida é uma ótima opção para prevenir doenças que podem atacar a dentição e trazer problemas como cáries, por exemplo.

Maçã

Já entre as diversas frutas que fazem bem para a sua gengiva e para os seus dentes, sem dúvida a maçã é uma das principais. Além de ser um alimento rico em fibras alimentares, suas características benéficas incluem:

  • Auxílio completo na limpeza da boca, sobretudo por ser um alimento que precisa ser mastigado e triturado;
  • A presença de sais minerais, fósforo e ferro, que contribui no fortalecimento dos dentes;
  • Vitaminas diversas, que ajudam a manter todo o organismo saudável, incluindo a saúde bucal.

Queijo

Agora, no caso do queijo, o principal motivo que o torna tão benéfico para a saúde bucal é a caseína, uma proteína que ajuda a equilibrar o pH da boca e torna a saliva menos ácida. 

Dessa forma, o queijo evita o desgaste do esmalte dos dentes, impedindo que bactérias penetrem neles. Além disso, semelhantemente ao leite, esse alimento também é rico em cálcio.

Pepino

Em contrapartida, o pepino é pobre em gorduras, mas rico em água. Graças a isso, seus benefícios incluem:

  • Aumentar a produção de saliva, o que contribui para eliminar restos de comida;
  • Promover a higienização dos dentes graças às suas fibras que exigem mais mastigação;
  • Fortalecer o organismo de forma geral, graças ao potássio e seus antioxidantes.

Tudo isto se reflete de forma direta em uma saúde bucal melhor e mais desenvolvida.

Castanha-do-Pará

Tanto para uma alimentação saudável quanto para a própria manutenção da saúde bucal, esta é uma excelente alternativa.

Isso porque a castanha-do-pará faz parte do grupo das oleaginosas, frutas ricas em agentes antioxidantes e gorduras boas. Nesse sentido, suas propriedades agem como um protetor natural dos dentes e da gengiva, criando uma barreira que evita cáries e gengivite.

Ovos

O motivo que tornam os ovos benéficos para a saúde da boca e dos dentes está no fato de que são ricos em fósforo, um mineral eficaz no combate a periodontites. Além disso, as gemas são fonte de vitamina D, que ajudam na absorção de cálcio pelo o organismo.

Peixes

Ademais, saiba que os peixes, assim como os demais frutos do mar, também contribuem para uma saúde bucal mais desenvolvida graças às suas propriedades:

Os peixes são ricos em flúor, que mantém dentes e gengivas saudáveis;

  • Algumas espécies proporcionam mais esforço na mastigação, o que fortalece a mandíbula;
  •  Suas proteínas e minerais também contribuem para que o corpo se mantenha mais forte, incluindo a região bucal.

Água

Para finalizar, um líquido que não pode faltar em nosso dia a dia. Mais do que contribuir positivamente para o corpo e a mente, a água também desempenha um papel fundamental na saúde bucal. 

A ingestão de pelo menos 2 litros de água diários possibilita que sua produção de saliva melhore, o que ajuda na limpeza da região. Além disso, beber água também elimina problemas como o mau hálito.

No entanto, vale a pena destacar que para que esses alimentos tenham o efeito desejado, eles devem ser incluídos em uma dieta rica em frutas, verduras, legumes e grãos. 

Sem dúvida isso ajudará o seu corpo a manter- se em completo equilíbrio, o que inclui uma boca limpa e dentes mais fortes.

Mas, caso não saiba por onde começar a ter bons hábitos alimentares, o melhor caminho é aprender sobre alimentação saudável por meio de cursos e ensinamentos online

Assim você aprenderá a preparar pratos saudáveis e saborosos, sem precisar sair de sua casa. E mais do que isso: poderá cuidar de sua saúde bucal com um cardápio completo.

Compartilhe nas redes sociais!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *