Pesquisa de Satisfação: Por Que o Pequeno Empresário deve Investir?

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Mensurar a satisfação e a lealdade dos clientes é uma tarefa que pode beneficiar tanto os grandes negócios quanto os pequenos empreendimentos.

Aplicar uma pesquisa de satisfação é uma ideia interessante para estreitar os laços com os seus clientes, avaliar a qualidade dos produtos e serviços oferecidos pela sua empresa e ainda conquistar oportunidades exclusivas para se destacar da concorrência. 

Além disso, a pesquisa de satisfação é um método que apresenta um ótimo custo-benefício.

Se você tem dúvidas sobre como aplicar pesquisa de satisfação em pequenos negócios, continue lendo para entender porque você deve apostar nessa estratégia agora mesmo!

Identificar Oportunidades de Melhoria

Ao conhecer a opinião do seu cliente sobre seus produtos, serviços, atendimentos e processos, você identifica oportunidades de melhoria constante. Quando você conhece os pontos fortes e fracos do seu negócio, pode apostar em estratégias mais certeiras para se destacar.

Por esse motivo, as pesquisas de satisfação devem sempre nortear o planejamento estratégico de qualquer organização. Afinal, com elas você avalia os dados reais do seu negócio e pode propor o melhor plano de ação.

Conquistar a Confiança e a Fidelidade do seu Cliente

Quando o cliente adquire um novo produto ou um serviço da sua empresa, ele deseja ter suas expectativas atendidas. O produto precisa satisfazer as necessidades do consumidor e cumprir o papel que os vendedores apresentaram no momento da compra.

Portanto, quando você se preocupa em entender qual é a opinião do consumidor, demonstra que ele é o centro das suas atenções e ele se sente fidelizado com isso. Dessa maneira, você conquista promotores para o seu negócio e ainda tem a chance de ganhar uma publicidade gratuita: clientes satisfeitos farão propaganda da sua empresa para os seus amigos e familiares.

Retém a Base de Clientes

É importante ter em mente que talvez você receba alguns feedbacks negativos, mas  isso não deve ser visto como algo ruim. Afinal, quando você identifica os pontos de melhoria, pode reter com mais facilidade a sua base de clientes. 

Isso acontece porque, através das críticas, você entende quais são os pontos falhos do seu negócio e pode aprimorar os aspectos negativos que foram apontados pelo seu cliente. Além disso, você pode evitar que ele vá para a concorrência.

Reconhecer os Melhores Meios de Pagamento

Você tem a certeza de que investe nos meios de pagamento preferidos pelo seu cliente? A pesquisa de satisfação possibilita avaliar toda a jornada de compra, inclusive, na última etapa do funil de vendas: a decisão. Por isso, saiba que os questionários inteligentes permitem conferir se as alternativas oferecidas pela sua empresa são, de fato, as opções mais adequadas para o seu consumidor. 

Por exemplo, você pode estar oferecendo uma compra em 10 vezes sem juros e considerar que essa é uma excelente oportunidade. Entretanto, o cliente prefere pagar à vista e ganhar um desconto maior. Sendo assim, a pesquisa permite identificar esses pontos para que você tome as melhores decisões para o seu negócio.

Avaliar o Atendimento da sua Equipe

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Um dos critérios mais importantes para que o cliente retorne ao seu estabelecimento é o atendimento. Nesse aspecto, você só terá a certeza de que o time está motivado e oferecendo sempre soluções de forma eficiente para os problemas do seu cliente se perguntar isso a ele. 

A pesquisa de satisfação permite avaliar como foi o atendimento prestado, se realmente atendeu às expectativas do seu consumidor e se há algo que pode ser melhorado.

Sendo assim, a pesquisa de satisfação destaca-se como uma excelente estratégia para o sucesso de pequenos empreendimentos. Você já aplica esse método em sua empresa? Compartilhe conosco nos comentários!

Este artigo foi criado pela equipe binds.co para uso exclusivo do blog Ideal Odonto

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