Principais nutrientes que fortalecem seus dentes

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Ter dentes fortes e saudáveis é o sonho de todo mundo, não é verdade? A alimentação é fundamental nessa tarefa, pois ela fornece nutrientes para manter a saúde bucal.

Quando há falta de minerais, por exemplo, os dentes se tornam quebradiços. Dessa forma, até mesmo uma mordida descuidada pode lasca-los. Sem contar que o dente toma aquela cor amarela desagradável.

Ir ao dentista algumas vezes ao ano vai impedir muitos problemas bucais. No entanto, somente isso não basta. Precisamos ter atenção ao que ingerimos. Via de regra, uma alimentação saudável e balanceada garante uma boa qualidade dental — desde que aliada à escovação, claro.

Para ajudá-lo a manter uma ótima saúde dental, listamos os principais nutrientes para fortalecer seus dentes. Além disso, apontamos alguns alimentos que podem te ajudar.

Cálcio para os dentes

O cálcio tem uma importância enorme quando o falamos em saúde dental. A razão disso é simples: ele é o principal componente dos dentes e ossos.

Essa nutriente garante um esmalte de qualidade, assim como uma estrutura óssea forte. Isso é importante para que toda a arcada dentária fique firme em seu lugar.

Fora a atuação nos ossos e no esmalte, o cálcio também age no pH bucal, o qual ajuda a manter equilibrado. Em caso de problemas com o pH, o dente perde minerais importantes, o que diminui sua robustez.

Ótimos alimentos com cálcio incluem derivados de leite, ovos, vegetais escuros e sardinhas.

Vitamina D para absorção de cálcio

Não adianta ter bastante cálcio circulando no organismo: precisamos que ele se fixe em nossos dentes. Essa tarefa está relacionada diretamente à Vitamina D.

Além de cuidar da saúde bucal, a Vitamina D tem vários papéis importantes em nosso corpo. Alguns deles são: proteção do sistema cardiovascular, fortalecimento do sistema imunológico, regular hormônios e até a insulina.

A Vitamina D está presente em peixes, ovos, leites e seus derivados. Um fato interessante é que podemos produzir essa vitamina naturalmente. Para isso, basta ficar exposto ao sol por alguns minutos. O ideal é o sol antes das 10h e depois das 16h.

Vitamina C para as gengivas

Não podemos falar de saúde dos dentes sem comentar sobre as gengivas. Aliás, é impossível manter um dente saudável em uma gengiva com problemas. É bem provável que ocorra queda nessa situação.

Um nutriente poderoso para as gengivas é a Vitamina C. Você pensou que ela só servia para evitar resfriados, não é verdade? A Vitamina C é um nutriente poderoso para nossa saúde.

Além de proteger o tecido das gengivas, ela ainda ajuda na cicatrização e atua contra lesões bucais.

Quer um pouco de Vitamina C? Consuma algumas frutas cítricas. No entanto, você também pode fazer uso de suplementos, caso tenha uma rotina apertada.

Vitamina A para dentes esmaltados

A Vitamina A, assim como a Vitamina C, é vital para nosso organismo. Ela ajuda no trabalho do sistema imunológico, aumenta a saúde da pele e até cuida da visão. Como se não bastasse, ela oferece proteção extra contra algumas doenças degenerativas.

Na saúde bucal, ele se encarrega de proteger as gengivas e manter os dentes esmaltados. Ela faz isso pela manutenção do tecido gengival e pela formação de uma camada extra de esmalte dentário.

Você pode obter Vitamina A consumindo óleos de peixes, manga, cenoura, espinafre e fígado. Além disso, a gema do ovo é riquíssima nesse nutriente também.

Fibra ajuda a fortalecer os dentes

Tudo bem, fibras alimentares não são nutrientes, mas elas merecem um espaço nesta lista. A principal função delas no que diz respeito aos dentes é justamente forçar a mastigação.

Parece algo bobo, mas esse esforço é muito importante. Alguns dentistas notaram que as crianças não possuem dentes fortes como antes. Segundo eles, a razão disso está na comida macia.

Antigamente até mesmo o chiclete era duro. Assim o dente crescia forte como uma pedra e com raízes robustas.

Fora essa aplicação das fibras, existe outra muito importante: ela ajuda a absorver nutrientes no intestino. Além disso, também colabora com o pH bucal e a produção de saliva.

Os melhores alimentos são frutas duras como a maçã, castanhas e legumes firmes.

Água mantém o pH bucal em dia

Devemos apontar que a água não é um nutriente, porém, como as fibras alimentares, ela possui um espaço em nossa lista. A razão disso está em sua enorme importância para a saúde bucal — do organismo como um todo.

A água protege o dente e as gengivas, assim como mantém o pH bucal saudável e uma ótima produção de saliva. Da mesma forma, ela atua em nosso corpo, fazendo com que os nutrientes sejam entregues às células.

O ideal é beber no mínimo 2 litros de água por dia. No entanto, esse valor aumenta em dias quentes, podendo chegar a até 4 litros diários.

Esses foram alguns nutrientes para fortalecer os dentes. Procure manter uma dieta equilibrada e acrescentar alguns deles em seu cardápio para ter uma excelente saúde bucal.

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