A importância do Instagram no marketing odontológico

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Uma das maiores redes sociais, o instagram virou sinônimo de interação, divulgação e crescimento para quem utiliza a ferramenta como aliada em seu marketing.

De acordo com dados divulgados pela própria rede, houve um crescimento de 5% de uso somente no primeiro semestre de 2020, comparado a 2019. O que faz do Instagram uma das principais plataformas para alavancar negócios na internet e profissionais da área da saúde, como dentistas, não podem deixar de estar presentes nesta rede.

Por que o Instagram é tão importante para o marketing odontológico?

O Instagram é uma rede de engajamento. Stories, feed, direct, IG TV, enfim, a cada momento a plataforma surge com mais possibilidades que abrem muitas oportunidades para quem quer ter acesso a uma audiência qualificada.

Profissionais da saúde se beneficiam do uso dos seus perfis porque podem interagir, produzindo conteúdo valioso para seu público-alvo e, claro, podem ser encontrados por quem necessita deles.

Obter e reter clientes nunca foi tão necessário quanto na era digital e o Instagram é uma das melhores ferramentas para fazer isso.

Confira algumas das formas de ter sucesso no marketing odontológico feito com o Instagram:

1 – Conteúdo espontâneo com stories

Os stories permitem o compartilhamento de informações por áudio, vídeo, imagem, gifs e muito mais.

Além de darem um toque personalizado, os stories são uma das ferramentas mais vistas pelos usuários da plataforma. É também uma forma de manter o seu público atualizado de maneira bem rápida.

De acordo com dados da própria plataforma, em 2018, 50 milhões de contas ativas utilizam o recurso dos stories diariamente e 1/3 dos conteúdos mais visualizados são de empresas ou marcas.

2 – Conteúdo relevante com o feed

O conteúdo do feed é muito importante para gerar tráfego orgânico e, claro, mostrar aos seus seguidores que você está ativo e gerando informação.

Para uma clínica ou qualquer profissional liberal que deseja sucesso no marketing digital, é imprescindível uma produção de conteúdo focada no feed.

É importante manter uma constância de postagens de, pelo menos, 2 a 3 posts por semana. O essencial é manter uma pauta alinhada com a sua especialidade e que seja interessante para possíveis pacientes.

3 – Vídeos mais elaborados com o IG TV

Quer fazer vídeos mais elaborados para informar a sua audiência? Com o IG TV você pode montar séries de vídeos sobre determinados temas.

O IG TV é um recurso relativamente novo, que vem agregando muito para marcas e pode ser bastante utilizado para o marketing odontológico.

Se você faz determinado procedimento em sua clínica e vê que há muitos mitos e adoraria esclarecer sua audiência, nada melhor do que um vídeo para permitir às pessoas entenderem do que se tratam os seus serviços e como podem resolver problemas com a sua ajuda.

4 – Lives para engajamento da sua audiência

Às vezes o perfil pode ter milhares de seguidores, mas não há como o conteúdo chegar a todos. 

As lives aumentam a sua visibilidade e permitem que seus seguidores conheçam melhor os seus serviços e prestem atenção no que você pode oferecer, agregando valor e aproximando você da sua audiência.

As lives possuem um engajamento muito alto e muitas pessoas têm acesso às live, porque ficam destacadas no menu superior.

As regras para o marketing odontológico se aplicam ao Instagram?

Sim, assim como para outras profissões da área da saúde, o marketing digital deve sempre seguir as regras determinadas pelo Conselho Federal da profissão, no caso dos dentistas, o CFO, por isso, é muito importante estudar bem o que pode e o que não pode ser abordado ou anunciado.

Em caso de dúvidas, o ideal é procurar profissionais competentes de marketing digital que já tenham experiência em trabalhar com a área da saúde.

Como produzir bom conteúdo?

Um bom conteúdo e uma boa visibilidade começam com um perfil bem estruturado e com planejamento sério, voltado para a audiência certa.

Você deve se ater a sua especialidade e buscar conteúdos que sejam interessantes para o seu público, sempre mostrando como é importante a sua área de atuação e como ela pode ajudar o paciente.

O instagram é muito ligado ao visual, portanto, o bom conteúdo significa, também, artes bonitas e limpas, criando um feed visualmente interessante ao visitante do perfil.

Se você não sabe como produzir um conteúdo para o marketing odontológico, procure sempre a ajuda profissional de especialistas em marketing digital. Você também pode se informar mais sobre técnicas e formas de atrair e reter pacientes em blogs especializados. 

Conteúdo produzido por E-clínica Digital

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