Marketing Odontológico: 5 erros na hora de divulgar seus serviços online

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Hoje em dia, as empresas inovam cada vez mais as formas de abordar e captar clientes e, com a tecnologia, muito disso tem sido feito através da internet. Porém, sabemos como o mundo digital pode ser complexo para alguns e, por isso, separamos 5 Erros de Marketing Odontológico para que você entenda como alcançar todo o potencial de seu negócio.

Para atrair e fidelizar mais clientes, não basta apenas propagar seu ofício. Isto é, vender as qualidades, vantagens e diferenciais do que você oferece vai além do que simplesmente publicar um post nas redes sociais dizendo que, caso alguém precise de serviços odontológicos, você pode ajudar.

A internet pode ser a porta de entrada de novos pacientes em seu consultório, portanto, é preciso saber onde investir. Afinal, você não quer passar horas preparando postagens para uma rede social e, depois, perceber que a maioria de seus Leads (quem demonstra interesse em comprar seu serviço) está em outra plataforma. Certo?

Assim, neste artigo você verá:

O que é Marketing Odontológico;

Erros de Marketing Odontológico: Desconhecer o CFO e as normas do Marketing Odontológico; Não conhecer seu público-alvo; Falta de posicionamento de marca; Esquecer do planejamento; Criticar o trabalho de outros profissionais.

Boa leitura!

O que é Marketing Odontológico?

Antes de tudo, “Marketing” deriva da palavra em inglês “Market”, que significa mercado. Portanto, entende-se que o Marketing engloba todo o processo de estudo e desenvolvimento de estratégias comerciais de acordo com o mercado.

Conforme citado, é mais do que vender apenas. No Marketing, considera-se a geração de valor sobre os produtos e serviços oferecidos e a relação de troca entre empresa e consumidor. Dessa forma, a fim de obter os melhores resultados de vendas, é importante entender que fazer a divulgação de seus serviços exigirão um planejamento estratégico.

Ou seja, alinhar preços, a comunicação que será utilizada, desenvolver campanhas, identificar oportunidades e acompanhar métricas. Sob o mesmo ponto de vista, o Marketing Digital abrange tudo isso, porém através dos meios eletrônicos (como redes sociais e websites).

Por sua vez, agora que está clara a definição do que é Marketing, basta unir isso ao contexto odontológico. Como resultado, consideramos “Marketing Odontológico Online” a aplicação das estratégias e estudos utilizados no Marketing Digital para divulgar serviços da área odontológica.

Por exemplo, você deseja ter um alcance maior para que mais pessoas conheçam o seu trabalho e, então, percebe que a internet é o melhor lugar para isso. Nesse sentido, uma das alternativas seria criar uma fanpage no Facebook para seu consultório – e é o que muitos fazem. No entanto, você começa com todo o ânimo e, depois, vê que não está tendo os resultados esperados: como lidar? Talvez você já esteja no lugar certo, só não sabe como proceder.

Dessa forma, confira os 5 Erros de Marketing Odontológico que podem estar sabotando a visibilidade de seu consultório.

Erros de Marketing Odontológico

⦁ Desconhecer o CFO e as normas para o Marketing Odontológico

Antes de começar a fazer propaganda odontológica, esteja ciente de que há resoluções que definem de que maneira isso deve ser feito. A saber, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) cuida de toda a legislação em torno dessa área da saúde e desenvolveu o Código de Ética Odontológica.

Sem dúvidas, é indispensável construir uma imagem ética e responsável diante dos pacientes e do mercado, por isso recomendamos a leitura do Código com atenção. Afinal, caso qualquer norma seja infringida, o profissional corre o risco não só de perder sua credibilidade, como também de receber multa ou ter seu consultório interditado.

Não conhecer seu público-alvo

Outro erro comum, é não conhecer o seu público o suficiente para estabelecer uma comunicação precisa. Por exemplo, qual a média da faixa etária dos pacientes que você deseja alcançar, em quais plataformas online estão, o que chama a atenção deles etc. Conhecer o seu público-alvo é importante para investir numa linguagem que crie conexão e mostre de que forma você agrega na vida deles.

Falta de posicionamento de marca

Em continuação, um dos erros que pode estagnar seu negócio é a falta de um posicionamento de marca. Em outras palavras, esse processo está atrelado às estratégias de Branding, que basicamente é a forma como você se mostra enquanto marca.

Já percebeu que toda grande marca possui um site e, nele, uma seção com o “Sobre” ou a “Missão, Visão e Valores” da empresa? Se você possui uma clínica ou consultório odontológico, isso também deve ser aplicado. Invista na criação de sites e, através do posicionamento de marca, passe transparência, credibilidade e profissionalismo aos que estão conhecendo seu trabalho agora.

Em contrapartida, mesmo já atuando num estabelecimento físico, ao criar sua presença digital você terá de começar do zero praticamente. Por isso, ter paciência, persistência e um planejamento são imprescindíveis. E por falar em planejamento, veja o próximo tópico.

Esquecer do planejamento

Em síntese, o planejamento direcionará como serão realizadas as suas estratégias. Caracterizando uma etapa muito importante no Marketing Digital, não tem como alcançar grandes resultados sem uma visão clara de onde investir seus esforços. 

Mas como fazer esse planejamento? Bem, após conhecer seu público-alvo, pense o que eles gostariam de saber sobre seu serviço. Não esqueça de que muitos não conhecem a fundo como são feitos os tratamentos odontológicos, então, essa já seria uma boa forma de começar. 

Só para exemplificar, o conteúdo que criamos para nosso blog é pensando nisso! Através dos artigos direcionados às necessidades de nossos clientes e até de quem ainda não nos conhece, abordamos assuntos que possam ser do interesse deles. Por exemplo, para quem está pensando em colocar um alinhador dentário, criamos o artigo Alinhador Dentário: como escolher a melhor opção para o seu sorriso, para quem precisa extrair um dente, o artigo Extrair Dente: confira tudo o que você precisa saber sobre o procedimento, sana as dúvidas acerca do assunto.

Em outras palavras, isso seria o que chamamos de Marketing de Conteúdo: uma estratégia que visa a produção de conteúdos engajadores e relevantes para nutrir o interesse de sua persona e educá-la. Por outro lado, a gestão dos perfis nas redes sociais e a identidade visual de sua marca também devem manter um padrão e, portanto, exigem um planejamento.

Confira: Por que ter um blog ajuda no crescimento de pequenas empresas.

Criticar o trabalho de outros profissionais

Por último, em hipótese alguma pense que para mostrar credibilidade vale apontar os erros de outros profissionais. Na verdade, isso só vai trazer prejuízos a você mesmo. Conforme foi dito primeiro tópico, há normas que definem quais atitudes são antiéticas numa propaganda odontológica e, criticar colegas de profissão, é uma delas. 

Há espaço para todos na internet, sendo assim, tenha comprometimento e persistência que as coisas fluirão. Indicamos criar conteúdos que mantenham o público informado e destaque os benefícios e diferenciais de seus tratamentos oferecidos.

Agora que já sabe o que evitar na hora de fazer seu Marketing Odontológico, é hora de colocar a mão na massa!

Escrito por Jéssica Soares, redatora na Sagitta Digital.

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