Marketing Digital: como atrair mais pacientes e reter os atuais

with Nenhum comentário

A era da internet mudou os hábitos das pessoas, a forma como elas vivem, se relacionam e buscam por serviços. Como consequência, profissionais de todas as áreas precisam se adaptar a esse novo cenário. 

Quem atua na área da saúde, especialmente, precisa começar a se inserir no mundo digital e fortalecer sua autoridade nesse meio. 

Essa necessidade se deve ao fato de que hoje, 77% dos pacientes buscam os médicos e dentistas no Google antes de agendar uma consulta

Além disso, de acordo com o Instituto Pew&American Life, 75% das pessoas entre 18 e 65 anos buscam informações sobre saúde online. 

Antigamente, a procura por determinado médico se dava por conta do “boca a boca”, ou seja, uma pessoa que consultou com ele, sentiu-se bem atendida e o indicou para outra. 

Hoje em dia, com o crescente número de profissionais no ramo e com a visibilidade que muitos deles alcançam na internet, esse “boca a boca” passou a ser insuficiente para a grande maioria dos médicos e dentistas. 

Os pacientes atuais são muito mais exigentes e antenados do que os de 10 anos atrás, por isso, para conseguir aumentar o número de pessoas que você atende é preciso se reinventar! 

Atualmente, os profissionais da área da saúde encontram um cenário de poucos pacientes, muitos faltantes e poucos retornos, para mudar isso é preciso entender o porquê disso estar acontecendo. 

Estima-se que de 25% a 30% das consultas agendadas não são realizadas, podendo chegar a 40%. Os principais motivos que levam isso a acontecer são: 

● Esquecimento; 

● Por não atenderem o telefone; 

● Por não encontrar o médico na internet; 

● Por não conseguir outros meios de contato; 

● Porque a sala de espera é muito cheia; 

● Por receberem um mal atendimento prévio. 

Esse contexto reitera a importância de médicos, dentistas e demais profissionais da área da saúde, passarem a buscar sua posição como autoridade digital, mais do que apenas autoridade clínica no ramo em que atuam. 

Isso pode ser feito com pequenos investimentos em marketing os quais já são capazes de obter aumentos expressivos na procura de pacientes! 

Por meio do marketing digital, você garante que será encontrado na internet quando os pacientes buscarem pelo seu nome, além disso, você estará ampliando seu canal de comunicação com eles (redes sociais, chat no site da clínica, WhatsApp e envio de SMS). 

Essas estratégias também são capazes de reforçar sua imagem e aumentar sua autoridade digital. Tudo isso não só ajuda a manter seus pacientes atuais como facilita o encontro de novos! 

No caso dos faltantes, isso também pode ser resolvido por meio de técnicas de CRM, sigla para gestão do relacionamento com o cliente. Para evitar a perda de pacientes já conquistados, há uma série de atitudes que podem ser tomadas, são algumas delas: 

– Busque fazer o reagendamento dos pacientes que faltaram no dia seguinte à 

falta; 

– Lembrete no dia anterior a consulta (reduz em até 30% as faltas); 

– Possibilitar agendamento online. 

Com o auxílio de uma agência de marketing e vendas podem ser desenvolvidas estratégias específicas para sua clínica e os serviços que você presta nela, assim você passa a abordar diretamente seu público alvo e conquistar novos pacientes com mais facilidade. 

Veja duas das estratégias que podem ser aplicadas:

  • Inbound Marketing – para atrair pacientes com base em conteúdo autoral, alinhando a jornada de compra ao funil de vendas entes;
  • CRM – para o envio de mensagens personalizadas aos seus pacientes sobre datas comemorativas, com lembretes de consulta ou remarcação, acompanhamento de tratamentos e agendamento online, por exemplo;
  • SEO – para melhorias no seu site e aumento do alcance das suas redes sociais. 

Alavanque seus resultados com a Lavi Marketing

Compartilhe nas redes sociais!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *