3 Maneiras Para Engajar O Seu Público

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Mas o que exatamente queremos dizer com isso? Que antes de você produzir conteúdo para um blog ou rede social, é importante entender como funciona o código de ética para os profissionais da saúde.

Isso porque profissionais da saúde têm uma responsabilidade muito maior sobre a sociedade como um todo. Por isso, é preciso tomar um pouco de cuidado com o que será divulgado na internet e como isso será feito.

Por exemplo, uma abordagem comum que alguns consultórios usam e que não deve ser abordada é a de postar fotos de tratamentos com fotos do “antes e depois”, mostrando a melhora significativa que um paciente teve.

Como cada paciente tem uma resposta diferente, esse tipo de prática não é considerado ético.

1- Gerar conteúdo para um blog

Você saberia me dizer qual é o primeiro passo para criar um blog de sucesso?

Não? Tudo bem, você não precisa saber como funciona a construção de um blog, mas precisa entender quem é o seu paciente e o que ele deseja.

Saber como os pacientes percorrem esse caminho que leva até uma consulta é extremamente importante para quem uma estratégia de marketing bem definida possa ser construída.

Para que o primeiro passo seja dado, é importante que a clínica defina quem é a persona – isso é, a representação ideal dos pacientes.

Informações como quem são os pacientes, idade, costumes e hábitos e localização, além do tipo de linguagem utilizado, são ideais não apenas para oferecer um tratamento dentário melhor, mas também para que o planejamento de conteúdo seja assertivo.

Por mais que alguns de seus pacientes cheguem à clínica através de recomendações de outros pacientes, a maioria continua pesquisando no Google.

Algumas pesquisas apontam que nos últimos anos, o número de buscas online por clínicas odontológicas cresceu em quase 65%. 

2- Você pode contratar um influencer digital, mas sem ferir a ética

Uma forma de você engajar ainda mais os pacientes da sua clínica é através da contratação de um influencer digital.

Os influencers são pessoas com a capacidade de influenciar a opinião e as escolhas/comportamentos de milhões de pessoas através da criação de conteúdo veiculado em blogs, redes sociais e canais de vídeos.

A verdade é que influencers sempre existiram, mas não com o mesmo status que têm hoje.

E isso só aconteceu porque grandes empresas tiveram o insight de começar a divulgar as grandes marcas através de redes sociais usando o poder de influência que essas pessoas têm.

O crescimento vertiginoso de influenciadores de mídias digitais nos últimos anos começou a chamar mais a atenção das grandes marcas.

E isso não apenas porque essas pessoas têm um número enorme de seguidores, mas por dois motivos excepcionais: eles são segmentados e engajados. Uma verdadeira mina de ouro para as grandes empresas, que ainda têm como maior dificuldade engajar o público.

Nesse sentido, a sua clínica também pode usar essa estratégia, mas tomando muito cuidado com o que será divulgado.

Por isso, verificar o Código de Ética Odontológica antes de produzir o seu conteúdo é a nossa principal recomendação.

Além do fato de que profissionais da saúde devem ter mais cuidado com a população, há de lembrar que os influenciadores têm grande poder de influência sobre as pessoas.

Um influenciador pode divulgar os serviços da sua clínica, sim. Mas divulgar informações que não sejam cientificamente comprovadas pode trazer consequências severas para a sua clínica.

3- Produção de conteúdo escrito

Você sabe como escrever um artigo? Se você não for o responsável pela produção do conteúdo, agências e freelancers não faltarão no mercado.

No entanto, antes que o conteúdo seja produzido, é importante frisar novamente a questão da sua persona.

Um conteúdo sem planejamento de marketing é simplesmente um amontoado de palavras que não servirão de nada.

Como dito anteriormente, a persona é a representação ideal do seu paciente.

Por isso, você precisa saber quais são as dores e desejos deste paciente, para falar na mesma linguagem que ele.

Um paciente que busca fazer uma limpeza dental não necessariamente está interessado em usar um aparelho por questões estéticas.

Por isso, não adianta direcionar o conteúdo do paciente A para o paciente B e vice-versa. Isso não vai gerar nenhum resultado palpável para a sua clínica.

Hoje, existe uma infinidade de ferramentas online que podem ajudar no planejamento das suas estratégias de Inbound Marketing para uma clínica odontológica.

O Google Analytics, por exemplo, é uma das melhores ferramentas de análise de métricas de um site.

Com essa ferramenta, é possível identificar quais são exatamente os padrões dos seus pacientes, a fim de investir em estratégias assertivas para a sua clínica. 

O mesmo serve para o Google Trends, uma ferramenta gratuita que mostra, através da pesquisa de palavras-chave, quais são as tendências de procura no mercado.

E agora que você já descobriu 3 novas estratégias para colocar em prática e aumentar o engajamento com a sua clínica, que tal colocar em prática hoje mesmo?

                                            Este conteúdo foi produzido pelo blog Depois do Ponto

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