Malefícios dos suplementos com corantes para além da saúde bucal

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Nesse texto você entenderá para que servem os corantes nos suplementos, os riscos associados e 3 dicas para te ajudar a escolher o melhor suplemento para a sua saúde.

Para isso, explicamos usando de referência os 5 principais suplementos da atualidade: peptídeos bioativo de colágeno tipo 1, colágeno tipo 2, colágeno para os músculos, whey e BCAA.

Malefícios dos suplementos com corantes para além da saúde bucal

Para que servem os corantes

Na indústria dos suplementos o uso de corantes é utilizado pensando principalmente na aceitação do produto.

Por exemplo, um suplemento com uma cor de aparência não natural ou que não remeta ao sabor informado no rótulo possui maiores chances de ser rejeitado pelo consumidor. 

Mas ainda existem diversas outras razões, intensificar a cor, manter aromas, e até mesmo atuar como protetor de vitaminas que são sensíveis a luz. 

Efeitos colaterais do consumo de suplementos com corantes

Apesar de ter o lado usado para o “bem” o consumo de suplementos com corantes está relacionado com problemas além do acúmulo de placas, inflamação gengival, sangramento e cáries. Já que alguns corantes estão relacionados a doenças sérias, por apresentarem ação cancerígena e teratogênico. 

Ou seja, alguns corantes são considerados fatores de risco para o desenvolvimento de câncer e também por colocar em risco a saúde do feto durante a gestação.

Atualmente a ANVISA, órgão responsável pela legislação desse tipo de substância, possui uma lista de autorização de uso para a indústria, com objetivo de diminuir os riscos para a saúde.

Mas mesmo que muitos já estejam proibidos, ainda não se sabe o efeito de todos, que podem inclusive, oferecer riscos similares a esses mencionados. 

Veja aqui 3 dicas para comprar os 5 principais suplementos da atualidade sem oferecer riscos a sua saúde.

5 principais suplementos da atualidade

  • Peptídeos bioativos de colágeno: suplemento indicado para melhora da aparência da pele, unhas, cabelo, flacidez, celulite e cicatrização. Indicado para qualquer pessoa a partir dos 30 anos.
  • Colágeno tipo 2: ação contra dores nas articulações. Indicado principalmente para idosos, obesos e praticantes de exercícios intensos como o Crossfit.
  • Body balance – Colágeno para os músculos: previne e atua contra a perda de massa muscular, tanto em idosos quanto em praticantes de exercício.
  • Whey protein: principal suplemento proteico para o ganho de massa muscular. Indicado principalmente para quem pratica exercícios resistidos como musculação ou busca uma fonte prática de proteínas. 
  • BCAA: aminoácidos de cadeia ramificada com diversos benefícios, atua principalmente contra a fadiga após o exercício, proteção do sistema imunológico e proteção contra lesões. 

1° DICA: Marcas confiáveis por profissionais da saúde 

Se tiver na dúvida de qual a melhor marca, pergunte para profissionais da saúde como os nutricionistas e médicos quais eles recomendam.

Pois além de uma análise mais profunda do rótulo, eles são capazes de avaliar as marcas no mercado de acordo com questões técnicas.

2° DICA: Prefira suplementos puros

Muitas marcas priorizam que seus suplementos sejam livre de aditivos, e para ter certeza disso, basta ler a “lista de ingredientes” e analisar se além da matéria prima, possui outros ingredientes. 

Pois para esses suplementos, apenas a versão em cápsulas possui mais ingredientes, mas apenas pela necessidade da composição do suplemento em cápsula, enquanto suplementos em pó são ainda mais puros.

3° DICA: Matérias primas de qualidade

Não basta ser um suplemento puro se não tiver uma boa matéria prima, sendo as líderes mundiais para cada um desses produtos:

  • Peptídeos bioativos de colágeno: Verisol
  • Colágeno tipo 2: B2Cool ou UCII com Peptan
  • Colágeno para os músculos: Bodybalance 
  • Whey protein: Lacprodan – Arla
  • BCAA: Pure amino acid – Ajinomoto

Com esses 3 dicas você consegue se livrar de aditivos prejudiciais para a saúde e garantir um suplemento de qualidade para ter os seus benefícios e auxiliar a atingir seus objetivos.

Quer saber mais?

Texto produzido por Dra. Raquel Campos em parceria com o blog Vhita Brasil

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