Inovação e tecnologia no setor odontológico: saiba como deixar suas consultas mais modernas

with Nenhum comentário

Confira 7 tendências em inovação e tecnologia no setor odontológico e saiba como tornar suas consultas mais modernas e deixar seu pacientes mais satisfeitos!

Nos últimos anos, o crescimento exponencial de soluções inovadoras têm revolucionado nossa forma de viver e consumir produtos e serviços. Os clientes esperam receber atendimento ágil, personalizado e eficiente, e as empresas precisam estar preparadas para atender a tais expectativas. 

Na área da saúde não é diferente. As inovações tecnológicas voltadas para o setor odontológico tem avançado muito, trazendo mais conveniência e praticidade para Cirurgiões-Dentistas e pacientes. 

Adequadas a uma boa estratégia de Transformação Digital na saúde, que inclua uma mudança de mindset e processos, as tecnologias digitais podem trazer grandes benefícios ao seu consultório odontológico. Quer conhecer algumas das mais promissoras? Então confira abaixo 7 tendências em inovação e tecnologia no setor odontológico! 

Anestesia eletrônica 

Um dos grandes medos que afasta pacientes dos consultórios odontológicos é a hora da anestesia. Para acabar com este trauma, a anestesia eletrônica promete o mesmo efeito, mas sem causar dor. 

O procedimento é realizado com uma agulha extra-curta, com um instrumento que se parece com uma caneta. O aparelho controla automaticamente o fluxo da anestesia, fazendo efeito até mesmo antes do contato da agulha com a gengiva ou mucosa do paciente.

A anestesia eletrônica é particularmente útil para ser aplicada em crianças e pessoas com fobia de agulhas, mas pode ser usada praticamente por qualquer pessoa que deseje ter um tratamento sem dores!

Alinhador ortodôntico invisível 

O alinhador invisível é outra inovação em tecnologia no setor ortodôntico. Isso porque traz mais conforto, satisfação e qualidade de vida para os pacientes, por ser mais prático, esteticamente mais agradável e facilitar a higienização bucal. 

Após o diagnóstico, é realizado o plano de tratamento no sistema Invisalign, no qual o ortodontista corrige virtualmente a dentição do paciente. Os moldes então são enviados para impressão e o paciente já consegue saber o tempo estimado de tratamento, de acordo com a quantidade de moldes necessários, que devem ser trocados a cada 3 semanas em média. 

Ele é mais confortável porque não possui arames e bráquetes que podem quebrar e machucar o paciente. Também é esteticamente mais agradável, por ser quase imperceptível. Por fim, facilita a escovação e o uso do fio dental, porque é removível, ao contrário do aparelho ortodôntico fixo clássico. Isso evita manchas, cáries e demais problemas decorrentes da má higienização bucal. 

As desvantagens são ainda o preço mais elevado em relação aos aparelhos comuns e sua baixa eficácia para tratamentos de rotação, intrusão e extrusão dentária. Confira aqui qual o melhor aparelho odontológico para cada caso.

Escaneamento intraoral

A terceira inovação em tecnologia para o setor odontológico é o escaneamento intraoral. É um processo simples e indolor, que torna o processo de escaneamento digital mais rápido e confortável para os pacientes. 

O procedimento é realizado com a ajuda de um equipamento de scanner intraoral, que filma e digitaliza as imagens da arcada dentária do paciente em alta qualidade.

Dentre as principais vantagens estão:

  • a eliminação de distorções encontradas em moldes de alginato e gesso;
  • maior comodidade e satisfação para o paciente, que não precisa utilizar a massa de molde;
  • mais agilidade e precisão no processo e na entrega do resultado. Em apenas 5 minutos é possível realizar o escaneamento de toda a arcada; 
  • torna desnecessário os espaços de armazenamento dos moldes de gesso. 

Após o escaneamento, a visualização do molde é facilitada por softwares específicos. O profissional pode optar por ter sua própria máquina de escaneamento ou passar a requisição para que o paciente realize o procedimento em clínicas habilitadas para tal.  

Tecnologia CAD/CAM 3D

As ferramentas CAD/CAM 3D são grandes aliadas do escaneamento digital. A tecnologia para o setor odontológico permite a impressão de modelos em 3D de próteses, guias cirúrgicos e moldes com muito mais precisão nos modelos. 

A sigla vem do inglês e significa Desenho Assistido por Computador (CAD) e Manufatura Assistida por Computador (CAM). 

As próteses são criadas por meio de uma máquina fresadora, de forma mais rápida e eficaz do que as próteses confeccionadas pelos métodos tradicionais. 

O sistema elimina o desconforto da modelagem tradicional e traz, além da redução dos custos, mais praticidade e precisão para a confecção das próteses, reduzindo as chance de erros no molde e necessidade de refazer o processo, o desconforto e o tempo de espera pelo produto final. 

Cirurgia guiada

A cirurgia guiada é mais uma das novas tecnologias do setor odontológico. O procedimento também é possibilitado pelas ferramentas de escaneamento intraoral. 

 Tudo começa pelo escaneamento da boca do paciente. Depois, as imagens são disponibilizadas através de um software, para que o profissional possa fazer um estudo, conhecendo a posição dos dentes do paciente, a anatomia dos ossos, espessura da gengiva, dentre outros detalhes.

A seguir, o Cirurgião-Dentista realiza uma cirurgia virtual no modelo, planejando o procedimento como um todo e imprimindo o resultado final. Por fim, é feito um guia cirúrgico para orientar o procedimento de fato. 

O procedimento garante mais assertividade e segurança para o paciente durante a cirurgia, facilitando sua recuperação no pós-operatório. 

Prontuário Eletrônico

É hora de dar adeus aos prontuários em papel. Ferramentas de prontuário eletrônico são a melhor escolha para profissionais da saúde

A tecnologia, no setor odontológico, permite a eliminação das pilhas de arquivos – afinal, a norma exige a guarda por, no mínimo, 10 anos após a última visita do paciente -. Além disso, é mais  sustentável e prático, pois permite o acesso remoto, a partir de qualquer lugar. 

Por fim, o prontuário eletrônico garante padronização e eficiência, além de possibilitar a centralização das informações dos pacientes, trazendo mais qualidade para o cuidado oferecido durante sua jornada.  

Teleorientação e telemonitoramento

Em junho deste ano, como resposta à situação causada pela quarentena, o Conselho Federal de Odontologia publicou uma resolução visando regulamentar os serviços de telessaúde em odontologia. 

No texto, foram permitidas apenas as iniciativas da teleorientação e do telemonitoramento, como formas de acompanhar e orientar pacientes já em tratamento. No entanto, foi vedada a possibilidade do exercício da profissão à distância na realização de consultas, diagnósticos, prescrições e planos de tratamento.

Mesmo com as ressalvas, a liberação da teleorientação e do telemonitoramento são avanços importantes e, assim como a telemedicina foi impulsionada pela crise, a teleodontologia pode ser também. 

Conclusão 

Hoje e no futuro,  encontrar soluções inovadoras e efetivas para as necessidades dos clientes deve ser a prioridade para todos os negócios, de qualquer tamanho e setor. A crise atual, sem dúvidas, trouxe grandes impactos para as empresas e ampliou, mais do que nunca, a necessidade urgente do investimento em iniciativas de transformação digital.

No entanto, se uma mudança total na sua clínica ou consultório parece ainda muito distante, uma alternativa pode ser começar automatizando processos manuais e investindo em boas tecnologias para o setor odontológico, como as que listamos aqui. 

Não espere até amanhã para começar a mudança, pode ser tarde demais. 

Gostou deste artigo? Então leia mais sobre transformação digital no site da RedFox e tenha acesso conteúdos sobre tecnologia, gestão e inovação em primeira mão! 

Compartilhe nas redes sociais!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *