Google Ads para Dentistas e Clínicas Odontológicas: 7 dicas essenciais

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O volume de consultórios odontológicos em grandes cidades do Brasil tem aumentado consideravelmente, com uma concorrência cada vez mais expressiva. Com um mercado agressivo, investir em marketing é uma obrigação para dentistas que querem manter a agenda ocupada. 

Mas quando falamos em publicidade, devemos ser cirúrgicos (perdão pelo trocadilho). E para isso, o Google Ads se torna uma solução perfeita para um consultório odontológico. 

Anunciando dentistas no Google Ads

Anteriormente chamado de “AdWords”, a plataforma de publicidade por clique líder do setor do Google é a primeira escolha óbvia. O Google Ads exibe seus anúncios para pessoas que procuram serviços odontológicos usando as palavras-chave que você selecionou para a campanha. Você paga apenas pelos cliques e não pelas exibições/impressões de anúncios.

Anunciar no Google Ads oferece muitas vantagens para dentistas. Você sabe exatamente quantas pessoas viram seu anúncio e quantas clicaram nele. Ao configurar o acompanhamento de conversões, você pode descobrir se aqueles que clicaram no anúncio reservaram consultas e/ou visitaram sua clínica. Você também pode controlar o orçamento e sua campanha com inúmeras opções de personalização que o Google Ads contém.

Vamos conhecer algumas estratégias importantes para utilizar o Google Ads para dentistas?

1. Dê lance em palavras-chave locais

Dê lances em palavras-chave regionalizadas, como dentista São Paulo ou dentista em Santo Amaro, dependendo de sua localização e áreas de serviço.

É provável que os volumes de busca sejam insignificantes para essas palavras-chave, mas o CPC (custo por clique) também é provável que seja baixo. Essas são pesquisas intensas para que você possa gerar leads de alta qualidade com custos mais baixos. E a maioria das pessoas vai ao dentista perto deles.

O Google coletará sua localização, números de telefone, horário de trabalho e comentários do Google Meu Negócio. Portanto, certifique-se de revisar e verificar as informações em sua conta do Google Meu Negócio antes de definir lances para palavras-chave locais.

2. Dê lance em palavras-chave relacionadas à emergências

Pessoas com emergências odontológicas provavelmente procurarão palavras-chave de “urgência” ou “emergência”, como extração dentária urgente ou implante dentário emergência. O número dessas buscas pode ser muito pequeno, mas a intenção de compra é extremamente alta e o CPC provavelmente será baixo.

3. Use a segmentação demográfica

O Google Ads permite que você segmente seus anúncios com base nas informações demográficas dos usuários. A nova experiência do Google Ads inclui as seguintes segmentações demográficas:

  • Idade
    “18-24,” “25-34,” “35-44,” “45-54,” “55-64,” “65 ou mais, 
  • Sexo
    “Feminino”, “Masculino”e “Desconhecido”
  • Renda Familiar
    “10% com maior renda”, “11-20%”, “21-30%”, “31-40%”, “41-50%”, “50% com menor renda” e “Desconhecido”
  • Status Parental
    “Com filhos”, “sem filhos” e “desconhecido”.

Um dentista deve usar essas opções para refinar o direcionamento e executar campanhas mais eficientes. Por exemplo, você pode atingir grupos de alta renda se estiver oferecendo procedimentos odontológicos caros. Um dentista que promove odontopediatria pode direcionar os anúncios aos pais e assim por diante.

Uma melhor segmentação faz com que mais pessoas cliquem em seu anúncio. Isso torna seu anúncio mais relevante e melhora o Índice de qualidade do Google Ads, o que significa que você pode direcionar o tráfego com um CPC mais baixo.

4. Use a extensão de chamada do Google Ads

As ligações ainda são o método mais comumente usado para marcar consultas no dentista. Você pode fornecer uma funcionalidade click-to-call usando ado extensão de chamada do Google Ads. Os usuários verão um botão de chamada clicável que permite ligar diretamente para a sua clínica. Eles também têm a opção de clicar no anúncio e visitar seu website ou landing page.

5. Executar campanhas somente para chamadas (mobile)

A maioria das pesquisas do Google agora ocorre em celulares. Os anúncios só para chamadas são exibidos apenas durante as pesquisas para celular e não direcionam para websites – mas fazem chamadas para os usuários com um simples toque. Você pode executar campanhas somente para chamadas para atingir clientes móveis apressados ​​que não querem perder tempo clicando e navegando.

Preferimos usar a extensão de chamada porque ela fornece a seus clientes mais informações sobre sua prática e serviços, ao mesmo tempo que permite que liguem para a clínica com o toque de um botão.

6. Use os ajustes de lance do Google Ads

Uma clínica odontológica é uma empresa estritamente local. De acordo com pesquisas, o número de conversões diminui drasticamente à medida que aumenta a distância da pesquisa da empresa.

A publicidade para dentistas será mais lucrativa se eles puderem exibir mais anúncios para as pessoas próximas a eles e diminuir a frequência de exibição à medida que as pesquisas se distanciam de suas clínicas.

O Google Ads permite que você controle a distância em que seus anúncios são exibidos usando ajustes de lance. Você pode definir lances altos para locais próximos e reduzir os lances gradualmente conforme as pesquisas se afastam de sua clínica.

Os ajustes de lance se aplicam a várias outras opções de segmentação, incluindo dispositivo, local, programação de anúncios e dados demográficos, entre outras opções.

7. Trabalhe com uma agência especialista em Google Ads.

Google Ads é apresentado como uma plataforma de publicidade “faça você mesmo”. Como você pode ver, no entanto, há mais do que é possível ver ao entrar em sua plataforma. Você pode não conseguir obter os melhores resultados se não cuidar de centenas de pequenos detalhes que afetam as receitas e os custos do Google Ads.

Por isso é importante buscar uma agência certificada pelo Google para garantir um resultado compatível com o investimento e a necessidade de captação. 

Afinal, se você tivesse precisando tratar um canal, iria em qualquer profissional ou procuraria um dentista especialista? 

Conteúdo produzido por Fator

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