Gestão Financeira: Como garantir o futuro do seu negócio

with Nenhum comentário

Qualquer empreendedor que deseje sucesso sabe que ficar atento às finanças da sua empresa, seja ela um restaurante ou um consultório, é o primeiro passo para garantir seu futuro.

A organização do fluxo de caixa da sua empresa é o primeiro passo em direção ao equilíbrio das finanças do seu negócio. E embora a palavra “organizar” nos faça pensar em métodos trabalhosos, começar a manter o dinheiro da sua empresa em ordem é muito simples e traz resultados vantajosos.

O que é Gestão Financeira e por onde começar?

Importante: não se desespere. Se as finanças do seu negócio estão bagunçadas, não é do dia pra noite que você vai mudar isso. Mas pequenas atitudes e rotinas farão toda a diferença para nosso objetivo final: ter o dinheiro organizado.

E antes de mais nada: você consegue visualizar facilmente o que é Gestão Financeira?

Não é um bicho de sete cabeças, mas basicamente organizar as finanças do seu empreendimento, podendo visualizar melhor suas movimentações, ter mais segurança ao definir metas, entender os valores que você pode gastar ou ganhar em determinado período, realizar um planejamento estratégico mais certeiro e inclusive aumentar seus lucros.

E começar é super simples, mas requer comprometimento. O primeiro passo em direção ao controle das finanças do seu negócio começa com o hábito de anotar cada gasto e cada ganho.

Ou seja: toda vez que uma movimentação for realizada com o dinheiro da sua empresa, você precisa registrar, seja essa movimentação de um grande ou pequeno valor, uma entrada ou uma saída.

Isso te mostrará por onde entra e sai dinheiro, quais valores você tem fixamente todos os meses para pagar ou receber, que períodos movimentam mais o seu caixa, entre outras informações importantes para qualquer empresa, seja ela na área de marketing ou até da saúde.

Próximos Passos

Para garantir que está fazendo tudo da forma certa, você precisa conseguir responder rápido a algumas questões:

  1. Como estão suas contas a pagar e a receber?

Ter esse controle faz com que você evite pagar juros e multas e não comprometa sua margem de lucro, contornando possíveis prejuízos e inadimplências.

E para controlar essa situação, o principal passo é anotar todas as contas que sua empresa tem a pagar, seja com custos fixos ou variáveis, e a receber dos clientes, estando atento aos vencimentos de cada uma.

  1. Seu Fluxo de Caixa está organizado?

O fluxo de caixa é seu principal aliado durante esse processo e, a partir de hoje, deverá ser o melhor amigo da sua empresa. É através dele que você terá uma visão geral do seu negócio.

Com um Fluxo de Caixa organizado você conseguirá visualizar todos os lançamentos realizados e previstos da sua empresa, seja no presente ou no futuro, conseguindo visualizar onde estão os pontos mais fortes do seu negócio e até em que pontos pode enxugar os gastos desnecessários.

  1. Preço do seu Produto ou Serviço

Tendo clareza em relação a quanto gasta e quanto ganha todo mês, você sabe quanto custa manter sua empresa aberta e começa a entender por quanto deve oferecer seu produto ou serviço para garantir um fluxo constante e seguro.

Então antes de comercializar algo, você precisa ter em mente não apenas custos, ganhos e outras informações que terá respondendo as perguntas acima, mas também a margem de lucro que deseja ter em cima do seu produto ou serviço. e qual valor deve cobrar por ele. Por isso calcular seu preço de venda corretamente é tão importante!

Como Organizar essas informações

Utilizar uma planilha ou software para a gestão financeira ao realizar um controle e planejamento eficiente te ajudará a conhecer a fundo as finanças da sua empresa.

E embora uma planilha seja funcional, nesse contexto de organizar o que está bagunçado ou confuso, um software pode facilitar muito a sua vida.

Através de plataformas como o Granatum, por exemplo, você tem a possibilidade de categorizar, agendar, cobrar e monitorar tudo de forma segura e sem correr risco de dados serem perdidos por que mais de uma pessoa abriu a planilha ao mesmo ou alterou alguma informação.

Isso garante a confiança nas informações presentes no software e, além de tudo, a certeza de que os relatórios gerenciais, gerados automaticamente pela ferramenta, oferecem a visualização correta das suas movimentações financeiras.

Essa segurança e facilidade, junto a artifícios como controle por centro de custo e gerenciamento de metas – que te ajudam a definir valores que você pode gastar ou ganhar em determinado período, tornam possível realizar um planejamento estratégico mais certeiro e que te ajude a diminuir a incidência de erros no futuro do seu empreendimento.

Experimente o Granatum Financeiro

O Granatum é um software online com relatórios poderosos para sua empresa fazer a gestão financeira sem complicação. Somos uma ferramenta para ajudar empreendedores a ter mais clareza sobre a saúde financeira dos seus negócios, sempre engajados em criar soluções que facilitam a organização e análise inteligente de dados para tornar empresas melhores e democratizar boas práticas de gestão, deixando as pessoas mais felizes e #DeBemcomaGrana.

Clicando no botão abaixo você pode experimentar grátis a nossa ferramenta por 7 dias, e, caso já seja cliente, pode recomendar o Granatum a um amigo empreendedor e receber 10% de cada mensalidade paga pelo amigo indicado através do Granatum Parceiros.

Conteúdo produzido por Stephanie Schwarz, integrante do time de marketing do Granatum, software de gestão financeira empresarial.

Compartilhe nas redes sociais!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *