Como a ferramenta de SMS Marketing ajuda na confirmação de consultas?

with Nenhum comentário

Já reparou como cada vez mais as empresas enviam mensagens de texto? Sejam de promoções, cupons de desconto ou até mesmo de confirmação de compromissos, ou lembretes. 

Os SMS, ou antes, mais conhecidos como “mensagens de texto”, ganharam um caráter mais comercial nos últimos anos, ajudando instituições e consumidores de diferentes setores, como o da saúde, em diferentes atividades, até mesmo no agendamento e confirmação de consultas.

Confirmar o agendamento de consultas sempre foi um grande desafio para o setor de saúde e bem-estar. 

Sejam serviços das clínicas odontológicas, médicas, psicológicas, estéticas, quiropráticas, entre outras; muitas vezes é incerta a presença de que um paciente em um horário marcado.

A realidade é que muitas vezes o paciente tem tantos compromissos marcados de todas as áreas da sua vida e existe uma grande necessidade, que acaba se esquecendo de alguns agendamentos. 

Dessa forma, surge a necessidade de um tipo de lembrete para ele se recorde sobre a consulta.

Para ajudar na atuação do problema relacionado às ausências em consultas, uma ferramenta de SMS Marketing pode ser o melhor meio de ajudar tanto os pacientes como os estabelecimentos comerciais. 

A ferramenta de SMS Marketing  

Por causa da rotina acelerada, com diferentes atividades, algumas consultas acabam ficando no esquecimento. 

Para combater isso, algumas clínicas, consultórios e hospitais já utilizam o uso de uma ferramenta de SMS Marketing para ajudar com que os pacientes, possam relembrar de seu agendamento em meio à sua rotina agitada.  

Mas afinal de contas, o que seria SMS Marketing? Uma mensagem de texto normal? Como elas podem ajudar os pacientes e os estabelecimentos? Como um negócio pode usar uma ferramenta de SMS Marketing? 

SMS Marketing: definição

O SMS Marketing é o ato do envio de mensagens de texto com caráter promocional ou transacional. 

Essas mensagens podem ter diferentes finalidades, podendo ser para realizar ofertas, convites para eventos, alertas, notificações ou etc. Elas são realizadas normalmente por meio de uma ferramenta de SMS Marketing. 

Ajudando pacientes a lembrar de suas consultas 

O recebimento de uma mensagem, pode ajudar um paciente que agendou uma consulta a de fato comparecer nela. Porém, como isso pode ser realizado? 

Através de uma ferramenta de SMS Marketing, podem ser enviados vários tipos de mensagem, como as de confirmação do agendamento e de lembrete, veja:

Mensagem de confirmação

Esse tipo de mensagem, pode ser enviada no momento seguinte ao agendamento da consulta. Nela, o paciente pode responder se vai comparecer ou não, ou ser direcionado a um site onde pode realizar a confirmação da sua presença. 

Muitas vezes uma consulta é agendada no próprio consultório ou por telefone e fica a dúvida se de fato o agendamento realmente foi feito, por isso o SMS Marketing tem tantos benefícios.

Com ele é possível que cada paciente possa ter a certeza e a confirmação de um horário marcado para um atendimento.  

Mensagem de lembrete 

A rotina hoje em dia é cada vez mais disputada, são muitas reuniões, videochamadas, compromissos e no meio disso alguma informação pode ficar perdida. Por isso é sempre importante ter acesso a ferramentas que podem ajudar no dia a dia. 

Um exemplo seriam as mensagens de lembretes, que  podem ser enviadas poucos dias, ou até mesmo poucas horas antes da consulta, para lembrar do horário e data exata do agendamento. 

Isso contribui para que as ausências em consultas sejam menores e que com os pacientes não se esqueçam delas, em meio às suas atividades cotidianas. 

Porque utilizar o SMS Marketing? 

Existem outros meios de fazer os lembretes e a confirmação das consultas, porém enviar mensagens, realizadas através de uma ferramenta de SMS Marketing, é a maneira mais adequada para isso.

Poderiam ser realizadas chamadas telefônicas para fazer o mesmo, porém é um trabalho muito mais manual, que demanda tempo e dinheiro. 

Outra alternativa seriam os diversos canais digitais, porém em meio a tantos impactos que uma pessoa recebe por dia pela internet, muitas vezes uma comunicação de lembrete ou confirmação, acaba ficando perdida.

O SMS se destaca pelo formato de alto alcance, chegando ao paciente sem que haja a necessidade que ele esteja conectado a uma rede de internet. Além disso, essas mensagens são muito eficientes, com uma taxa de 95% de abertura.

Ainda não usa a estratégia?

Ainda existem empresas que não se utilizam dessa tecnologia e ficam um passo atrás do mercado, perdendo consultas e até mesmo clientes, simplesmente por não saber atuar bem no processo de confirmação de um agendamento.

Se você for cliente de uma empresa assim, vale a pena conversar com o estabelecimento e perguntar se eles de fato ainda não mandam os lembretes de consultas via SMS, pois de fato, eles são um grande instrumento para que você não perca o seu agendamento.

Caso você faça parte de uma equipe da área de saúde e entenda a necessidade da utilização de uma ferramenta de SMS Marketing, entre em contato com as plataformas disponíveis e comece a traçar uma estratégia, pois hoje essa é uma tecnologia demandada pelos pacientes.

Facilite a vida dos pacientes 

O SMS Marketing veio para facilitar a vida dos pacientes e mudar as estruturas de comunicação dos negócios.

Não é segredo que o SMS Marketing veio para mudar todo o sistema de comunicação de um paciente com o estabelecimento ao qual vai ser atendido, seja ele um hospital, clínica, consultório, entre tantos outros.

Hoje o paciente vem cada vez mais se adaptando diversos formatos de comunicação e quando uma empresa envia uma comunicação que se conecta diretamente ao seu dispositivo móvel, sempre haverá uma aceitação muito maior. 

Por isso é sempre importante que as empresas do setor estejam adequadas aos seus pacientes.

Desta maneira, comprova-se que uma ferramenta de sms marketing pode atuar fortemente para que cada vez mais as consultas marcadas não tenham mais tantas ausências e que os pacientes consigam se lembrar delas e encaixá-las em suas agendas tão movimentadas.

Conteúdo produzido por Andressa Almeida da Mailify.

Compartilhe nas redes sociais!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *