Enxaguante bucal substitui a escovação? Veja aqui

with Nenhum comentário
Enxaguante

A saúde bucal é um assunto muito importante e, bem como toda a saúde do corpo, depende de vários cuidados. Um deles é o uso de enxaguante. Mas, será que o enxaguante bucal substitui a escovação?

Para além de saber a resposta, é muito importante que você saiba mais sobre a higiene bucal. Assim, entende os motivos por trás do uso de cada elemento no dia a dia e como pode fazer para melhorar ainda mais a sua rotina de cuidados com os dentes e com a boca.

Qual é a importância da escovação para a saúde bucal?

A escovação é uma prática diária e que é essencial para manter a nossa saúde bucal, isso você já deve saber. O motivo é simples, ela afasta agentes nocivos, além dos restos de comida que podem formar problemas, tais como a cárie, placa bacteriana e outros.

O ideal é escovar os dentes todos os dias, sempre após as refeições, sendo assim, isso pode ser, no mínimo, três vezes ao dia. Sendo muito importante não esquecer a última escovação, que é antes de dormir, a fim de ficar todo o período da noite com os dentes limpinhos.

Qual é a função do enxaguante bucal?

Bom, o enxaguante bucal nada mais é do que um complemento na higiene bucal. Bem como temos que escovar os dentes, usar o fio dental, também é interessante que o enxaguante faça parte dessa rotina.

A função dele é combater as bactérias que formam a placa, o que pode também ter uma ótima consequência: hálito fresco. Em conjunto com todos esses hábitos o enxaguante é um ótimo aliado para ter os dentes limpos, boca livre de doenças, com ótimo hálito.

Quando utilizar: antes ou depois da escovação?

Como o enxaguante bucal vem para finalizar o processo, complementar, é necessário que seja usado depois do fio dental e da escovação. Isso porque o excesso de bactérias e sujeira de alimentos já foi todo retirado pelo fio e pela escovação.

Dessa forma, o enxaguante vem para matar qualquer bactéria que tenha permanecido mesmo depois do processo. Podemos dizer, então, que a ordem certa é: fio dental, escovação e por último o enxaguante bucal.

Quem pode usar enxaguante bucal?

Normalmente os dentistas indicam o uso de enxaguante bucal diariamente para pacientes em pós-operatório, que tenham facilidade em adquirir cáries e que tenham dentes sensíveis. Isso ajuda a prevenir doenças e a manter a saúde em dia.

Por outro lado, não existe obrigação no uso de enxaguante para as pessoas que não estão nesses grupos. Até porque, existe concentração de álcool nesse produto, o que pode não ser muito bom se usado diariamente.

Mas existem algumas situações que te ajudam a entender se precisa ou não. Primeiro, pode dispensar caso tenha uma boa frequência com fio dental e escovação, por exemplo.

Em oposição, pode inserir na rotina, caso compre a formulação sem álcool, que é mais leve, digamos assim. A melhor alternativa em todos os casos é consultar seu dentista em consultas periódicas, ele vai dizer sobre a necessidade e o tipo de enxaguante ideal para seu caso.

O enxaguante bucal pode substituir a escovação?

Como dissemos antes, o enxaguante bucal é um complemento para a sua higiene bucal. Por isso, saiba que ele não substitui a escovação!

O indicado é manter uma boa higiene, que é resultado de todas as boas práticas, como fio dental e escovar os dentes. O enxaguante pode vir para completar isso.

Não se engane com a sensação de hálito fresco, pois ela é momentânea. Isso não mostra que seus dentes estão realmente limpos com uso do enxaguante apenas ou que terá sempre dentes brancos.

O enxaguante bucal tem contraindicação?

O enxaguante bucal não costuma ter contraindicações, pois ele não traz prejuízos para a flora bucal, que são as bactérias “do bem”. Você tem que ter muita atenção é para caso de lesões na boca, pois pode ter uma reação e até dor, além de alergia a algum componente, claro.

Além disso, as versões com álcool são mais fortes, o que não é recomendado usar diariamente. Se você encontrar, então, uma versão sem álcool e estiver com a saúde em dia, não há problema. Nesse último caso pode usar duas ou uma vez ao dia.

Quais são os problemas causados devido à falta de higienização correta?

São muitos os problemas causados quando não existe a higienização correta dos dentes e da boca. Afinal, as doenças bucais começam em maioria com falta de cuidados no dia a dia.

Podem ser nos dentes, como cáries, placas bacterianas, sensibilidade, além de doenças na gengiva, como a gengivite, entre muitos outros. Inclusive, uma cárie não tratada pode trazer inflamação para além da boca, deixando o corpo doente como um todo.

Limpeza e visitas periódicas ao dentista

Além de utilizar dos recursos como fio dental, escova de dentes e enxaguante bucal, precisamos ter hábitos como visitas periódicas ao dentista. As pessoas sem doenças prévias podem ir ao menos uma vez ao ano.

Essa consulta serve para fazer uma avaliação na saúde da boca, além de limpezas mais profundas. O dentista vai te dizer se sua higiene está boa no dia a dia e recomendar procedimentos ou produtos necessários.

Sem dúvidas é a melhor alternativa para prevenir doenças na boca. Até porque é comum que algo passe despercebido e tenhamos, por exemplo, cárie, o que será tratado tranquilamente e bem cedo na consulta de rotina.

Conclusão

Agora você entende que o enxaguante bucal não pode substituir a escovação no dia a dia. E mais importante do que isso, entende os motivos e sabe como pode fazer para ter uma ótima higiene bucal.

Afinal, o seu bem-estar como um todo depende dessas ações na rotina, que parecem inofensivas e pequenas, mas que fazem toda a diferença. Depois dessas dicas, temos certeza de que a sua visita ao dentista periódica será recheada de elogios.

Sendo assim, serve apenas para conferir sua saúde e tirar as dúvidas que deseja. Isso porque ninguém quer sofrer com dores nos dentes, dentes quebrados e doenças na boca, certo?

Pois bem, a forma mais inteligente de fazer isso é tendo a precaução como aliada. Por isso que a maioria das pessoas opta pelos planos odontológicos, pois podem marcar consulta sem gastar a mais pelos procedimentos rotineiros.

Conteúdo produzido por Facilita Corretora

Compartilhe nas redes sociais!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *