É fome ou vontade de comer? Confira dicas para cuidar da saúde do corpo e da boca durante o isolamento social

with Nenhum comentário

Quem é que não tem vontade de fazer um belisquinho aqui e outro acolá durante momentos de tédio e falta do que fazer na quarentena? Um docinho, uma bolachinha, um pedacinho de bolo… Principalmente quando estamos com o smartphone na mão acompanhando as principais notícias do dia. Mas o hábito é resultado de confusão comum entre a fome e a vontade de comer.

“Nesse contexto de distanciamento social, observamos o surgimento dos cozinheiros da quarentena. Muitas pessoas voltaram a cozinhar em suas casas ou começaram a se interessar pelo assunto. O ato de cozinhar é uma ferramenta terapêutica, traz conforto, nutre e une pais e filhos. Mas, cuidado! Variações de peso nesse período são até esperadas, mas precisamos tomar algumas precauções para não chegar ao ponto de prejudicar nossa saúde”, alerta a médica nutróloga Mariana Argente.

Para evitar os prejuízos à saúde do excesso de ingestão alimentar, a nutróloga explica que pequenas atitudes, como hidratar-se corretamente e a ingestão de bons alimentos, são essenciais. “Muitas vezes confundimos sede com fome, principalmente nos períodos de baixas temperaturas”, explica.

Mariana Argente ainda orienta que alguns alimentos devem fazer parte da nossa rotina alimentar diária, como frutas e fibras, folhas e vegetais e proteínas, que, além de ricos em nutrientes, ajudam na sensação de saciedade. “Se for comprar doces, alimentos gordurosos ou bebidas alcoólicas, compre em pequenas quantidades. Isso evita o abuso nos momentos de maior estresse”, aconselha.

Manter uma alimentação correta e organismo hidratado, também ajuda em diversos aspectos da saúde do nosso corpo, como por exemplo, a saúde bucal. A água atua na higienização da boca e na limpeza dos dentes. Já verduras como brócolis e espinafre contribuem para a ativação do cálcio presente nos dentes e ajudam na salivação e absorção dos nutrientes pela boca. Pequenas mudanças na rotina alimentar transformam a saúde do seu corpo.

Texto produzido pelo Jornal da Manhã.

Compartilhe nas redes sociais!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *