Os implantes dentários já são uma realidade na odontologia. Com mais de 30 anos de estudos clínicos e uma alta taxa de sucesso, esse tratamento possibilita devolver a mastigação para pessoas que perderam um ou mais dentes.

Antigamente, quando se perdia um ou mais dentes existiam duas possibilidades, ou usar uma prótese fixa ( a famosa ponte fixa ) ou realizar a prótese removível ( conhecida como prótese total, ppr ou “ roach” ). Esses tratamentos foram amplamente realizados com sucesso, porém eles apresentam desvantagens não encontradas nos implantes dentários.
O grande benefício oriundo dos implantes é a possibilidade de ter um dente fixo com estética, onde não é percebido que o paciente usa uma prótese.
Mas, o que seria o implante dental?
Ele é um “parafuso” feito de uma liga de titânio que é biocompatível com o tecido ósseo, portanto não temos rejeição.
O implante dentário tem objetivo substituir a raiz do dente perdido, ou seja, ele vai ser a base ou suporte para a confecção do dente.
Muitos confundem o tratamento com implantes e a coroa dentária instalada em cima dele. O engano acontece pois pensam que ambos são o mesmo tratamento, mas na verdade são processos e fases diferentes.
Explicado o que seriam os implantes, ainda existem 3 grande dúvidas que serão respondidas nesse texto.
1 ) Implante dói ?
O único momento em que o implante dentário pode incomodar é durante a sua instalação, onde é necessário uma cirurgia. Mesmo assim, todo o procedimento é realizado com anestesia local, o que praticamente retira a dor.
Além disso, no pós operatório é prescrito uma medicação para dor e outra para diminuir o inchaço na região.
Depois que o implante estiver instalado e cicatrizado, o mesmo não deve doer. Se isso acontecer, pode existir um problema no implante que pode levar a sua perda.

2 ) Posso perder um implante ?
Infelizmente tenho que dizer que sim, existe possibilidade de perder um implante.
Existem dois tipos de perda, a imediata e a tardia. A primeira ocorre logo depois do implante ser instalado, durante o processo de cicatrização. A segunda ocorre, quando o implante já está em função, ou seja, já está sendo usado para mastigação.
O implante deve ser cuidado e higienizado como se fosse um dente normal. Apesar de não existir a possibilidade dele apresentar cárie, o mesmo pode ter doença periodontal, o que leva a perda óssea e consequentemente a perda do implante.
Na maioria dos casos é possível instalar um novo implante na região.
3 ) O que é carga Imediata sobre Implantes ?
Uma grande dúvida sobre os implantes, é a respeito da carga imediata. Esse tipo de tratamento ocorre quando instalamos um dente sobre o implante no mesmo dia da cirurgia.
Para relembrar, o processo de instalação do implante é diferente da colocação da coroa. Portanto, são tratamento diferentes, antes é preciso realizar uma cirurgia para colocar o implante e em um segundo momento “encaixar” um dente em cima dele.
Antigamente, como regra geral, era preciso esperar em média 3 meses para poder colocar uma força em cima dos implantes. Com os estudos atuais é possível que no mesmo dia em que é instalado o implante, já se possa colocar um dente sobre o ele, a isso é chamado de carga imediata.
Obviamente, alguns critérios devem ser seguidos para o sucesso do tratamento. Ainda existem casos onde a carga imediata não deve ser feito, como por exemplo em regiões em que existe pouco osso ao redor do implante.
Essas são as 3 grande dúvidas que surgem quando o paciente vai se submeter a uma cirurgia com implantes dentários. Sempre é importante saber os detalhes do tratamento, com isso diminuímos a medo que o paciente possa apresentar.
Compartilhe nas redes sociais!
Deixe seu comentário