Descubra maneiras de evitar as manchas nos dentes

with Nenhum comentário

Muitos falam da importância do sorriso para a nossa primeira impressão, para o nosso impacto e formulação de como somos vistos pela sociedade.

Um dos maiores vilões da boa estética de nosso sorriso são as manchas, escuras e amareladas, que se formam em nossos dentes, prejudicando todos os fatores acima.

Algumas manchas não são advindas de maus cuidados, mas sim da genética ou do avanço de idade, as demais podem sim ser evitadas e requerem um tratamento especial da arcada dentária.

É importante mudar os hábitos, desde a melhora da alimentação a melhora da higienização bucal, além de que os procedimentos como a prótese dentária e a lente de contato dental devem ter uma atenção ainda mais focada.

Veja os principais cuidados que você deve tomar para evitar a incidência de manchas nos dentes:

Não fume e controle o consumo de álcool

O cigarro é o principal causador de manchas nos dentes. Isso se deve ao fato de a nicotina afetar diretamente o esmalte, o amarelando e escurecendo gradualmente.

Outro hábito negativo, como a ingestão exagerada de álcool, também pode mudar a coloração dos dentes.

Logo, se você realmente deseja alcançar dentes mais bonitos esteticamente e uma saúde geral do corpo, a solução ideal é cortar totalmente esses hábitos de sua vida, uma vez que o tabaco e o álcool são favorecem o desenvolvimento de câncer de boca.

Contudo, se controlada a ingestão de bebidas alcoólicas, os efeitos vão ser bem menos perceptíveis.

Diminua a ingestão de alimentos com corantes

Além dos vícios, alguns alimentos mancham os dentes, e os mais comuns são aqueles com corantes em sua composição.

Alguns desses alimentos são o chá, o café, o chocolate, o vinho, a beterraba e o açaí, e, possuem pigmentos que se unem com o esmalte do dente, fazendo com que fique difícil tirá-las somente com a escovação.

Desse modo, o seu consumo deve ser controlado, e a higienização bucal deve vim logo em seguida.

Há também os produtos industrializados com corantes, como o molho de tomate, molho de soja, o ketchup, doces em geral, e demais exemplos.

Esses tipos de alimentos também afetam a coloração dos dentes e, no entanto, devem ser evitados para uma melhor condição estética do sorriso. Refrigerantes também são fortes influenciadores das manchas dos dentes, uma vez que influenciam a erosão do esmalte.

Não exagere no creme dental

Outra maneira de se evitar as manchas nos dentes é se atentar a quantidade de creme dental na escolha. Muitos exageram pensando que estão fazendo a melhor decisão e potencializando a limpeza, porém não é bem assim.

Em longo prazo, a grande quantidade de pasta de dente pode deixar os dentes com um branqueamento imutável, levando até mesmo as desagradáveis manchas.

Geralmente, são as crianças que costumam exagerar nesse produto, influenciadas pelos pais e também movidas pelo pensamento errôneo. Deve-se orientá-las a reduzir a quantidade, já que além dos danos futuros, o flúor pode ser engolido durante a escovação e influenciar à fluorose.

Tenha uma boa higienização bucal

A falta de atenção quanto a limpeza bucal pode influenciar na coloração do esmalte dos dentes. A placa bacteriana acumulada, quando não removida totalmente, se instala no dente permanentemente, virando um tártaro e prejudicando fortemente na estética.

Escove sempre os dentes após as refeições, tenha paciência e realize uma escovação precisa.
O tártaro resultante só pode ser removido através de um procedimento de raspagem que é realizado por um dentista. Caso for um problema atual, procure uma clínica odontológica.

Não se esqueça do fio dental

Quando o contorno dos dentes fica mais escuro, já podemos relacionar diretamente a falta do uso do fio dental. Na ausência de seu uso devido, o biofilme presente entre os dentes e próximo à gengiva não é removido, se fixando no local.

Com isso, o uso do fio dental não pode ser deixado de lado, além de atuar no bom estado dos dentes, atua também na prevenção de doenças, como a gengivite.

Portanto, se você já está percebendo uma alteração na coloração de sua arcada dentária e esteja incomodado com isso, corte já os seus maus hábitos. As manchas, em sua maioria, podem ser retiradas através do procedimento de clareamento dental, procure já por seu dentista de confiança.

Texto escrito por Raianny Cristina

Compartilhe nas redes sociais!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *