Qual é a importância de usar um CRM em seu consultório?

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Qual a importância de utilizar um CRM em seu consultório odontológico?

Estabelecer um relacionamento personalizado e duradouro com seus pacientes é um desafio comum a empresas de todos os setores, principalmente aquelas que atuam no setor de serviços de saúde.

No caso de consultórios e clínicas médicas em geral, essa tarefa está intimamente ligada à jornada do paciente, sua interação com os profissionais da saúde e também com outros setores do estabelecimento.

O CRM é uma solução focada em facilitar a entrega do atendimento condizente às particularidades de cada paciente, dando agilidade na gestão do relacionamento com o cliente, neste caso, aquele que é assistido pela clínica.

A seguir exploraremos esse conceito e mostraremos a importância de usar um CRM em seu consultório para um bom desempenho e atendimento ao cliente.

CRM, o que é?

CRM é uma sigla que corresponde ao termo Customer Relationship Management, que em português é traduzido como Gestão de Relacionamento com o Cliente.

Trata-se de um grupo de técnicas e de estratégias que engloba o gerenciamento de todos os aspectos da interação e do relacionamento entre o paciente e o consultório.

Comumente, a sigla é empregada para se referir à tecnologia que torna possível a gestão da relação do cliente ao longo de toda a sua jornada.

Um dos focos principais do CRM é promover um atendimento de qualidade e experiências positivas ao paciente a fim de aumentar a confiança, o apreço e a duração da relação entre ele e o consultório.

Veja aqui: Aprenda a motivar seus funcionários

Entenda a importância de usar um CRM em seu consultório

A decisão de implementar um CRM nas empresas pode ser tomada ao analisar as múltiplas vantagens que ele oferece ao funcionamento de um consultório e como ele se encaixa nas diversas interações entre clínica e o paciente.

Abaixo destacamos as quatro principais áreas em que o CRM pode colaborar para o crescimento do seu consultório. 

Em adição a elas, também existem uma série de pontos positivos gerais como armazenamento confiável de dados, oferecimento de promoções personalizadas aos clientes, integração entre diversos meios de comunicação etc.

Praticidade no processo de admissão de pacientes

Adicionar novos pacientes ao ciclo do consultório envolve a coleta e registro de numerosos dados. O processo tende a ser demorado, propício a erros de digitação, preenchimento de informações em campos incorretos e até perda de dados médicos.

Com a utilização de um CRM é possível automatizar ao máximo esse processo, o que resulta na redução de erros, manutenção de registros precisos e na melhoria geral do serviço.

Além disso, o software mantém os dados em uma única plataforma que possibilita o compartilhamento de informações entre diversos departamentos do consultório.

A automatização dessas tarefas repetitivas libera os funcionários para empregar sua força de trabalho em outros serviços que exigem operação manual.

Melhoria no atendimento ao cliente

Integrar e manter o paciente engajado durante seu processo de tratamento é fundamental para que ele se sinta satisfeito, respeitado e construa uma percepção positiva acerca do seu consultório.

Ao usar um CRM em seu consultório, ele vai te ajudar a alcançar os objetivos na medida em que possibilita o:

  • Envio de lembretes ao cliente sobre procedimentos e consultas agendadas;
  • Acesso do paciente ao seu prontuário médico;
  • Encaminhamento de conteúdo personalizado e novidades envolvendo o consultório para o paciente;
  • Agendamento online de consultas feitas pelo próprio paciente.

Em acréscimo, o atendimento presencial torna-se mais dinâmico devido ao suporte fornecido pelo CRM. Gastando menos tempo nas tarefas repetitivas, os funcionários podem se dedicar mais aos pacientes, suas dúvidas e dores, tornando suas experiências únicas e personalizadas.

Dessa forma, a entrega de uma experiência melhorada ao paciente, uma das consequências diretas da automatização promovida pelo software, demonstra a importância de usar um CRM em seu consultório.

Simplifica a gestão do consultório 

A gestão é um ponto vital para o bom funcionamento e prosperidade de qualquer estabelecimento como um todo.

Como todas as clínicas e consultórios envolvem procedimentos complexos e exigem sintonia entre os diferentes departamentos (como a área administrativa e os profissionais de saúde, por exemplo), facilitar as tarefas de gerenciamento é particularmente importante para o sucesso do negócio.

Nesse contexto, o CRM pode e deve ser utilizado para agilizar processos administrativos, datas, compromissos, recursos e mais.

O gerenciamento da agenda dos profissionais de saúde é um exemplo da importância de usar um CRM em seu consultório, assim como o controle dos recebimentos das consultas.

Para a inteligência artificial do software, atender a demanda de múltiplos pacientes sem criar conflitos entre as disponibilidades dos profissionais é uma tarefa fácil.

Ao contrário do gerenciamento manual de uma agenda, a automatização protagonizada pelo CRM evita erros e filas de espera. Isso resulta em pacientes satisfeitos e evita sobrecarregar os profissionais envolvidos.

Facilita a análise do desempenho do consultório

Por unificar diferentes dados do seu consultório em um só lugar, o CRM possibilita que você estabeleça uma importante base de dados sobre as finanças, comportamentos dos pacientes e outros aspectos relevantes para o desempenho do estabelecimento.

Com fácil acesso a todos esses indicadores, é possível:

  • Segmentar seu público de clientes com base em suas necessidades, procedimentos realizados e perfis, etc;
  • Conduzir campanhas de marketing em diversos canais e acompanhar os resultados;
  • Compilar dados variados e utilizá-los com base para tomada de decisões e insights;
  • Analisar o feedback, respostas de formulários e pesquisas de satisfação dos pacientes recolhidas a fim de melhorar a experiência de atendimento;

Ao gerenciar todas essas informações em um único software é possível saber, por exemplo, a duração média de alguns tratamentos, as possíveis alterações de datas feitas pelo cliente no período de seis ou 12 meses, as possíveis faltas dos profissionais ou mesmo atrasos de pagamento, dentre milhares de outros dados.

Juntas, tais informações vão auxiliar na tomada de decisão para planejar o futuro do seu consultório. Hoje, como você faz essa administração? Se for ainda manual, é hora de rever essa sua operação.

Depois de entender a importância de usar um CRM em seu consultório, veja aqui os principais benefícios de reter talentos em sua empresa e como fazer isso de forma eficiente.

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