Conheça seu público e invista em Marketing Digital para vender mais

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O poder das redes sociais já é um fato tão comprovado que sequer precisamos discutir sobre isso, certo? Fotos, seguidores, comentários, menções, compartilhamentos… São termos que você já deve conhecer muito bem e também a sua importância, sim, mas ainda é preciso ir além.

Só postar fotos nas redes sociais ficou ultrapassado e ineficaz. Entenda que você e mais milhares de outras lojas virtuais vendem os mesmos produtos com características, públicos e valores idênticos, senão muito parecidos.

O mercado online já era imenso, após essa pandemia, ficou ainda maior. Muitas lojas físicas migraram para o e-commerce e estão em busca dos seus espaços no mundo digital. Diante desse cenário, é necessário dedicar-se a técnicas específicas para atrair clientes e colocar sua marca como referência e autoridade no seu segmento.

Vale ressaltar que tem espaço para todos e também clientes para todos. O ponto principal é diminuir o tempo de esses clientes chegarem até a sua marca. Afinal, tempo é dinheiro e você tem contas a pagar.

Inbound Marketing para e commerce

A técnica de Inbound Marketing está conquistando cada vez mais espaço nos e-commerces. Ela consiste em atrair tráfego e converter clientes com conteúdos específicos. Ou seja, oferecer conteúdos que o seu cliente precisa, criar um relacionamento e se tornar amigo dele.

As estratégias dessa técnica acompanham e entendem a jornada de compra do cliente, que é uma fase essencial para a produção de conteúdos. Aliado à jornada, também analisam o funil de vendas da persona do seu negócio, quais as fases de decisão, que tipo de oferta seria ideal e o que ele espera da sua marca.

O inbound marketing para ecommerce trata dos conteúdos e estratégias que auxiliam na análise do relacionamento e acompanhamento das ações que os seus clientes tomam durante a jornada de compra na sua loja virtual. Além disso, ele também ajuda nas estratégias de vendas no varejo.

Ter um funil de inbound marketing bem estruturado e funcionando é fundamental para o sucesso de qualquer operação de ecommerce, independente o seu tamanho, mercado de atuação, ticket médio ou tempo de mercado. O inbound marketing faz com que seu negócio tenha uma geração de visitantes e vendas previsível e escalável.

SEO

A sigla mais famosa do universo do Marketing Digital, SEO significa Otimização para Mecanismos de Busca, ou seja, melhorar o posicionamento do seu site em sites de busca, como o Google, por exemplo, com técnicas de otimização para ranquear melhor o seu negócio nas pesquisas.

Você já pensou como um site consegue chegar à primeira página do Google? Pois bem, melhorando vários fatores dentro do seu próprio site e também a experiência do seu cliente. Esses fatores estão ligados à qualidade de conteúdo e imagem, melhorando as categorias, características completas dos produtos, palavras-chaves, entre outros pontos.

SEO não se trata apenas de definição de quais palavras-chave devem ser usadas em textos e descrições de produtos, mais sim uma estratégia global de marketing digital com foco em atrair visitantes que vão converter em vendas.

Ao contrário dos anúncios em mídias e links patrocinados, o SEO é um trabalho que começa a gerar resultados no médio e longo prazo. Porém, seus resultados são mais sustentáveis e duradouros, o que acaba também ajudando nas estratégias de anúncios, que podem focar em produtos ou campanhas específicas, sem ficar 100% dependentes do tráfego gerado pelos investimentos em mídias.

Gestão das redes sociais

Em paralelo as técnicas comentadas, também é necessário investir tempo nas redes sociais. Estudar o seu público e ver qual a rede social que ele mais usa, qual tipo de conteúdo que ele consome e o que ele espera de uma marca dentro dessas comunidades.

Fotos bem feitas, legendas completas, conteúdos voltados para o dia a dia da marca e com curiosidades que valorizem os produtos.

Além disso, é importante criar um planejamento antes de sair postando ‘qualquer coisa’. Trace metas e objetivos para seguir e não ficar perdido.

O gerenciamento de redes sociais é um processo que engloba diversas etapas, desde o planejamento das postagens, passando pela produção do conteúdo e termina com a postagem e monitoramento dos resultados.

Antes de começar a postar conteúdos nas suas redes sociais, é necessário definir qual será o posicionamento da empresa e também fazer um bom planejamento, focando no que a sua audiência deseja ver como conteúdo e a linguagem que será utilizada.

Depois de feita a publicação, e fundamental mensurar os resultados. Para isso, é preciso definir quais métricas são relevantes para o negócio, para que possam servir como base para a tomada de decisões.

Gestão de anúncios e impulsionamentos

Os conhecidos anúncios patrocinados nas redes sociais, os resultados que aparecem quando pesquisa alguma coisa no Google e os anúncios que aparecem durante a sua navegação são parte fundamental em todo o processo de decisão de compra do seu cliente. Estar presente nos vários momentos de navegação do seu público é extremamente importante para fixar sua marca na cabeça dos seus consumidores e aumentar suas vendas.

Ter uma estratégia eficiente de anúncios faz com que o marketing digital da sua empresa fique completo.

Mãs não é só pagar e esperar os resultados. Esse tipo de investimento requer muito estudo e análise para que os resultados sejam satisfatórios. Entenda que o objetivo não é só ter acessos no site, mas sim, vender os produtos e para isso é necessário saber gerenciar e traçar estratégias.

Este conteúdo foi produzido por Artefato Agência Digital

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