Como treinar colaboradores mesmo à distância

with Nenhum comentário

Veja o que fazer para treinar colaboradores de forma ágil e garantir excelentes resultados.

O desenvolvimento contínuo das equipes de trabalho é fundamental para o crescimento de qualquer empresa. Entretanto, capacitar profissionais nem sempre é uma tarefa simples. É necessário superar muitos desafios, como a falta de instrutores, espaço físico adequado, materiais relevantes, ou até mesmo a escassez de tempo. Nesse contexto, treinar colaboradores a distância se tornou uma excelente opção.

O treinamento de colaboradores a distância pode entregar uma infinidade de benefícios para qualquer organização, desde que seja organizado e gerenciado da maneira correta. Afinal, contar com uma equipe capacitada influencia diretamente na entrega de resultados positivos.

Não faz ideia de como treinar seus colaboradores a distância? Saiba que a evolução da tecnologia e o desenvolvimento de novas soluções digitais fizeram com que este método de ensino se tornasse muito mais ágil e eficiente, garantindo vantagens inalcançáveis na metodologia tradicional.

Neste artigo, você verá o que fazer para treinar colaboradores a distância e quais ferramentas você pode adotar. Aproveite!

Por que treinar colaboradores a distância?

O treinamento a distância traz muitos benefícios em relação a otimização de custos e tempo, principalmente quando é implementado junto com uma solução que possui diferentes recursos.

Além disso, com os novos desafios causados pela pandemia, muitas empresas precisaram se reinventar e descobriram inúmeras oportunidades a partir do ensino a distância, como:

  • Mais qualidade;
  • Otimização de processos;
  • Redução de custos;
  • Melhor uso do tempo;
  • Maior engajamento dos colaboradores participantes.

Quais são as melhores práticas para iniciar o treinamento

Agora que você sabe um pouco mais sobre alguns dos motivos para usar este método em uma estratégia de capacitação de colaboradores, veja as práticas necessárias para fazer com que sua estratégia alcance o resultado esperado.

Planeje todo o treinamento

Antes de qualquer ação, é preciso planejar. É essencial traçar o norte de aprendizagem da sua equipe, definir os objetivos do treinamento, identificar as necessidades da sua equipe e quais recursos irá precisar para tornar a capacitação viável.

Levantar todas essas informações será importante, pois dessa forma você poderá organizar o treinamento de maneira assertiva, respondendo com maior eficácia a necessidade de aprendizagem de cada profissional.

Entregue um conteúdo acessível

Antes de compartilhar qualquer material ou conteúdo com seu time de colaboradores, é necessário garantir que tudo seja disponibilizado de maneira acessível para todos. Nesse caso, o uso de uma plataforma EAD para gerenciar e disponibilizar o treinamento passa a ser essencial.

Para que você entenda melhor, da mesma forma que um treinamento tradicional necessita de um ambiente para um curso ser ministrado, o ensino a distância também exige um ambiente para que as informações sejam compartilhadas e os alunos possam ser acompanhados.

Como fazer isso mesmo à distância? Se reunindo virtualmente através de uma solução digital! Por isso, é fundamental pensar estrategicamente sobre a plataforma que será usada para treinar colaboradores.

Invista em flexibilidade e acessibilidade

O ensino a distância e o uso de novas tecnologias permitem explorar ao máximo os benefícios de um treinamento mais ágil e flexível. O uso de dispositivos móveis, como smartphones e tablets, por exemplo, dá muito mais praticidade nos processos de aprendizagem.

Além disso, a tecnologia mobile permite que os profissionais aprendam de uma maneira muito mais flexível. Ao treinar colaboradores utilizando uma plataforma EAD, você permite que os alunos organizem seus estudos de acordo com suas próprias rotinas. Um funcionário pode, por exemplo, usar o celular para assistir uma aula ou ler algum material em qualquer local que estiver, em qualquer hora do dia.

Dessa forma, é possível ter uma turma de alunos muito mais engajada e produtiva dentro das atividades propostas no treinamento. Não podemos nos esquecer que a mesma agilidade que os colaboradores terão, a gestão também terá. Ou seja, você poderá disponibilizar conteúdos, gerenciar atividades, se comunicar e acompanhar a performance dos colaboradores independentemente do local em que estiver.

Ofereça opções de interação

Ao treinar colaboradores a distância, é fundamental oferecer opções de interação. Dessa forma,  os mesmos poderão se comunicar e trocar experiências, seja com outros alunos ou com instrutores.

No modelo tradicional, é comum ter esse tipo de interação em salas presenciais, entretanto, com o funcionário a distância isso se torna um desafio. Com uma solução digital para gerenciar todo o seu treinamento corporativo, fica fácil resolver o problema.

Isso porque a tecnologia oferece muitos recursos como questionários, gamificação, chats, vídeo conferências, assim como apresentação de métricas, entre outras funcionalidades que podem contribuir muito no processo de aprendizado de cada colaborador.

A verdade é que com tantas opções de comunicação e interação, os profissionais poderão compartilhar experiências no decorrer do treinamento e sua empresa poderá contar um curso mais rico e atrativo. Além disso, vale lembrar que todo esse aprendizado compartilhado dentro de uma plataforma provavelmente resultará em excelentes resultados para a organização como um todo.

Monitore o desempenho da equipe

Muitas pessoas pensam que para treinar colaboradores a distância, basta compartilhar conteúdos pela internet ou oferecer uma comunicação adequada. Na verdade, para esse método funcionar de maneira eficiente, é preciso de mais.

Para garantir que cada profissional esteja de fato se desenvolvendo dentro dos processos de aprendizagem e adquirindo novas competências, é fundamental acompanhar o desempenho dos mesmos. Ao analisar métricas e verificar a performance da equipe no curso, será mais fácil identificar o que realmente precisa ser otimizado e quais pontos precisam ser melhorados. Isso com certeza aumentará o nível de assertividade do treinamento.

Gerencie de forma eficiente

Como você mesmo pôde perceber, o bom gerenciamento do treinamento é um fator fundamental para garantir bons resultados. Por isso, é preciso garantir que todos os processos aconteçam de forma ágil e descomplicada.

Além de disponibilizar aulas, é preciso gerenciar inscrições, desempenho, avaliações, atividades. Isso envolve uma série de dados e informações que podem ser usados para o desenvolvimento da sua equipe.

Por isso, um software LMS, para treinamentos corporativos, pode ser tão relevante dentro da sua estratégia. Com este tipo de solução, sua empresa ganha um leque de possibilidades e funcionalidades que podem ser utilizadas para a melhor capacitação dos profissionais.

Essa tecnologia oferece recursos que facilitam todos os processos e ações citadas aqui. Sua empresa poderá, por exemplo, disponibilizar conteúdos em diversos formatos, criar uma comunicação integrada e gerenciar tudo de forma prática e segura.

Conclusão

Por último, para fazer com que seu treinamento seja de fato efetivo e que seus funcionários adquiram novas competências, é preciso estar sempre atento ao desempenho de cada setor, às necessidades de cada profissional. Uma dificuldade no time de trabalho pode se tornar uma excelente oportunidade para desenvolver expertises que serão fundamentais para o crescimento do seu negócio.

Ou seja, ao treinar colaboradores, não basta apenas criar e compartilhar conteúdo, é preciso de fato acompanhar o colaborador em uma jornada de aprendizado constante, onde dicas e experiências possam ser compartilhadas em benefício do grupo.

Conteúdo produzido por iZap Softworks

Compartilhe nas redes sociais!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *