Como a tecnologia pode auxiliar sua clínica odontológica

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Incorporar os recursos e facilidades proporcionadas pela tecnologia na sua clínica odontológica é fundamental para mantê-la atualizada. Informe-se e conheça, através deste artigo, ferramentas tecnológicas que serão boas adições à sua clínica.

O emprego dos avanços tecnológicos alterou a forma de trabalho e a divulgação das clínicas odontológicas. São muitos os recursos disponíveis para maximizar a interação com o paciente, desenvolver o marketing, facilitar a gestão e os pagamentos, e mais.

Dentre tantas possibilidades, é preciso saber quais são as opções disponíveis e seus possíveis impactos. Afinal, não basta incorporar tecnologias sem compreendê-las.

Nesse artigo, abordaremos diferentes formas em que recursos tecnológicos podem ajudar sua clínica em vários campos. Desde a gestão até a divulgação da sua clínica odontológica.

Benefícios da tecnologia para as clínicas odontológicas

Sistema de agendamento ágil e prático, gestão competente e organizada e formas de divulgação que dá resultados: essas são ações essenciais para uma clínica odontológica de sucesso. E a tecnologia pode auxiliar seu estabelecimento em todos esses pontos. Leia nosso artigo para saber como.

Gestão facilitada através de softwares

Os softwares de gestão odontológica têm se tornado indispensáveis para um gerenciamento de qualidade e prático. Eles auxiliam no controle de fluxo de caixa, organização dos prontuários dos pacientes, planejamentos financeiro, controle de estoque e mais.

Tais funções substituem o uso e acúmulo de papel e reduzem a chance de erro humano ao executar atividades administrativas.

Aproveite a variedade de softwares para gestão e agendamentos no mercado. Escolha um que possua a combinação de recursos adequada às necessidades da clínica.

Agilidade através de Sistema de Agendamento Online

Além das funcionalidades citadas acima, existem outras facilidades derivadas de softwares que podem beneficiar a sua clínica odontológica. O sistema de agendamento online é uma dessas tecnologias.

Essa forma de agendamento dispensa a presença física ou contato pelo telefone para marcar horário de atendimento. As vantagens dessa tecnologia são numerosas.

Uma delas é a diminuição de atrasos e ausências. Devido a possibilidade de escolher o melhor horário com autonomia, o paciente está menos propenso a não comparecer a consulta. O envio de lembretes sobre a data agendada igualmente contribui nesse quesito.

O agendamento online pode ser especialmente atrativo às clínicas vinculadas aos melhores planos de saúde, que tendem a possuir agendas bem ocupadas. Com essa forma de agendamento, a secretária poderá atentar-se a outras tarefas importantes.

Destacamos que também há softwares de gestão que contam com agendamento online integrado ao seu próprio sistema. Dessa forma, é possibilitado o uso de um só programa para as duas finalidades.

Uso de redes sociais como ferramentas

As redes sociais são plataformas nas quais é possível encontrar potenciais clientes para sua clínica odontológica. Elas podem ser utilizadas para alcançar diferentes finalidades que auxiliaram na sua clínica. Citaremos algumas delas abaixo:

Comunicação e agendamento

As redes sociais podem ser utilizadas como mais uma forma de se comunicar com seus pacientes. Uma ferramenta específica para empresas muito utilizada nessa área é o WhatsApp business.

Para empregar o aplicativo no atendimentos aos pacientes, reserve um telefone somente para essa finalidade. Coloque as informações relevantes da clínica (funcionamento, local, etc.) no perfil. O agendamento por esse meio tornará o trabalho da secretária mais rápido e prático.

Aumento de visibilidade

Realize postagens regulares nas mídias sobre informações educacionais e conscientização acerca de saúde bucal. Essa medida apresenta diversos benefícios. Um deles é aumentar a visibilidade de sua clínica e a abrangência de público.

A presença nas redes sociais igualmente fortalecerá o vínculo entre a clínica e seus pacientes. Em adição, fará da sua clínica odontológica uma autoridade no assunto, gerando credibilidade.

Marketing por Indicação

O conteúdo postado, do qual falamos acima, também pode resultar em marketing por indicação ao ser compartilhado.

Isso acontece quando pacientes da sua clínica compartilham conteúdos para indicar seus serviços a amigos e parentes. As indicações têm potencial de atrair mais clientes e impulsionar sua venda de planos.

Atenção ao utilizar as redes sociais

Para aproveitar essas oportunidades de divulgação, é necessário mais do que dominar as funcionalidades da plataforma. O primeiro passo é ter conhecimento dos documentos que regulamentam a questão.

O Código de Ética Odontológica (CEO) do Conselho Federal de Odontologia (CFO) é um desses documentos. Segundos os capítulos voltados à propaganda e à publicidade, não é permitido, por exemplo, promover a venda de planos fazendo postagens com preços de serviços ou fazer ofertas gratuitas.

Outras condutas são igualmente proibidas de acordo com o CEO, por isso, certifique-se de que o conteúdo a ser divulgado respeita as diretrizes éticas da Odontologia.

Agora que se informou sobre melhoramentos centrados na tecnologia, avalie qual deles têm o maior potencial de alavancar o desempenho da sua clínica odontológica.

Conteúdo produzido por Jeniffer Elaina, da Smartia Seguros

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