Como ser mais produtivo no consultório odontológico? Confira nossas 7 dicas

with Nenhum comentário

Um dentista que alcança o sucesso na profissão sabe que precisa ter uma boa produtividade e atender uma ampla rede de clientes. Afinal, a rotina corrida desse profissional pode ser desgastante e um verdadeiro desafio. Nesse sentido, é importante colocar em prática algumas estratégias de como ser mais produtivo durante a jornada de trabalho.

Para isso, o planejamento é a palavra-chave de como organizar melhor o dia a dia e conseguir atender os clientes, desempenhando as demais tarefas com mais tranquilidade. A odontologia digital  é um claro exemplo de como essa área vem se modernizando, permitindo que você aumente o faturamento e se destaque ainda mais na profissão. Ou seja, são ótimos benefícios!

Quer melhorar a sua produtividade no trabalho? Neste post, reunimos algumas dicas sobre como você pode melhorar a rotina de atendimentos do seu consultório dentário. Continue a leitura para saber mais!

1. Crie uma agenda para as consultas

Reserve uma agenda completa apenas para a marcação de consultas dos pacientes. Existem plataformas profissionais on-line que disponibilizam uma agenda virtual para que os dentistas organizem os seus horários de compromissos com os clientes. O Google dispõe de uma ferramenta que também funciona como uma agenda, por exemplo.

Dessa forma, você consegue organizar melhor a sua rotina e saberá quais horários estão reservados para os clientes, além de poder especificar o tipo de atendimento que será feito, como cirurgia, consulta de rotina etc. Com isso, não corre o risco de esquecer alguma consulta que tinha marcado.

Além disso, lembre-se de incluir as informações pessoais e o contato do paciente para deixar tudo mais organizado. Assim, será possível entrar em contato facilmente com ele, caso haja algum imprevisto que faça você ter que atrasar o atendimento ou que leve você a não comparecer ao consultório.

2. Delegue as tarefas

Deixar acumular as tarefas não é uma boa ideia. Esse hábito poderá fazer com que você se sinta sobrecarregado, estressado e é um forte fator que o leva a não desempenhar um bom trabalho. Portanto, você deve delegar algumas atividades para seus funcionários.

Você pode deixar que a secretária faça a marcação de consultas e realize o atendimento telefônico aos pacientes. Desse modo, a sua produtividade aumenta e o excesso de trabalho é evitado.

3. Capacite os seus funcionários

Os funcionários refletem a imagem do seu consultório. A recepção, por exemplo, é o primeiro contato que o paciente tem com o seu trabalho e pode fazer toda a diferença para conquistá-lo e fidelizá-lo ou, então, para afastá-lo totalmente.

Nesse sentido, você precisa ter colaboradores treinados e com uma postura adequada. Para isso, forneça treinamentos e cursos para a sua equipe melhorar o atendimento e promover um serviço cada vez melhor para os clientes. Ofereça palestras de caráter motivacional para fazer com que eles se sintam valorizados e para estimular o trabalho da equipe.

Os funcionários devem estar preparados para lidar com o público, caso contrário, você pode escutar relatos negativos de clientes e o seu consultório pode não ser bem-visto perante o mercado.

4. Invista em um software de gestão

Se você quer saber como ser mais produtivo, a tecnologia pode ser uma excelente aliada. Muitas clínicas odontológicas e clínicas de radiologia já estão investindo em sistemas automatizados para tornar a rotina muito mais eficiente.

Existem softwares de gestão especializados na área odontológica que ajudam a simplificar os processos do consultório e organizar as tarefas. Todas as informações podem ser guardadas nesses sistemas de modo completo, reduzindo a necessidade de papeis e fichas que ocupam espaço.

Essas ferramentas automatizadas têm a capacidade de organizar a agenda de pacientes, controlar o fluxo de caixa (a entrada e saída de valores), monitorar as despesas, cadastrar os dados dos clientes, entre outras funções.

O acesso pode ser compartilhado com o dentista e também com os funcionários da recepção, por exemplo, para que eles tenham acesso às informações sobre cada paciente. Essa funcionalidade otimiza as tarefas e torna a consulta ainda mais ágil, sem influenciar na qualidade do atendimento. Pesquise os preços e as funcionalidades de cada ferramenta até encontrar aquela que mais se encaixa nas suas necessidades.

5. Contatar o paciente após o agendamento

Uma maneira de melhorar a produtividade dentro do consultório é entrar em contato com o paciente quando a data da consulta estiver se aproximando para confirmar o horário. Ao ser lembrado da consulta no dia anterior, há menos chances de o cliente se esquecer de comparecer no horário marcado.

Esse cuidado é útil para manter a sua rotina de atendimento como dentista, além de evitar atrasos e ausências do paciente, causados pelo esquecimento da consulta, o que é mais comum do que se pensa.

6. Planeje e organize as tarefas em uma lista

Todos os seus afazeres devem ser anotados em uma lista, que pode ser dividida por semana ou por mês, de acordo com a quantidade de tarefas. Assim, é possível planejar a rotina mais sabiamente.

Esse controle direto ajuda você a não correr o risco de deixar de executar uma tarefa importante por esquecimento, uma vez que tudo vai estar devidamente especificado em uma planilha. Então, para melhor organização, esse cuidado se revela fundamental.

7. Tenha prazos pré-estabelecidos

Estipule um prazo limite para a execução de cada tarefa pendente. Determine uma data específica para cada atividade. Com isso, você tem a noção exata sobre até quando deve realizar uma certa atividade, como a organização de planilhas financeiras, o pagamento de funcionários, o atendimento de pacientes etc.

Essas dicas vão ajudá-lo a melhorar a sua produtividade na odontologia. Afinal, saber como ser mais produtivo é o primeiro passo para melhorar a sua rotina profissional e prestar um atendimento cada vez melhor e mais eficiente para os seus pacientes. Como consequência do bom trabalho realizado, você poderá conquistar esses clientes e eles vão se tornar pacientes frequentes no seu consultório!

Compartilhe nas redes sociais!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *