
Definir seu posicionamento de mercado odontológico é a regra número 1 para conquistar seu “lugar ao sol”. De uma forma resumida, podemos dizer que posicionamento de mercado equivale ao modo como você vende seu peixe.
Se você quiser que alguém o compre, sabe que precisa destacá-lo entre as outras ofertas.
Porque, afinal, você tem concorrência.
E se não tiver clareza de qual “peixe” está vendendo — e para quem —, dificilmente você conseguirá ganhar atenção de possíveis interessados.
Você tem dúvida se está cuidando desse aspecto do jeito certo? Ou não faz a menor ideia de como criar seu posicionamento de mercado odontológico? Fique tranquilo, pois neste texto você vai encontrar.
Siga a leitura e esclareça suas dúvidas!
Passo a passo para posicionamento de mercado odontológico: um guia para você elaborar a sua estratégia
Pegue papel e caneta. Você vai precisar!
Não confie na memória ou na sua capacidade de explicar tudo apenas falando. Materialize as ideias, faça registros. Isso te ajudará a pensar com muito mais objetividade.
Nossa sugestão é que você use um caderno e coloque, em folhas separadas, cada uma das etapas abaixo. Anote as etapas no topo da página, usando-as como títulos.
Abaixo dos títulos, você anotará suas respostas. Não se preocupe em esgotar o assunto na primeira tentativa. Tire um tempo para pensar nas diferentes possibilidades. Pesquise. Analise a concorrência. E melhore suas propostas conforme adquire aprendizado.
Preparado para começar? Então siga estas etapas:
1. Estabeleça os objetivos do seu negócio
Quais são os motivos que te levam a investir no seu consultório? O que você espera obter com ele? Se as suas respostas são vagas, resumidas em palavras como lucratividade e reconhecimento, volte duas casas.
Para fazer um posicionamento de mercado odontológico eficiente você precisa ter metas mais pragmáticas. Uma dica para facilitar seu trabalho é usar a metodologia SMART.
Basicamente, essa técnica consiste em estruturar os objetivos de modo que eles sejam:
- Específicos: Onde você quer chegar? O que pretende realizar? Seja claro e conciso, definindo um norte para suas ações.
- Mensuráveis: Quais critérios você usará para avaliar seu progresso? O que representa um bom resultado para você?
- Atingíveis: Como chegará ao seu objetivo? Quais são as ferramentas e habilidades necessárias?
- Realistas: Alinhe seus objetivos com a realidade do mercado onde você está inserido, também considerando suas metas e recursos financeiros.
- Temporais (com prazos): Quando você propõe uma data-alvo para seus objetivos, consegue se programar muito melhor. Datas criam um certo “senso de urgência”, que afasta a temível procrastinação.
2. Identifique seus diferenciais
Para fazer essa parte de seu posicionamento de mercado odontológico, tenha em mente que existem mais de 330 mil dentistas no Brasil. A pergunta que você deve se fazer é: “por que alguém deveria escolher meu consultório, diante de tantas opções?”.
Perceba os quesitos que o destacam — e avalie em quais vale a pena apostar, para obter vantagem competitiva sobre a concorrência.
Alguns pontos que você pode analisar são:
- Localização geográfica, conveniência e acessibilidade;
- Inovação (novas soluções, diferentes daquelas já oferecidas por seus concorrentes);
- Qualificação profissional;
- Qualidade do serviço;
- Preço;
- Estilo de atendimento ao cliente.
3. Eleja seu público-alvo
A estratégia de segmentação é um elemento chave do posicionamento de mercado odontológico.É ela que determina a maneira de comunicar seu negócio, quais clientes deseja atrair e por quem deseja ser visto como referência.
Lógico, não se trata de “idealizar” um público-alvo. É necessário buscar coerência entre suas ambições, oportunidades reais e os recursos dos quais você dispõe.
Um bom ponto de partida é pesquisar informações sobre o público que, com maior probabilidade, terá interesse e pagará pelo seu serviço.
Nesse sentido, alguns indicadores úteis incluem:
- Faixa etária;
- Localização;
- Escolaridade;
- Nível de renda;
- Gênero;
- Valores;
- Estilo de vida.
A partir desse panorama, você poderá elaborar sua identidade de marca e desenhar sua estratégia de marketing.
4. Determine quais serviços serão oferecidos
Após a definição do público-alvo, siga sua elaboração de posicionamento de mercado odontológico investigando quais as principais “dores” de seus clientes.
Ou seja, descubra quais necessidades, problemas e preocupações motivam tais pessoas a procurar por um consultório odontológico.
Estruture seu mix de serviços de modo a atender essas demandas, tendo em vista que os serviços podem se complementar.
Desta forma, você garante a melhor experiência do cliente e aumenta sua fidelização — uma vez que ele passa a ver seu consultório como um local que concentra as soluções das quais precisa.
Posicionamento de mercado odontológico e marketing digital
As informações que você reuniu em seu posicionamento de mercado levam ao próximo estágio: a criação de sua proposta de valor.
Em síntese, sua proposta de valor equivale à promessa que você faz ao seu cliente. É a soma de diferenciais e vantagens que faz seu serviço ser percebido como uma escolha inteligente e satisfatória.
São essas características que você deve priorizar ao criar sua estratégia de marketing digital.
Seu posicionamento de mercado odontológico, somado à sua proposta de valor, indicam quais são os termos (palavras-chave) que devem ser usados em seu site, blog e redes sociais — a fim de atrair seus potenciais clientes.
Quanto mais específicos forem esses termos, mais assertiva será sua estratégia de SEO.
Para anúncios, vale a mesma regra. Considere os dados relacionados ao público-alvo para obter uma segmentação eficiente e, assim, direcionar a divulgação dos posts aos perfis de pessoas com maior probabilidade de adquirir seus serviços.
Existem diversas ferramentas de marketing digital que podem te ajudar nesse trabalho.
Porém, é compreensível que, além de desempenhar suas funções no consultório, cuidar de sua presença digital signifique uma grande sobrecarga.
Especialmente quando você não tem conhecimento técnico na área. A melhor solução é buscar profissionais que ofereçam tais serviços. Agências de marketing são uma boa opção.
Mas, se você quiser alguém que o acompanhe em todas as etapas — a começar pela definição de seu posicionamento de mercado odontológico — o ideal é que procure por uma consultoria em gestão de serviços.
Texto de Adriano Nodari, fundador e consultor sênior da Nodari Consultoria.
Compartilhe nas redes sociais!
Deixe seu comentário