Como melhorar o atendimento ao paciente no consultório odontológico

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Para um profissional que é graduado, capacitado e sabe muito bem o que faz, nunca está tudo perfeito. Dizemos isso por que é preciso estar melhorando sempre e buscando entender ainda mais o que o paciente pede.

Mesmo com um currículo de respeito, um profissional sempre poderá ter que preencher lacunas e não deve se limitar aos seus esforços dentro do consultório odontológico.

O paciente não vai apenas ao consultório para saber do seu problema, mas sim para ser atendido e entender o que estava acontecendo em seu específico caso. 

Ele sabe que o valor dos procedimentos não é muito barato, e por conta disso é que ele espera ter um atendimento de qualidade e que ele se sinta bem atendido.

Aqui nós vamos separar dicas valiosas para qualquer dentista, seja ele um experiente no mercado ou não. Confira:

Ambiente bem preparado

Nem sempre a visita a um médico ou dentista é prazerosa para um cliente, porém aos poucos isso vem mudando.

Portanto desde o momento com que ele chega até o seu espaço para o atendimento até o momento com que irá embora, precisa ser muito bem tratado.

Mesmo que você não esteja em um dia pessoal favorável, os pacientes precisam da sua máxima atenção, por que confiaram dinheiro e tempo em você.

Também pense nas instalações aos seus pacientes, por que essas devem ser confortáveis. Possuir bons estofados para que o cliente se acomode, como uma sala com wi-fi, café e ar-condicionado.

Faça com que o seu público não fique entediado enquanto espera por ser atendido.

Saber se relacionar bem e utilize o marketing digital

Já são várias as clínicas que possibilitam o agendamento online das consultas, o que convenhamos facilita muito a vida de quem está sempre trabalhando e quer saber antes de ir ao consultório quando poderá ser atendido.


E para que o paciente não se esqueça da consulta, você pode utilizar um sistema automático que te envie SMS. Assim o paciente saberá que ele é muito importante para o doutor.


É muito importante entender que, atualmente, para garantir seu espaço no mercado, o profissional da área da saúde deve estar sempre atualizado e investindo em ações que possam aumentar o tamanho da sua capacidade em investir no marketing digital.


A tecnologia está avançando a cada dia mais e nos proporciona termos acesso a softwares de análises de gestão, como o que alguns consultórios odontológicos já tem acesso.

Todas essas dicas devem ser estudadas na tentativa de melhorar cada vez mais o seu atendimento, mesmo depois que o paciente já tenha ido ao seu consultório e gostado da sua atenção.

Seja o mais profissional possível

Estabelecer uma relação de convívio com o cliente é sempre muito benéfico para um dentista, afinal você não sabe quando o paciente vai precisar retornar ao seu consultório e é claro, você vai querer continuar sendo o dentista dele.


Por isso que é importante manter um atendimento cordial, sendo um profissional compreensivo e que realmente se preocupe com os problemas de cada paciente. Faça isso sem perde o seu espírito e conduta profissional.

Não se esqueça do pós-atendimento

Nós não podemos nos esquecer de que para um cliente ter um bom atendimento, o pós atendimento também é muito importante.

A partir daí é que você vai poder saber do que caprichou e caso receba alguma crítica, aprender para melhorar e corrigir isso aos próximos.


Realize uma pesquisa de satisfação, independentemente de se isso for feito no telefone, e-mail ou SMS.

A maior parte dos clientes costuma responder e vai te ajudar a entender sobre o perfil de profissional que você é.

Organize os dados de cada um dos seus pacientes

Após saber o nome do paciente e os seus dados, todo o processo irá ficar mais prático e fácil.

Em uma clínica odontológica, é preciso saber o tipo de acompanhamento que cada paciente precisa, qual havia sido a data da sua última consulta e também a preferência por profissional que ele tem.

Assim, você saberá quando deve retornar o atendimento para avisar sobre um novo tratamento, ou mesmo para oferecer algum desconto promocional para aquele cliente que fez um orçamento.

Além disso, o atendimento de qualidade também tem a ver com eventuais atualizações de dados cadastrais, e se o cliente gostaria de receber mais informações sobre a sua clínica através dos canais de comunicação.

Não deixe de investir em tecnologia

Ainda vemos muitas clínicas que não tem um sistema de software e muito menos que são adeptos da tecnologia.

Mesmo que a agenda utilizada ainda seja bastante popular, ter um sistema que automatize os seus recursos é importante, pensando em garantir uma melhor integração dos processos e evitar perca dos dados dos clientes.

Quando se faz uso da tecnologia em um negócio, todos saem ganhando. O doutor pode ser avisado aonde esteja, pelo notebook ou no seu celular de uma nova consulta.

Além do que isso facilita as formas de comunicação tanto com os seus pacientes como com os seus atuais funcionários.

Lembre-se dos pacientes que podem te indicar

Receber pacientes que tem importância, seja financeiro ou que sejam conhecidos, é sempre muito importante.

E engana-se quem pensa que isso apenas acontece para grandes cidades onde estão pessoas famosas.

Você que é dentista em uma cidade do interior, também deve pensar nisso. É sempre viável para o seu negócio receber um político, médico local, atleta ou empresário de sucesso, por exemplo.

Quando você tiver um paciente desses para atender, não se esqueça de conversar sobre o mais variado tipo de assuntos.

Em situações como essas, é preciso aproveitar ao máximo para ter vantagens e adquirir outros clientes que venham de pessoas com alto poder aquisitivo.

Se você está pensando em implementar algum desses processos que comentamos, não esqueça de deixar o seu comentário ou continuar acompanhando as nossas dicas.

E não se esqueça que um profissional é sempre melhor quando ele opta por se atualizar e escutar o que os seus clientes pensam.

Conteúdo foi produzido por Quero Telefone


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