Como implementar a transformação digital na sua empresa

with Nenhum comentário

A transformação digital se tornou essencial para o processo de evolução das empresas. Saber como usar a tecnologia para otimizar processos e impulsionar equipes pode ser um excelente diferencial para o seu negócio.

A transformação digital vem transformando a realidade de muitas empresas. Negócios de todos os portes buscam na tecnologia soluções eficientes para otimizar seus processos e melhorar a qualidade do trabalho.

Conhecer as tendências da transformação digital e implantá-las deixou de ser uma necessidade para o futuro e atualmente se tornou um forte diferencial competitivo no mercado. Empresas que insistem em não adotar soluções digitais, por exemplo, acabam sendo deixadas para trás.

São muitas as ferramentas disponíveis e as possibilidades que a tecnologia oferece. Saber quais soluções utilizar e como dar os primeiros passos para se atualizar é fundamental para o sucesso do seu negócio.

Por isso, criamos este conteúdo para te mostrar como implementar a transformação digital na sua empresa e se beneficiar de todas as vantagens que as soluções tecnológicas oferecem. Continue a leitura.

O que é transformação digital?

Basicamente, podemos pensar na transformação digital como a implementação de soluções tecnológicas digitais na rotina das empresas, como computação em nuvem, softwares, aplicativos, plataformas e sistemas.

Essa transformação também é conhecida como jornada digital e tem como objetivo melhorar o desempenho das empresas, além de otimizar tarefas através da inovação. A implementação é feita por etapas, garantindo que a organização se adapte adequadamente e possa aproveitar melhor os benefícios e recursos da tecnologia.

É fundamental que durante a implementação da transformação digital, toda a empresa esteja empenhada em se adaptar e gerar vantagens competitivas que impulsione os resultados do negócio.

A transformação digital é um processo contínuo. Afinal, novas soluções surgem a todo momento. Dessa forma, organizações de todo o mundo investem cada vez mais em pesquisa e desenvolvimento para entregar experiências de qualidade para seus clientes e também colaboradores.

Diante disso, podemos concluir que a transformação digital é o estabelecimento de uma cultura de inovação, fundamental para geração de melhorias e novas oportunidades de negócio. É preciso lembrar que, para implementar a transformação digital, não é necessário mudar completamente o modelo de negócio da noite para o dia. A gestão pode manter as atividades e apenas utilizar a tecnologia para aperfeiçoar os processos.

Um exemplo dessa transformação gradativa é a otimização da produção no agronegócio, que conseguiu ganhar produtividade a agilidade à partir do aprimoramento das ferramentas utilizadas nas fazendas.

Como implementar a transformação digital?

A vantagem da utilização de recursos tecnológico nas empresas é indiscutível. A inovação fez com que o mercado se tornasse ainda mais competitivo. Ou seja, quem não investe em transformação digital acaba perdendo espaço para concorrentes.

Mas como implementar essa cultura em uma empresa? Como aproveitar os benefícios da transformação digital? Não se preocupe. Preparamos algumas dicas.

Identifique os problemas da sua empresa

Antes de qualquer coisa, é preciso entender sobre a atual realidade da empresa, diagnosticando problemas e desafios enfrentados. Nesse processo, é importante conversar com colaboradores e usar o feedback dos clientes para identificar com mais clareza as carências da organização.

Depois de saber quais os principais desafios e gargalos enfrentados, ficará mais fácil descobrir o que precisa ser otimizado e qual solução tecnológica pode ser utilizada. Para que a implementação da transformação digital seja de fato eficiente, é fundamental que as ferramentas e inovações adotadas atendam as necessidades reais do negócio.

Encontre parceiros tecnológicos no mercado

Outra recomendação importante é buscar um parceiro tecnológico no mercado. Se a sua empresa não possui equipe de TI, experiência ou expertise no desenvolvimento de soluções tecnológicas como softwares, por exemplo, você precisará de uma empresa aliada para trabalharem juntos nos projetos.

Um parceiro tecnológico poderá te ajudar na escolha da solução ideal, como um software sob demanda, que poderá ser desenvolvido especialmente para responder às necessidades e debilidades do seu negócio. É uma transformação muito mais cirúrgica e pontual, trazendo resultados mais consistentes e significativos.

Os estágios da transformação digital

Além dessas observações, sua empresa também precisará passar por algumas etapas. Antes de tudo, vale lembrar que é necessário conhecer os investimentos que já foram realizados pela empresa e quais ações já foram tomadas, para identificar em qual estágio da transformação a organização está.

1 – Adoção da tecnologia

Esta é a etapa em que sua empresa terá o primeiro contato com a nova solução tecnológica e verá na prática os benefícios da implementação. Porém, é importante que sua empresa não fique estacionada nesse estágio. Diante da competitividade do mercado, ficar sem se atualizar e sem desenvolver a cultura da transformação digital no seu negócio será prejudicial para sua empresa.

2 – Tecnologia como parte do negócio

Nesta etapa, os colaboradores percebem como as tarefas diárias da empresa se tornam mais práticas com a automatização de processos e o uso de recursos tecnológicos em geral. Isso faz com que uma cultura de inovação comece a ser disseminada pela empresa, onde os próprios profissionais da organização desenvolvem a expertise de integrar as soluções em suas rotinas, além de buscarem novas tecnologias.

3 – Tecnologia como parte da estratégia

Aqui a tecnologia não estará presente apenas nos processos e na rotina dos colaboradores, mas também nas estratégias de negócio. Nesta etapa, a gestão da empresa provavelmente incluirá ferramentas digitais em todo o planejamento futuro do negócio.

4 – Infraestrutura convergente

Esse estágio é para as empresas mais maduras na transformação digital. Essas organizações adaptam seus modelos de negócios para estarem cada vez mais alinhadas à inovação e às demandas de clientes. Um exemplo disso são as empresas de TI que usam métodos ágeis para aumentar a eficiência no uso de seus recursos.

5 – Inovação

É importante dizer que esse passo não é o final da transformação digital, mas um processo importante para consolidação dessa cultura. Essa é a etapa em que a empresa está tão inserida no contexto de novas tecnologias que ela já consegue fazer investimentos em pesquisas e desenvolvimento.

Aqui estão as organizações que lideram discussões sobre novas tecnologias e sempre adotam novos recursos buscando antecipar tendências.

Enfim, podemos afirmar que se manter bem informado sobre tendências tecnológicas e saber mais sobre a transformação digital pode gerar grandes oportunidades. Não deixe de se atualizar sobre o assunto.

Conteúdo produzido pela iZap Softworks.

Compartilhe nas redes sociais!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *