Como gerar leads qualificados para o seu negócio?

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O sucesso de uma empresa, seja qual for seu segmento, está nas vendas. Mas como atingir esse objetivo? Mantendo os clientes e conquistando novos. A área de Marketing é muito abrangente e eficiente para essa tarefa e oferece ferramentas para que o foco no cliente seja o principal. 

Para tanto, a utilização da internet, nos canais da empresa e nas redes sociais deve ser direcionado em conteúdo qualificado. E olha que opções não faltam. E os resultados que elas proporcionam podem ser de fato, concretos. O desafio é saber usar em favor do propósito. Para isso, conheceremos algumas definições.

O que é lead e como ele é gerado?

Lead é um potencial consumidor que demonstrou interesse em adquirir seu produto ou serviço. Identificado esse lead, ele passa a fazer parte do funil de vendas da empresa, e é trabalhado e conquistado pela equipe de Marketing visando, claro o fechamento do negócio.

Geração desses leads significa o início do interesse de um possível cliente num determinado produto ou serviço. Ou seja, é o ato de captar potenciais clientes para um negócio. 

E, o fato de gerar esses leads não é o suficiente para trazer benefícios a sua empresa, produto ou serviço. Esses novos contatos precisam criar uma relação de afinidade com o que está sendo oferecido. Por esse motivo, esses leads precisam ser qualificados, ou seja, ser um contato capturado que demonstrou interesse ou intenção de compra e se encaixa no perfil de público-alvo da sua empresa, sendo naturalmente mais propenso a se tornar um cliente do seu negócio. 

Como qualificar os leads?

Métodos de geração de leds qualificados podem se traduzir em campanhas em redes sociais, e-mail marketing e até publicidades em mecanismos de busca na rede. Tais ações se concretizam com o uso de ferramentas específicas, as quais criam e automatizam esses processos: geração de leads qualificados.

Para isso, é preciso investir na atração e segmentação dos contatos mais propensos a fechar negócio, alinhando a qualidade de forma que supere a quantidade. 

Conquistar seu cliente a qualquer preço. Vale a pena?

Aí, voltamos na questão de qualidade. Essa ansiedade na busca por clientes pode afetar em cheio toda a proposta de captação paralela à fidelização que a empresa possa ter conquistado.  

A vontade de utilizar as redes sociais a seu favor, de forma a inflar, de forma artificial a busca pelo perfil de sua empresa, produto ou serviço, com o objetivo de torná-la mais relevante é tentador. Mas fazer isso de forma artificial pode desfocar seu cliente.

Você pensa que, de forma assertiva, seu serviço chegará ao seu possível cliente e, isso não ocorre. 

Um bom exemplo disso é o Instagram. Ele está em ascensão e já alcançou a elite das redes sociais. Muitas empresas, de segmentos variados têm se utilizado dela para vender e fortalecer suas marcas. Porém, algumas estatísticas e experimentos revelam que seguidores comprados não fazem perfil ser mais popular entre pessoas reais. Diversos aplicativos e plataformas na web prometem aumentar o número de visitantes e aspirantes a clientes.

Num case: a empresa investiu pesado em um criativo para Instagram Stories e publicou no melhor horário e dia. A campanha teve tudo para dar certo, mas, na prática não deu. Isso acontece por que seus seguidores (não conquistados individualmente), em sua maioria, eram perfis falsos. Eles não interagem e não se interessam pelos posts. E isso leva todos os investimentos e tentativas para conquistar novos clientes abaixo. 

Quantidade ou qualidade

Entra na questão de optar pelo que é mais vantajoso para a empresa: trazer uma quantidade infinita de seguidores, gerar leads de qualidade e não atingir seu público realmente relevante. Ou direcionar esses possíveis clientes gerando um conteúdo adequado, com qualificação de palavras e frases. 

Além do que pode representar uma atitude arriscada, trazendo prejuízos, falta de credibilidade para a imagem da empresa, serviço ou produto. Portanto, é importante verificar a seriedade e o resultado que apresentam as empresas que vendem seguidores.

Estratégias

Se você pretende montar uma boa estratégia de relacionamento, interagindo com pessoas reais e que possam, de fato, se tornar clientes, avance na questão de gerar leads eficientes. Na hora de criar anúncios em motores de busca, produza conteúdo com palavras-chave mais específicas, que revelam uma intenção de pesquisa mais direta, ou até utilize sinônimos destas mesmas palavras, pode ser uma prática bem aceita.

A produção de conteúdos de conhecimento técnico também é uma boa alternativa para atrair leads que tenham esse mesmo interesse e, que possam usufruir do produto e serviço oferecido.

Então, dentre as dicas para que você consiga gerar leads em seu negócio, está a utilização de ferramentas para criar uma lista de contatos; investir em produções de conteúdos realmente interessantes; definir bem o público-alvo e ser honesto nas abordagens.

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