Como fazer a manutenção do aparelho odontológico? Entenda com o passo a passo

with Nenhum comentário

Com que frequência você faz a manutenção do aparelho ortodôntico que você utiliza?

Embora o uso dos aparelhos sejam algo muito benéfico para estética e saúde bucal, muitos pacientes se sentem incomodados quando se trata de realizar a manutenção deste dispositivo.

A verdade é que, a manutenção é parte essencial do tratamento, sendo assim, neste artigo vamos abordar esse assunto e te orientar a fazer este procedimento de maneira mais eficaz para assim reduzir suas idas ao dentista. 

Porquê é importante realizar a manutenção do aparelho ortodôntico?  

Para iniciar, é necessário ressaltar a importância deste procedimento para o sucesso do seu tratamento, seja ele qual for. 

A manutenção do seu aparelho ortodôntico vai garantir que os resultados aconteçam no prazo esperado além de prever complicações ou até mesmo a diminuição do tempo que você ficará utilizando o dispositivo. 

Dessa forma, realizar as visitas regularmente é a única maneira segura de você se livrar do aparelho e ter o seu tratamento concluído com eficácia. 

Como fazer a manutenção do aparelho ortodôntico?

O processo da manutenção do aparelho ortodôntico acontece da seguinte forma: 

  1. O profissional irá pressionar o arco do aparelho, pois é natural que com o tempo o ajuste perca efeito devido aos dentes estarem se movendo causando uma folga, sendo assim, ele irá apertar este arco fazendo com esta pressão volte a acontecer. 
  1. Neste procedimento, é feita também a substituição das borrachas que fixam o fio metálico e assim a correção volta a acontecer da maneira correta. 

Vale lembrar que a manutenção do seu aparelho nem sempre irá acontecer de maneira igual, este processo se baseia inteiramente na avaliação prévia do dentista que acompanha o seu tratamento onde o mesmo te fará com precisão as ações de manutenção para que a correção continue a acontecer. 

Qual o prazo das manutenções do meu aparelho ortodôntico? 

Em média, as alterações e modificações realizadas pelo dentista na manutenção duram cerca de 30 dias.
Este tempo pode variar de acordo com a situação de cada paciente, porém, aqueles que visitam o dentista regularmente dentro dos prazos estabelecidos tendem a acelerar o processo devido aos avanços e melhorias que só podem ser feitas por meio desta avaliação no momento da manutenção. 

Este procedimento causa dor?

Devido a pressão que é feita novamente na boca por meio do aperto do arco e substituição das borrachas. é provável que você sinto um incômodo ou dores nos primeiros dias após a manutenção.
As dores devido a instalação do aparelho ortodôntico ou a sua manutenção é algo normal deste tratamento (diferente da dor de dente), porém, se esta dor foi muito intensa o que pode ser feito é pedir para o seu dentista uma recomendação de analgésico para aliviar nos primeiros dias este incômodo. 

É importante ressaltar que o uso desses medicamentos devem ser feitos com a supervisão do seu dentista, respeitando a dose e frequência do seu uso. 

Sendo assim, não é recomendado o uso de medicamentos por conta própria para amenizar as dores ocasionadas pela manutenção do aparelho odontológico

Manutenção para outros tipos de aparelho ortodôntico

Se você chegou até aqui considerando o uso do aparelho ortodôntico e queria saber mais sobre a sua manutenção, os próximos parágrafos podem te ajudar! 

Devido a variedade de modelos e tipos de aparelhos bucais, as instruções acima só são aplicadas ao modelo convencional (fixo metálico). 

Já que neste artigo focamos exclusivamente neste modelo, abaixo citaremos uma lista com os principais tipos de aparelhos para que você conheça: 

  • Aparelho fixo metálico;
  • Aparelho autoligado;
  • Fixo estético;
  • Alinhador transparente; 
  • Lingual;
  • Extrabucal e
  • Expansor palatino.

Uma dica importante! 

A decisão para o uso do aparelho requer muita cautela, acima de tudo porque queremos contar com o acompanhamento de um bom profissional principalmente no momento das manutenções. 

Neste sentido, a contratação de um plano odontológico pode ser a melhor solução, já que, esses convênios odontológicos contam redes credenciadas nos principais consultórios e redes odontológicas do país além de ótimos dentistas e uma grande variedade de procedimentos incluindo a manutenção do seu aparelho ortodôntico. 

Espero que este artigo tenha sido útil para você, até a próxima! 

Conteúdo produzido por Anubis Corretora de Seguros

Compartilhe nas redes sociais!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *