Como criar um espaço de trabalho harmonioso e cooperativo

with Nenhum comentário

Essas organizações com visão de futuro reconhecem que, ao fornecer um ambiente que nutre o bem-estar e a felicidade de seus funcionários, aumentará o engajamento, a criatividade e a produtividade dos funcionários, o que, por sua vez, impulsiona os resultados financeiros da empresa.

Escritórios modernos devem facilitar o trabalho flexível

A tecnologia avançou a um ritmo incrível e mudou dramaticamente a forma como vivemos. Antes de todos nos tornarmos tão apegados aos nossos telefones celulares, nossas vidas sociais eram organizadas com bastante antecedência e as datas do diário eram estritamente respeitadas. Algo que as gerações Y e Z não serão capazes de se relacionar.

Hoje em dia, podemos ser muito mais flexíveis e improvisados. Os detalhes dos planos sociais podem ser deixados para o último minuto, com a certeza de que os amigos terão seus celulares com eles. Essa atitude mais flexível migrou para o local de trabalho. 

A tecnologia nos permite trabalhar de praticamente qualquer lugar, então já se foram os dias em que ficava sentado na mesma mesa o dia todo, com uma incursão ocasional pré-programada em uma sala de reuniões. 

Fornecer às pessoas um espaço comum prontamente disponível para reuniões improvisadas permite um nível de flexibilidade que ajuda a fomentar a criatividade e a produtividade. 

Um espaço comum também oferece aos indivíduos a oportunidade de interagir com pessoas de outras equipes e departamentos que eles normalmente não encontram.  Esse muitas vezes é o fator que algumas startups, que já possuem um modelo disruptivo, procuram coworkings para alocar parte de sua equipe de colaboradores.

Só no Coworking Webtrends, por exemplo, 4 startups contrataram coworking individual e coletivo para suas equipes. Existe um modelo ainda mais moderno que é o de escritório virtual, mas isso já foge um pouco de nosso tema.

Em uma época em que estamos muito ansiosos para enviar um e-mail em vez de pegar o telefone ou nos encontrarmos cara a cara, criar um ambiente que fomente a comunicação e ajude a desenvolver relações de trabalho saudáveis ​​só pode ser uma atitude positiva. 

Um tamanho não serve para todos

Os espaços comuns vêm em todas as formas e formatos diferentes. Conhecemos muitos clientes que desejam replicar um espaço comum que viram funcionar com sucesso em outra organização. É importante lembrar que o que funciona para uma organização não funciona necessariamente para outra.

O que sua empresa e seus funcionários fazem, como gostam e precisam trabalhar e a cultura existente da empresa devem ser levados em consideração cuidadosamente. É claro que você também precisa considerar o espaço e o orçamento disponíveis. 

Não é de se admirar que tantas organizações não entendam tudo da maneira certa e percebam que seu espaço comum é subutilizado. O que poderia facilmente se pagar em pouco tempo, por meio do aumento da produtividade, pode rapidamente se transformar em uma sobrecarga cara.  

Portanto, vamos examinar com mais detalhes algumas das questões que você precisa resolver ao considerar a criação de um espaço de trabalho colaborativo.

O que você quer alcançar?

A primeira pergunta a fazer é: qual é o propósito do seu espaço de trabalho colaborativo? Isso não é necessariamente tão simples quanto pode parecer. É simplesmente para fornecer aos funcionários um espaço alternativo de trabalho, longe de sua mesa? 

É prontamente reconhecido que sentar atrás da mesma mesa das 9 às 5 não é saudável ou propício à produtividade. Criar uma opção alternativa para que eles possam se beneficiar de uma mudança de cenário é um propósito muito viável.

Ou você deseja fornecer um espaço que permita que os funcionários desliguem completamente o trabalho por um curto período de tempo – para se reenergizar e se concentrar novamente? 

Como alternativa, o seu escritório pode ser um movimentado escritório de plano aberto e, portanto, você se beneficiará em oferecer uma área que oferece um pouco de silêncio e privacidade para ligações e reuniões. 

O objetivo do seu espaço de trabalho colaborativo será muito específico para sua organização. Mas dedicar algum tempo para realmente pensar no que você deseja alcançar e no que deseja oferecer, pagará dividendos a longo prazo.

O que seus funcionários precisam?

Tendo definido o propósito do espaço de trabalho colaborativo, você precisa se certificar de que ele funciona para os indivíduos de sua organização. Se for um espaço onde vão trabalhar individualmente, querem sentar – se, levantar-se, encostar-se ou empoleirar-se? Eles ficarão felizes em bancos comuns ou precisam de um canto de leitura tranquilo e confortável? 

A idade e a demografia de sua força de trabalho terão uma grande influência nas respostas a essas perguntas. A boa notícia é que, se você tem funcionários de várias idades, existem muitas soluções que permitem criar um espaço que atende a todos.

Você também precisará considerar as atividades que acontecerão no espaço. Se é onde as equipes vão se reunir para discutir ideias, elas preferem ficar em torno de um quadro branco ou precisam da privacidade de um grupo comum? Eles exigem acesso a bebidas ou tecnologia ou recursos específicos? 

Se você está criando um espaço para eles desligarem do trabalho, o que você vai oferecer? Um espaço flexível que pode ser facilmente liberado para ioga ou uma mesa que se transforma em mesa de sinuca?

Que espaço e orçamento você tem?

Essas são, obviamente, duas das maiores questões, mas nós as deixamos no final, porque, independentemente do tamanho do espaço e do orçamento, sempre há uma solução. Com qualquer novo projeto ou reforma de escritório, é essencial que as questões acima sejam completamente consideradas antes que o espaço e o orçamento sejam examinados. 

A vasta gama de interiores de escritórios e a flexibilidade que eles podem fornecer significam que criar alguma forma de espaço de trabalho colaborativo é uma opção muito viável para a maioria das organizações. 

Mudança de postura

A mesa com altura ajustável está se tornando cada vez mais popular. Estudos mostram que uma mudança na postura pode ajudar na concentração das pessoas. E vamos enfrentá-lo, todos nós temos diferentes formas, tamanhos e alturas, então uma mesa de tamanho único não vai necessariamente servir para todos. Por que não dar a seus funcionários a opção de ajustar a altura da mesa e ter certeza de que estão confortáveis ​​no trabalho?

Interação social

As mesas de cluster de quatro pessoas são uma das configurações mais populares em escritórios de plano aberto. Não apenas oferecem espaço pessoal e armazenamento, mas a pequena quantidade de exibição incentiva a colaboração e a interação. 

Área de produtividade

Espaços de pausa são úteis em muitos cenários. Em escritórios de plano aberto ocupados, eles podem fornecer um canto tranquilo para o trabalho individual e também podem fornecer uma área onde as equipes podem se reunir e colaborar em projetos.

Área de entrega

Por que não fornecer estações de trabalho com altura ajustável em uma área flexível de drop-in ou hot desk? Os usuários podem escolher ajustar as alturas das mesas de acordo com sua preferência e os trabalhadores nômades podem optar por trabalhar em um laptop ou se conectar por meio de um terminal fixo de computador.  

Espaço blindado

Em um espaço de trabalho colaborativo movimentado, às vezes a privacidade e o silêncio são fundamentais. Esses pequenos espaços blindados fornecem a zona de trabalho privada perfeita para momentos em que os indivíduos precisam se concentrar sem nenhuma distração.

Espaço de trabalho privado

Esses espaços celulares levam as coisas um passo adiante e fornecem um espaço privado e isolado onde os trabalhadores podem se isolar e se absorver totalmente em seu trabalho.

Espaço de brainstorming

A flexibilidade nos espaços de trabalho comuns é fundamental para garantir que a área seja totalmente utilizada. Uma configuração de assento em forma de L com opções adicionais de assento móvel garante o espaço adequado para grupos grandes e pequenos. Também há muitos produtos acústicos que podem ser instalados para ajudar a garantir que o ruído de grupos maiores não perturbe o resto do escritório.

Espaços informais de reunião

Se as salas de reunião são como ouro em pó em seu escritório, então este centro de reuniões informal oferece um espaço perfeito para pequenas reuniões improvisadas. Isso não apenas libera um tempo valioso na sala de reuniões, mas também incentiva o trabalho colaborativo sem que os colegas se preocupem com a possibilidade de suas conversas atrapalharem o resto do escritório.

Reuniões ad-hoc

Este é outro espaço de reunião informal. O escudo fornece privacidade, permitindo que pequenos grupos de colegas de trabalho se reúnam e compartilhem ideias ou realizem reuniões informais rápidas com os clientes.

Cultura de criatividade

O poder do quadro branco nunca pode ser subestimado. É onde as ideias são formadas e compartilhadas, os planos são definidos e a clareza é alcançada. Fornecer os recursos e a mídia corretos em seus espaços colaborativos ajudará os funcionários a trabalharem juntos de forma mais eficaz e produtiva.

Esperamos que algumas dessas ideias de espaço de trabalho colaborativo tenham dado a você o que pensar, mas, como mencionamos anteriormente, há muitas soluções possíveis a serem consideradas e ficamos felizes em oferecer conselhos e ajudar a orientá-lo.

Conteúdo produzido por Afiliados na Web

Compartilhe nas redes sociais!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *