Como aumentar as vendas? Sorria

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Deseja descobrir como aumentar as vendas? Sorria. É o que afirma o palestrante Wesley Alves, especialista em palestra de vendas.

Exatamente, abra um belo sorriso para o seu cliente, procure ser simpático e o deixe confortável durante toda a sua abordagem.

É engraçado pensar que um simples sorriso tem a capacidade de converter um atendimento em vendas, mas esta é uma das verdades mais interessantes que envolvem este universo, pois trata-se de algo simples, mas que gera sensações positivas aos consumidores.

Um simples sorriso e um atendimento baseado na educação pode mudar a ideia do cliente sobre ele precisar ou não de determinado produto uma vez que essas atitudes provocam sensações positivas entre as pessoas deixando-as mais seguras, felizes e inclusive impulsivas. 

Quer saber mais sobre como aumentar as vendas através de sorrisos? Confira no texto. 

Aprenda como aumentar as venda sorrindo

“Quanto custa sorrir? Não custa nada. Quanto custa não sorrir? Tudo”, frase motivacional para vendas dos maiores especialistas em tecnologia e marketing, Guy Kawasaki, descreve o poder do sorriso em seu livro Encantamento: A arte de Modificar Corações, Mentes e Ações. 

Em alguns trechos do seu livro Guy descreve que o sorriso passa uma mensagem inconfundível a respeito do estado de espírito das pessoas que é algo completamente diferente do “não sorriso” que gera interpretações irreais, negativas e que prejudicam sua “imagem”. 

Por exemplo, quando uma pessoa não sorri ela pode simplesmente não estar se sentindo bem, mas na cabeça de outra pessoa que tenta algum tipo de contato pode gerar outra interpretação como mau humor, indiferença, raiva e até falta de educação, que segundo Guy são características que não ajudam nem um pouco a encantar as pessoas. 

A venda é basicamente um processo de encantamento, portanto, a tarefa é fazer o seu cliente se encantar pelo seu produto ou serviço como também por você, vendedor, o máximo possível. 

Quanto mais encantado, confiante, aberto e principalmente feliz o cliente estiver, maior será a chance de converter a sua venda e ainda fazê-lo se tornar um cliente fiel no futuro. 

O sorriso é uma ótima ferramenta de vendas

Experimente ficar de cara fechada enquanto um cliente se aproxima de você. 

Mantenha-se com a fisionomia séria enquanto o atende e não demonstre nenhum tipo de afeto no processo de venda. 

Faça este processo de vendas ser algo bem “robótico” com o mínimo de interferências sentimentais que poderiam favorecer a venda de determinado produto. 

Agora note o seu potencial cliente saindo do seu negócio sem comprar absolutamente NADA.

Ao fazer isso as chances de o atendimento converter uma venda é praticamente nula, a não ser que você comercialize algo essencial ou exclusivo que não pode ser encontrado em nenhum outro lugar com a qualidade ou preço com que seu negócio trabalha. 

Saiba tudo sobre motivação para vendas e invista em uma abordagem mais profissional e inteligente.

Um sorriso no rosto faz toda a diferença em um processo de vendas e tem a capacidade de gerar boas experiências fazendo com o que o consumidor sinta vontade de vivê-la novamente. 

Já uma experiência ruim não apenas prejudica a venda como pode gerar uma fama extremamente negativa ao seu negócio, pois o consumidor relacionará a sua marca com falta de educação, mau humor e até mesmo como uma experiência fria e sem estímulos. 

Além disso, vale destacar que os benefícios de um sorriso não são apenas voltados as vendas, mesmo que este seja o objetivo principal do seu negócio, pois o sorriso pode provocar uma série de resultados positivos justamente por transformar a sua imagem em frente às pessoas. 

Através de um simples sorriso do vendedor o seu negócio pode:

  • Contagiar as pessoas, deixando-as mais felizes, confiantes e dispostas a comprar;
  • Favorecer a comunicação com o público, pois ele é linguagem universal da simpatia;
  • Motivar as pessoas tanto a consumir algo como falar bem do negócio às pessoas;
  • Liberar substâncias como dopamina e endorfina que acalmam e eleva o humor; 
  • Tornar as experiências mais agradáveis e memoráveis. 

Capacite a sua equipe a sorrir para aumentar as vendas

Pode parecer estranho, mas a sua empresa precisa começar a pensar-me treinamentos para atendimento eficaz ao cliente e isso não significa apenas fazer com que os seus vendedores conheçam o seu produto ou serviço e sejam ágeis durante todo o processo. 

Sorrir para aumentar as vendas tem a ver com experiência do cliente. Ou seja, é o processo de tornar o contato do cliente com a sua marca o mais interessante, positivo e memorável possível e definitivamente o sorriso tem a capacidade de fazer isso – além de promover fidelização. 

No entanto, não pense que basta o seu vendedor colocar um sorriso amarelo no rosto para que as vendas tripliquem. Pelo contrário, o atendimento precisa ser sincero e motivado pela simpatia, educação e às vezes humor, mistério e outros sentimentos que sejam positivos. 

O sorriso precisa ser algo natural para manter sua equipe de vendas motivada, precisa ser treinada e principalmente motivada – afinal de contas, é impossível fazer um vendedor infeliz no trabalho sorrir ao cliente. 

Algumas dicas interessantes para capacitar a sua equipe a “sorrir” no atendimento são:

  1. Comece motivando a sua equipe e deixando-os confortáveis no trabalho; 
  2. Transmita conhecimento, confiança e observe o atendimento atual que oferecem;
  3. Dê sugestões de mudanças de comportamento com dicas que a favoreçam;
  4. Faça com que aprendam a deixar o clima mais descontraído, mas não desrespeitoso; 
  5. Deixe claro as suas expectativas e os pilares de um atendimento que vende.

Outra dica essencial é corrigir o atendente, mas no particular. Evite colocar defeitos em seu trabalho na frente de outros colaboradores, pois isso gera revolta em toda a equipe. 

Portanto, caso note a necessidade de determinado atendimento mudar sua postura faça observações educadas no particular e aproveite para motivá-lo ainda mais para um serviço mais eficiente. 

Contrate uma palestra para sua equipe!

Outra medida que pode te ajudar neste processo de como aumentar as vendas do seu negócio sorrindo é elaborando treinamentos, workshops e principalmente palestras a sua equipe.

Entre em contato com a nossa equipe e tire as suas dúvidas a respeito do nosso trabalho para que a sua equipe receba orientações e motivação necessária para um bom atendimento.

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