Carreira na Odontologia: 3 Verdades que ninguém te conta

with Nenhum comentário

Existem diversos textos na internet sobre a carreira na odontologia que já estamos cansados de ler e reler. Muitas dicas, relatos e orientações de como ser um bom profissional, agregar experiências ainda na graduação e por aí vai. 

Porém, existem coisas muito importantes que são pouco faladas nesse meio, quando não deveriam ser esquecidas de nenhuma forma! Por isso, nesse conteúdo irei te contar as 3 verdades que poucos sabem sobre seguir a Carreira na Odontologia!

1. A residência em odontologia vai muito além de bucomaxilo e saúde coletiva!

Quando alguém fala em residência logo pensamos em bucomaxilo ou saúde coletiva. Porém, existem diversas outras áreas que são pouquíssimo disseminadas e que merecem nossa atenção. É o caso das residências de:

  • Oncologia
  • Atenção ao paciente crítico
  • Urgência e Trauma
  • Cuidados Paliativos
  • Cuidado Cardiopulmonar

Essas são especialidades de residência multiprofissional que existem na odontologia, e que poucas pessoas pensam em seguir carreira justamente porque ainda não são tão disseminadas na área.

Essas especialidades ampliam muito o espectro de atuação do cirurgião-dentista e expandem suas possibilidades dentro do mercado de trabalho. Pensa com a gente: se são áreas pouco difundidas, se tornar um especialista nelas te torna um profissional com grandes diferenciais.

2. Não é só médico que pode ganhar bem em concursos

Infelizmente, não é raro escutarmos aspectos ruins relacionados à carreira. Sobre o quanto nossa profissão é, por vezes, desvalorizada e como isso reflete nos salários oferecidos.

Porém, existem muitas oportunidades de concursos excelentes que oferecem condições e remunerações que irão te surpreender (algumas podem chegar aos R$20 mil).

Os concursos se mostram opções bastante promissoras, mas pouca gente vai te falar sobre eles, por não ser uma escolha tão comum em nossa área.

Por isso, você precisa ter uma fonte segura para te manter informado sobre as boas oportunidades e as melhores formas de se preparar para esses certames. 

Seu sonho é abrir um consultório? Então os concursos de prefeituras podem ser uma ótima opção para você.

Com o dinheiro que irá receber mensalmente e a estabilidade do cargo, poderá se estruturar financeiramente para construir sua tão sonhada clínica odontológica. Você faz sua escada para o sucesso!

3. Dentista pode e deve fazer pesquisas na área de saúde

O dentista é um profissional essencial no desenvolvimento da inovação científica na área da saúde. Isso pode parecer óbvio e você pensa: “claro!

Podemos pesquisar sobre dentes, melhores dentifrícios ou materiais dentários”. Mas, não. A pesquisa em odontologia não se limita ao órgão dentário!

Existem diversas iniciativas correlatas que precisam de profissionais da odontologia para se desenvolver. Um exemplo disso são as linhas de pesquisa em câncer bucal, em que a maioria são lideradas por dentistas!

Sabemos que o câncer é uma doença que deve ser tratada por um médico especializado, porém, existem vários dentistas que lideram linhas de pesquisa que buscam desmistificar a doença e encontrar terapêuticas alternativas.

Como é o caso da Professora Clarissa Gurgel, pesquisadora da FioCruz, membro da American Association for Cancer Research e dentista, que atua tanto na área de câncer bucal quanto de hepatocarcinomas.

O leque de opções é extremamente vasto para as profissões da saúde, e na odontologia isso não é diferente!

Esperamos que com essas 3 verdades possamos abrir mais a sua mente quanto aos diversos caminhos que podem ser seguidos na odontologia, que vão muito além do atendimento clínico.

Nossa profissão é extremamente complexa, e com dedicação e comprometimento podemos seguir uma Carreira de sucesso e que foge do senso comum!

Conteúdo produzido por Sanar Saúde

Compartilhe nas redes sociais!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *