6 Passos para manter uma boa liderança em um consultório odontológico

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Foi promovido a líder de equipe no consultório odontológico e está com o seu novo papel? Esta é sua primeira experiência em liderar uma equipe?  

Parabéns por entrar no primeiro passo de um papel de liderança.

Embora seja muito empolgante, entendo que você possa estar preocupado e ansioso com o novo papel no consultório. 

Afinal, novas responsabilidades estão surgindo agora para você. Um líder é uma pessoa que influencia um grupo de pessoas na conquista de um objetivo.

Liderança é uma arte de motivar as pessoas a agir para alcançar um objetivo comum. A liderança eficaz é inspirar as pessoas e envolver a equipe através de uma comunicação eficiente. 

Para simplificar ainda mais, o líder é o diretor de qualquer ação realizada pela equipe. 

Não é necessário que as ideias que estão sendo implementadas pelo líder sejam originais. 

No entanto, um líder é quem discute as ideias com a equipe para apresentar as que podem ser implementadas. 

E se você quer exercer o papel de líder da melhor maneira, confira as as dicas que separamos para você:

1- Como ser um bom líder de equipe?

O que você acha que, como primeiro passo, precisa saber para se tornar um bom líder de equipe em um consultório odontológico? 

Vejamos o primeiro segredo do sucesso. 

Como membro da equipe, você pode ter se preocupado mais com o seu sucesso e sua carreira, mas para se tornar um bom líder de equipe, deve se preocupar mais com o sucesso e a carreira dos membros do time.  

2- O otimismo

Como dito por Winston Churchill, “um pessimista vê a dificuldade em todas as oportunidades; um otimista vê a oportunidade em todas as dificuldades.” 

Um líder otimista procurará uma oportunidade, mesmo em uma situação difícil. Ele ou ela nunca iria parar, mesmo se a situação vai contra o plano. 

É essencial que o líder tenha essa qualidade, pois isso impulsionaria toda a equipe a trabalhar positivamente em direção ao objetivo comum.

Essa é uma qualidade imprescindível para liderar todos os envolvidos dentro de um consultório e aprimorar o atendimento aos pacientes.

E mesmo que o consultório esteja usando um endereço fiscal durante a pandemia, ou até mesmo um escritório virtual, é importante manter a liderança de forma remota. 

3- A competência

Também é importante que o líder seja competitivo e atualizado. Afinal, é preciso continuar educando a consciência para desenvolver e crescer ainda mais. 

Obter conhecimento dentro e fora do trabalho ajudaria os líderes a manter um bom relacionamento e criar uma rede profissional. Líderes experientes são sempre muito respeitados pela equipe. 

Ao adquirir conhecimento, os líderes devem ser gentis e acessíveis. Uma equipe é um grupo de pessoas diferentes, com habilidades diferentes.  

Pode haver um membro da equipe que talvez não consiga se comunicar com fluência ou sinta um desconforto ao falar na frente da equipe. 

Ser gentil com a equipe ajudaria os líderes a encontrar esses talentos ocultos.

4- Planejamento e priorização

Sem um planejamento adequado, um líder não pode direcionar a equipe e alcançar os melhores resultados.

Para se tornar o melhor líder, é altamente recomendável ter um planejamento adequado antes de pensar nas outras etapas.  

Nesse mundo tecnológico, exigente e em rápida evolução, tornou-se muito comum não gastar tempo suficiente para o planejamento. 

Um planejamento inadequado teria mais impacto em termos de custo, qualidade e cronograma. Isso também impactaria a credibilidade da gerência e da equipe. 

Divida as metas maiores em metas menores e priorize-as da maneira mais fácil de alcançar. Discuta com a equipe e ajuste-as, se necessário. Gerenciar uma equipe todos os dias é muito importante para um líder.  

5- Delegação de tarefas

“Ao delegar tarefas, você cria seguidores. Ao delegar autoridade, você cria líderes.” 

Como líder, deve-se aprender como delegar o trabalho e o que fazer. Delegar de forma correta impactar positivamente a carreira de seus membros e ajuda a construir sua carreira. 

Isso também ajuda a elevar líderes sucessivos por meio do planejamento de sucessão. 

Essa é uma das responsabilidades de um líder. No entanto, lembre-se de que os líderes só podem delegar sua autoridade e não suas responsabilidades. 

Reconhecer a pessoa certa, assim como escolher a pessoa errada, causa um grande impacto positivo ou negativo no consultório ou em qualquer outra empresa. Cuidado!

6- Dê um feedback contínuo e honesto

Dar feedback contínuo e honesto ajudaria os membros da equipe a identificar seus pontos fracos e fortes. 

E não se esqueça que a recíproca é verdadeira nesse caso.

Os líderes natos devem buscar saber mais sobre a opinião dos colaboradores, para receber tanto feedbacks positivos quanto negativos a fim de melhorar o perfil de líder.

E se for necessário, eles farão uma análise e mudarão o que for necessário.

O feedback deve sempre se manter contínuo em ambas as partes a fim de melhorar o trabalho em equipe em um consultório.

E então, o que você achou sobre as nossas 6 dicas sobre como manter a liderança em um consultório odontológico?

Agora, é só colocar em prática para ver a sua equipe melhorar cada vez mais o desempenho!

                            Esse texto foi produzido por Viktor na empresa Desk Coworking

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