Benefícios dos avanços tecnológicos e o Marketing Digital para consultórios odontológicos

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Os avanços tecnológicos vêm mudando e transformando a área da Odontologia. Os procedimentos estão se tornando mais seguros, indolores, eficientes e também menos invasivos. Sem dúvidas tais avanços representam uma evolução benéfica não só para os pacientes, como também para os profissionais da área. 

Nesse contexto de inovações se encontra também o Marketing Digital, que vem chegando em ritmo acelerado nos consultórios odontológicos e é uma importante estratégia para fortalecer o relacionamento com os clientes, aumentar o número de consultas e também se diferenciar da concorrência. 

Entenda abaixo quais são os benefícios da tecnologia e também do Marketing Digital para consultórios odontológicos!

Quais mudanças a tecnologia trouxe para os consultórios odontológicos?

A cada dia que passa os consultórios odontológicos estão mais equipados e modernos, tornando assim os tratamentos bem diferentes do que no passado. Como exemplo de novas tecnologias, podemos citar: CAM/CAD, Check-up digital, Cirurgia guiada, Ultrassom cirúrgico, Nanopartículas, Escaneamento oral, Tomografia computadorizada, Facetas de cerâmica ultra finas, Lentes de contato dentárias, Impressão 3D e Anestesia eletrônica. 

É muito importante destacar que as inovações trazem diversos benefícios tanto para os consultórios odontológicos quanto para os pacientes, como:

  • Tratamento com menor duração;
  • Planejamento mais preciso;
  •  Resultados certeiros;
  • Tratamentos mais eficientes;
  • Maior conforto e comodidade;
  • Maiores índices de satisfação dos pacientes;
  • Menores incômodos;
  • Diagnóstico mais rápido;
  • Menor necessidade de intervenções cirúrgicas devido ao uso de tratamentos preventivos;
  • Imagens computadorizadas ricas em detalhes, inclusive em 3D;
  • Possibilidade de comunicação remota entre pacientes e profissionais.

Qual a relação entre tecnologia e o Marketing Digital?

É praticamente impossível viver atualmente sem pensar em tecnologia, já que a maioria dos contatos que fazemos com amigos, familiares e até colegas de trabalho é através das Redes Sociais. 

Além disso, os meios eletrônicos também são uma das principais fontes de informação, não é mesmo? Nesse contexto em que as pessoas estão cada vez mais conectadas em seus smartphones, portanto, o Marketing Digital se tornou uma estratégia essencial para qualquer empresa que queira se destacar diante da concorrência, fidelizar clientes, atrair novos clientes, fortalecer a sua marca, analisar e mensurar dados para conseguir tomar decisões mais assertivas, entre outros.

Quais benefícios do Marketing Digital para os consultórios odontológicos?

Como falamos anteriormente, as estratégias de Marketing Digital são importantes para qualquer empresa, inclusive, é claro, para os consultórios odontológicos. Entre os principais benefícios de implantar o Marketing Digital em consultórios odontológicos estão:

Ganho de autoridade no seu nicho de atuação 

Através do Marketing Digital para consultórios odontológicos é possível que a marca e consequentemente o profissional ganhe mais autoridade, já que poderá investir, por exemplo, em conteúdos informativos e de qualidade. Vale destacar, ainda, que quanto mais autoridade se ganha, mais clientes e notoriedade em sua área de atuação também são automaticamente conquistados. 

Aumento da relevância da sua marca no Google

Com uma estratégia de Marketing Digital para consultórios odontológicos aplicada da forma correta, a sua marca poderá ser uma das primeiras a aparecer na página do Google, o que aumenta de forma significativa a sua chance de atrair mais clientes que buscam por serviços através da internet. 

Possibilidade de se tornar referência

Estratégias de Marketing Digital para consultórios como compartilhamento de conteúdo relevante e de qualidade, também podem ajudar a fazer com que a empresa se torne referência e, desta forma, é automático que as pessoas lembrem de você ou do seu consultório quando precisarem de um dentista de confiança. 

Fidelização de clientes

O Marketing Digital para consultórios odontológicos também ajuda a fidelizar clientes, já que grande parte dos pacientes preferem se consultar com um dentista que mantém proximidade com eles. Assim sendo, esse tipo de estratégia é uma forte aliada quando o assunto é construir uma relação de confiança e que seja estável com os pacientes, garantindo que eles busquem sempre pelo seu consultório. 

Diferenciação em relação a concorrência

Outra grande vantagem do Marketing Digital para consultórios odontológicos é que ele faz com que a sua empresa se diferencie no mercado diante dos concorrentes. 

Como trabalhar Marketing Digital para consultórios odontológicos?

É importante dizer que o Marketing Digital para consultórios odontológicos pode começar pequeno e com apenas algumas ações. A partir do momento em que elas forem dando resultados, você pode ir reinvestindo em outros canais. Em todo os casos, o primeiro passo do Marketing Digital para consultórios odontológicos é a criação de um plano de marketing, para que as ações fiquem organizadas e também que os objetivos desejados sejam traçados. 

Para trabalhar Marketing Digital para consultórios odontológicos: 

Entenda quem é o seu público alvo –Para o Marketing Digital para consultórios odontológicos funcionar, é necessário focar em um perfil específico de pacientes e os mesmos devem ter haver com a proposta do seu negócio. Só com o público alvo definido é possível criar ações de Marketing Digital realmente eficazes;

Facilite o contato do paciente com o consultório – Na era da internet as pessoas não tem muita paciência de ficar buscando informações difíceis de serem encontradas. Por isso, facilite! Dê mais opções para que as pessoas marquem uma consulta ou tirem dúvidas, como e-mail, Whatsapp e também formulário simplificado no site; 

Use o Google Adwords – O Google Adwords é uma ferramenta poderosa do Google para anunciar nos resultados de busca e em sites parceiros, aumentando assim a chance da sua empresa aparecer quando uma pessoa estiver buscando pelos serviços que o seu consultório oferece;

Anuncie no Facebook e Instagram – O anúncio no Facebook e Instagram também é uma excelente estratégia de Marketing Digital para consultórios odontológicos. Para isso, lembre-se que o caminho é o da informação de qualidade, ou seja, os seus anúncios precisam ter conteúdo que realmente seja relevante para o seu público alvo;

Aproveite as Redes Sociais e todo o seu poder – As Redes Sociais podem ser usadas para compartilhar com seu público-alvo conteúdos relevantes, como também depoimentos de pacientes e novidades do consultório. Pense nas Redes Sociais como um meio de construir um relacionamento próximo com os seus pacientes e potenciais pacientes e, para isso, interaja com eles, responda dúvidas com agilidade, faça pesquisas de satisfação, etc.

Invista em SEO – O SEO é o conjunto de técnicas de otimização de sites para mecanismos de busca, como o Google, e é essencial para que o seu consultório odontológico tenha mais visibilidade na internet. Essa é uma área em que poucos consultórios investem e por isso pode ser um grande diferencial para o seu negócio.

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