Os alinhadores invisíveis estão se tornando cada vez mais populares entre o público jovem e adulto que busca um tratamento rápido e prático para ter um sorriso mais bonito.
No entanto, é comum que os pacientes tenham dúvidas antes de optar por um aparelho invisível.
Se você tem vontade de conquistar o sorriso que você sempre quis, mas já se perguntou “será que o aparelho invisível funciona para mim?” esse é o momento de descobrir!
A tecnologia por trás dos alinhadores invisíveis
O tratamento com os alinhadores transparentes dão ao paciente um novo sorriso em pouco tempo e possibilitam um visual discreto durante todo o tratamento.
As placas invisíveis usadas para alinhar os dentes são confeccionadas a partir de moldes 3D feitos pelo ortodontista e softwares com tecnologias específicas, que reproduzem a arcada dentária do paciente de forma digital.
Após esse processo, são fabricadas placas específicas para cada paciente, que devem usadas durante 22 horas por dia, de acordo com as instruções do ortodontista.
A cada troca de placa, há uma forma diferente de pressão nos dentes o que, com o tempo, faz com que o sorriso fique alinhado na posição que o paciente deseja.
O ortodontista fornece todas as informações necessárias a respeito de quando deve ser feita a troca das placas e também cuidados que o paciente deve tomar para que o tratamento tenha o efeito completo.
Seguindo todas as recomendações, o paciente pode ter seu novo sorriso em até 12 meses.
O aparelho invisível pode ser usado por todas as pessoas?
Sim, qualquer pessoa com a chamada má oclusão dental (nome técnico para os dentes tortos) pode usar alinhadores invisíveis, desde crianças até idosos.
Além de corrigir dentes tortos, o tratamento é eficaz para solucionar problemas como desalinhamentos entre a arcada superior e inferior da mandíbula ou dentes muito separados.
Em alguns casos específicos, que devem ser avaliados pelo ortodontista, o aparelho invisível pode não ser o mais indicado.
Esses casos incluem intrusão dentária (quando os dentes ficam para dentro da gengiva), extrusão dentária (dentes muito para fora) e rotação dentária (quando os dentes ficam em posição girada).
Nessas situações, somente o profissional responsável pode indicar qual é o melhor procedimento para a correção da posição dos dentes.
Além disso, pessoas com dentes do siso que ainda não nasceram devem também procurar a avaliação e indicação do ortodontista.
Isso porque os dentes do siso podem entortar outros dentes ao nascer, portanto, na maioria dos casos, o profissional pode recomendar a extração dos dentes do siso antes do uso dos alinhadores invisíveis.
As vantagens em optar por alinhadores invisíveis
Optar pelo alinhador invisível para o tratamento ortodôntico traz muito benefícios em comparação a tratamentos com aparelhos fixos convencionais:
- Resultados mais rápidos, em até 12 meses (quando seguidas as recomendações corretas de uso);
- Alimentação mais confortável, já que o alinhador deve ser removido na hora das refeições.
- Estética agradável e discreta, totalmente transparente;
- Fácil adaptação, com mais conforto do que aparelhos fixos tradicionais;
- Praticidade para higienização dos dentes, que pode ser feita de forma completa ao remover o alinhador, ao contrário de um aparelho fixo que dificulta a limpeza.
Além disso, outra vantagem é que o paciente pode ter uma previsão de como seus dentes irão ficar após o tratamento.
O software utilizado para a confecção do molde em 3D oferece uma previsão completa de como será o sorriso ao final do tratamento se todas as recomendações de uso forem seguidas corretamente. Isso evita surpresas e adiamentos do fim do tratamento.
Compartilhe nas redes sociais!
Deixe seu comentário