Existem diferentes especialidades odontológicas e o procedimento de clareamento dental torna-se cada vez mais comum não somente por promover a saúde, mas também pelos efeitos estéticos que são disponibilizados com o tratamento, garantindo um sorriso belo, favorecendo autoconfiança e bem-estar por ser a porta de entrada de uma conversa pessoalmente.

Com a constante busca pelos clientes de como clarear os dentes, é necessário ressaltar alguns pontos e cuidados que são necessários após o tratamento, assim como os alimentos que podem ser consumidos posteriormente à aplicação do produto.
Por que não comer determinados alimentos?
O tratamento aplicado para o clareamento dental pode ter sua duração minimizada com o consumo de determinados tipos de alimentos, necessitando de cuidados posteriormente à sua realização.
Essas cautelas existem porque o esmalte dentário é poroso, sensível à coloração de alguns alimentos e também à pigmentos diversos que podem estar relacionados com hábitos e vícios, assim como o tabaco. Os alimentos que contém determinados pigmentos também podem prejudicar a eficácia e duração do tratamento, fazendo com que o clareamento dental, aos poucos, perca a sua cor.
Além da pigmentação que pode afetar o branco dos dentes, alguns alimentos também podem causar manchas após a realização do tratamento, modificando o pH da boca e tornando-o mais ácido que o normal, deteriorando os minerais que estão contidos no esmalte dos dentes, fazendo com que tais marcas possam tornar-se fixas.
1. Café sem leite
O café é uma das bebidas que deve ser retirada do cardápio das pessoas que realizaram clareamento dental, principalmente em caso de grandes dosagens de ingestão. A pigmentação do café é demasiadamente forte e poderá causar rapidamente o escurecimento dentário.
Uma das soluções para quem aprecia essa bebida é diluí-la em leite, assim o pigmento ficará mais fraco, porém ainda consumindo com moderação.
2. Beterraba e açaí
Ambos os alimentos citados possuem coloração roxa bastante presente, com pigmentação chamada de betacaroteno, que pode afetar diretamente os resultados e duração do clareamento dental, necessitando evitar o seu consumo.
3. Vinho tinto
A mesma coloração arroxeada também está presente no vinho tinto por conta da uva utilizada, podendo marcar os dentes e interferir no tratamento que foi realizado. É ideal escolher outras opções da bebida como, por exemplo, o vinho branco que não apresenta as mesmas desvantagens por sua coloração.
4. Chocolates
Com coloração bastante próxima do café, os chocolates também podem ser grandes vilões do clareamento dental, podendo causar manchas nos dentes.
Para os apreciadores de chocolates que não desejam minimizar o consumo, uma das opções é partir para a opção do chocolate branco. Caso o consumo do chocolate ao leite seja moderado, é ideal sempre realizar uma higienização logo após a sua ingestão para evitar quaisquer resquícios.
5. Molho de tomate e ketchup
Ambos com coloração avermelhada, esses dois alimentos devem ser evitados após clareamento dental por possuírem uma pigmentação muito marcante, preferindo controlar sua ingestão para que os resultados não sejam afetados com um leve escurecimento do produto recentemente aplicado.
Deixe seu comentário