Cresce a adesão aos planos odontológicos, segundo ANS

with Nenhum comentário

Dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) mostraram que mais pessoas aderiram aos planos odontológicos. 

Entre novembro de 2018 e 2019, o número de adesões saltou de 24,2 mil para 25,8 mil, um indicativo de que mais indivíduos estão preocupados em incluir a saúde bucal em seu check-up

Ainda dentro deste período, o número de beneficiários de planos de saúde se manteve estável. No Brasil, são 47,2 milhões de pessoas com registros no serviço, algo que indica que boa parte da população está preocupada em deixar a saúde em dia.

Saúde bucal em dia

Muitas vezes negligenciada, a saúde bucal é precisa ser checada regularmente. 

Infecções bucais, por exemplo, podem causar problemas como baixa autoestima, dificuldades nos relacionamentos pessoais e julgamentos em ambientes, como escola ou trabalho.

No entanto, ela pode ser ainda mais prejudicial para o organismo. A bactéria causadora da gengivite pode entrar na corrente sanguínea e atingir o coração, causando uma complicação. 

A cárie, outro problema conhecido por muitos, também colabora para diminuir o rendimento de atletas e até está relacionada às lesões musculares.

Por isso, é importante se policiar e cuidar bem dos dentes. A recomendação é que você visite o dentista a cada seis meses, para que ele possa fazer uma limpeza mais profunda. 

A consulta também serve para ele dar dicas de escovação e sobre como preservar a saúde bucal.

Caso você esteja sofrendo com algum problema na região, como dor, inchaço, mau hálito ou sangramento gengival, não adie uma ida ao dentista. Se não forem tratados, esses quadros podem se agravar e causar problemas ainda maiores.

A melhor medida a ser adotada é a prevenção. O cuidado com a boca não deve ser resumido a idas regulares ao dentista, incluindo a adoção de outras cautelas.

Escove os dentes ao menos três vezes todos os dias, além de utilizar fio dental antes de se deitar. Você pode complementar a limpeza com um enxaguante bucal.

Lembre-se de que a escovação deve ser feita com cuidado e atenção. Certifique-se de escovar todos os dentes, passando pela margem da gengiva de forma suave. Também não se esqueça de escovar a língua. Faça movimentos de dentro para fora, nunca o contrário, para garantir a higienização.

Importância dos check-ups

Verificar se a saúde está em dia não deve resumir apenas à boca. É imprescindível que você faça check-ups regulares para garantir que o seu corpo esteja saudável.

Os exames mais comuns solicitados pelo médico são: colesterol, triglicerídeos, glicemia, hemograma, eletrocardiograma, aferição de pressão, fezes, urina e tireoide. 

Mulheres também devem procurar fazer os testes de mamografia e papanicolau, enquanto os homens devem realizar o de próstata.

A pessoa deve procurar fazer tais exames ao menos uma vez por ano. No entanto, existem alguns fatores de risco, em que é preciso ficar alerta, como: sobrepeso, sedentarismo, má alimentação, tabagismo ou histórico de doenças crônicas na família. 

Nesses casos, é indicado verificar com o médico a possibilidade de fazer mais check-ups anuais.

Também não deixe de verificar a saúde dos olhos. É recomendado que você visite o oftalmologista ao menos uma vez por ano, para checar se o grau ocular não aumentou. Caso esse seja o caso, será preciso alterar os óculos para que você não tenha a visão prejudicada.

Os check-ups, em geral, são um método importante para detectar eventuais complicações de saúde. Quanto mais cedo esses problemas forem detectados, mais facilmente eles serão reversíveis, e o tratamento tem maiores chances de sucesso.

Compartilhe nas redes sociais!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *