7 Hábitos que melhoram a saúde e irão mudar sua vida

with Nenhum comentário

Cuidar da saúde é o dever de cada um, porém sempre são necessárias mudanças e isso acaba se tornando o vilão de quem busca qualidade de vida: a mudança de hábitos.

Toda mudança é difícil por menor que seja, mas quando você começa a fazer uma coisa repetidamente o seu cérebro se acostuma até virar um hábito de verdade, então você tem que fazer várias vezes algo até isso ser normal para você e seu cérebro fazer aquela atividade sem esforço nenhum.

Por isso separamos 7 dicas muito fáceis e que vocês devem incluir no dia a dia que eu tenho certeza que vão mudar a sua vida, então se você quer saber como, continue lendo esse artigo.

1 – Beba muito líquido

Beba líquidos ao acordar

Beba líquido em jejum, e não é refrigerante não, é um copo de água que pode ter deixado do lado da cama, assim sem mistério nenhum acordou, pegou o copo com água e bebeu.

Você também pode tomar um shot de limão ou um chá, pode até preparar o chá na noite anterior para tomar gelado.

É muito interessante o limão ou o chá porque ambos são antioxidantes, assim você já prepara o intestino para absorver as próximas refeições, porém só a água já resolve pois você irá repor o líquido que seu corpo perdeu durante a noite.

Essa prática ajuda muito você despertar e melhorar a concentração, melhorar a  produtividade e o bom humor.

Beba bastante água ao longo do seu dia 

Existe um mito que todos precisam beber no mínimo 2 litros de água por dia, porém cada ser é único, tem gente que precisa de menos água e tem pessoas que precisam de mais água.

Para ser mais claro de entender isso, imagina uma criança que pesa 10 quilos bebendo 2 litros de água por dia, é muita coisa, por isso para não exagerar e saber a quantidade certa que você precisa tomar de água diariamente você pode fazer o seguinte cálculo:

Fórmula de quantidade diária de água: 35 ml x seu peso (em Kg) 

Então uma pessoa de 60 quilos você multiplica 60 que é o peso por 35 e a gente vai ter:

Quantidade de água para uma pessoa de 60 quilos: 35ml x 60 Kg = 2100 ml ou 2,1 L de água por dia.

Água é essencial para o cabelo, pele, emagrecimento e até eliminação das toxinas do nosso corpo, então bebam bastante água, não espere ficar com sede para beber água, pois quando sentimos sede é porque o corpo já está desidratado.

Vai bebendo água ao longo do seu dia, você pode usar despertador, um lembrete ou até mesmo um aplicativo, e depois disso beber água se tornará um hábito e você vai lembrar automaticamente.

Inclusive, a sede e a fome podem se confundir, às vezes você acha que tá com fome mas na verdade pode ser porque você não bebe água regularmente ao longo do seu dia.

Se você não gosta de água, você pode fazer uma água aromatizada colocando pedaços de frutas, gengibre ou canela, pode ser o que você quiser. Não vai matar calorias, vai ser muito e gostoso você vai conseguir beber a quantidade de água necessária ao longo do dia.

Tome pelo menos uma xícara de chá por dia

Existe uma infinidade de chás com várias propriedades incríveis para várias coisas como gastrite, calmante, refluxo, retenção de líquido, detox, emagrecimento, aumento da imunidade, termogênico, enfim você pode tomar o chá em qualquer hora do dia, ao acordar, ao longo do seu dia, à noite para conseguir dormir melhor, como você preferir.

2 – Se Movimente

Se movimentar é muito importante para ter uma ótima qualidade de vida, você pode se movimentar mais por exemplo em vez de usar a escada rolante ou o elevador, começa a usar a escada normal.

Se você fica muito tempo parado ou trabalha sentado, de vez em quando vai dar uma caminhada para melhorar a circulação e fazer uma atividade física.

Você não precisa de tanto tempo assim, não precisa de uma hora por dia, às vezes 15 e 20 minutos já é está bom e você não precisa ir pra academia ou para qualquer lugar você pode fazer dentro de casa mesmo, mas faça alguma coisa que você goste e que te dê prazer, pois se você não gostar vai ser um sacrifício e você vai acabar não fazendo.

Então, procure por dança, um funcional, cross fit ou mesmo uma musculação se você gostar, pode ser também uma caminhada, corrida ou qualquer outra coisa que você goste, que tenha prazer e que se encaixe em qualquer momento do seu dia.

3 – Cuide bem da sua boca e visite o dentista regularmente

Você sabia que existem muitas doenças que começam pela boca devido uma saúde bucal ruim?

O simples hábito de manter a higiene bucal diariamente e visitar um dentista a cada 6 meses evita você ter preocupações maiores no futuro, doenças bucais como gengivite, cáries, halitose, periodontite e tantas outras doenças podem ser evitadas.

Além disso, existem doenças que começam na boca e podem se estender a outros órgãos do corpo, por isso ter uma saúde bucal em dia faz toda diferença para quem busca qualidade de vida.

Você pode procurar por dentistas nos postos de saúde, mediante fila e vagas disponíveis ou pode ter acesso quase que imediato ao contratar um plano odontológico, você pode fazer isso online e ter acesso a uma rede de clínicas e profissionais que vão te ajudar a ter uma saúde bucal em dia.

4 – Tenha uma boa alimentação

Isso parece óbvio e a maioria das pessoas sabem disso, porém por ser tão básico muitos não se atentam a essa importante tarefa em busca do bem estar e qualidade de vida.

Coma a maior variedade possível de alimentos dentre frutas, vegetais, folhas, grãos e sementes, pois quanto maior a variedade mais nutrientes você vai ingerir, e claro coma sempre comida de verdade e evite os alimentos industrializados.

Nós somos literalmente o que comemos, por isso coma bem e direito!

5 – Tenha um momento do dia livre

Esse é um momento para você refletir sobre a sua vida, pensar em como foi o seu dia, como está a sua semana, seu ano, como vai ser o dia seguinte, faça um check list para o próximo dia, faça planos, etc.

Você também pode ler um livro, fazer uma meditação, ouvir alguma música, enfim é um momento seu, fazendo atividades de auto reflexão para você se entender, se conhecer e saber o que você está sentindo.

Quando você estiver irritado(a), triste ou chateado(a) com qualquer coisa você, faça a seguinte pergunta: O que eu estou sentindo? Porquê?

Tornar esses momentos como hábitos, isso vai mudar a sua vida!

Porque às vezes você acha que está triste, mas na verdade está com ciúmes ou outra coisa, enfim você pode confundir todos os seus sentimentos, então se conecte com você e se conheça para você conseguir se relacionar com outras pessoas e para ser feliz também.

6 – Durma bem

Isso parece óbvio, mas a maioria das pessoas têm insônia ou dificuldade de dormir e não dormem a quantidade de horas necessárias por dia.

O Ideal é dormir pelo menos 8 horas por dia para que o corpo possa recarregar as energias para o próximo dia, porém se você tem dificuldade para dormir, aí vão algumas dicas:

  • Apague as luzes da casa;
  • Ouça uma música relaxante, sem batidas fortes como rock e funk por exemplo, se possível uma música instrumental ou sons da natureza;
  • Leia um livro;
  • Faça planos para o próximo dia e coloque no papel ou anote em algum lugar, é importante tirar todas essas coisas da sua mente.
  • Desligue o celular ou deixe no silencioso, adquirir o hábito de não ver o celular antes de dormir ajuda a melhorar o sono;
  • Se você tem muita dificuldade de dormir, tome um chazinho de camomila, você vai dormir igual um bebê;

7 – Conheça seu corpo e visite o médico regularmente

Faça um check-up médico pelo menos 1 vez por ano, visitando seu médico ou profissional da área.

Infelizmente a maioria das pessoas deixam para visitar o médico somente quando o problema já apareceu, deixando a situação muito mais difícil de resolver.

Não seria muito mais fácil resolver um problema logo pela raiz!? É óbvio que sim, mas porque não temos o hábito de ir ao médico regularmente?

Nem sempre é possível ter acesso a profissionais da saúde devido à falta deles no convênio médico da rede pública de saúde e longas filas de espera por médico.

Esse é um dos maiores problemas que encontramos, pois quem nunca precisou de uma consulta com um médico especialista ou fazer um exame importante para averiguar uma determinada situação?

A falta de profissionais no SUS aliada às grandes filas de espera por consultas e exames desmotivam grande parte das pessoas a procurar um atendimento médico, muitas vezes passam-se anos e não encontram-se vagas.

A falta de conhecimento sobre determinadas doenças ou estilo de vida precário da grande parte da população também causa uma certa negligência no cuidado da saúde.

Por isso, a solução para ter sempre ao seu alcance um médico, hospital ou clínica para fazer exame é contratar um plano de saúde, pagando uma mensalidade fixa por mês você tem acesso a centenas de profissionais que poderão ajudar na prevenção de doenças e emergências quando ocorrer.

Portanto, esses são alguns hábitos que você inserindo na sua vida irão ajudar a ter mais qualidade de vida e ser mais feliz, afinal cuidar do nosso corpo é sinônimo de bem estar, felicidade e longevidade.

Conteúdo produzido por Linkaweb

Compartilhe nas redes sociais!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *