5 Dicas de marketing digital para odontologia

with Nenhum comentário

As estratégias de marketing digital contam com ferramentas cada vez mais confiáveis para promover empresas dos mais diversos nichos. Na área da odontologia, não poderia ser diferente. 

Panfletagem, anúncios em jornais e outras propagandas na mídia tradicional podem até dar certo para alguns setores. No entanto, quando falamos em um mercado competitivo como o odontológico, essas estratégias tendem a se mostrar defasadas.

Pensando nisso, nós da AllQ Agência estamos como convidados do Blog da Ideal Odonto por aqui hoje para apresentar algumas dicas e novidades do marketing digital para odontologia. 

Logo mais, você poderá encontrar insights de como expor a sua marca na internet com assertividade e alavancar seus resultados. Vamos conferir?

Crie um website profissional

O website corporativo é um dos elementos mais básicos de uma estratégia de marketing digital para odontologia bem sucedida. Surpreendentemente, muitas clínicas e cirurgiões dentistas ainda não se deram por conta disso.

No seu site, está nada menos que uma vitrine virtual de seus serviços. Ele garante mais visibilidade na internet, ajuda a conquistar clientes e, acima de tudo, a confiança dessas pessoas.

Para tanto, é preciso planejar o design e as informações contidas nas suas páginas com esmero. Afinal de contas, todas as informações importantes sobre o seu negócio devem ser encontradas facilmente, mas sem poluição visual ou outras distrações desnecessárias.

Outro aspecto importantíssimo que não pode ser negligenciado hoje em dia é a navegabilidade dos usuários. Tendo em vista que os visitantes do seu site podem estar usando diferentes dispositivos para o acesso, o layout precisa ser responsivo em celulares, tablets e computadores.

Com esses cuidados, você garantirá uma boa experiência para o seu público alvo. Além, é claro, de transparecer o profissionalismo do atendimento no consultório. 

Entenda melhor a jornada do cliente

O planejamento do marketing digital para odontologia deve ser pautado na jornada do cliente. Provavelmente, você já ouviu falar a respeito desse conceito, também conhecido como funil de vendas.

Em suma, as ações que o seu público alvo realiza na internet quando busca por um atendimento odontológico ou quaisquer outros produtos e serviços são:

  • Aprendizado e descoberta;
  • Reconhecimento do problema;
  • Consideração da solução;
  • Decisão de compra.

Todo esse processo precisa ser respeitado para que a sua abordagem não seja muito agressiva ou feita no momento inapropriado. 

Isso envolve o uso de ferramentas que auxiliam a detectar qual é o momento em que o potencial cliente se encontra, bem como estilos de conteúdo ideais para cada etapa da jornada.

Posicione-se com destaque nos resultados do Google

Já não é novidade que o Google se tornou a maior plataforma de pesquisas do mundo. A lista de serviços disponíveis e a sua relevância aumentam dia após dia.

Sendo assim, o marketing digital para odontologia também deve estar alinhado a essa ferramenta. E isso pode acontecer de diversas formas.

Para uma propaganda gratuita e eficiente, recomendamos o Google Meu Negócio (Google My Business). Ele foi desenvolvido justamente para facilitar a obtenção de resultados precisos nas pesquisas baseadas em geolocalização realizadas pelos usuários. 

Outra dica importante é otimizar todos os seus conteúdos publicados, não somente no site institucional mas também em blogs, nas redes sociais e nos seus anúncios pagos. Isso requer conhecimentos básicos de SEO, que você pode conferir AQUI

Tenha uma presença digital marcante

Nós da AllQ sempre afirmamos que não basta estar na internet. A sua presença digital precisa ser marcante.

O que isso significa? Bem, em primeiro lugar, interagir constantemente com a sua audiência. 

Afinal de contas, nada mais frustrante do que visitar uma página ou perfil e perceber que a última atualização aconteceu há meses atrás, não é mesmo?

Seu site, suas redes sociais e outros canais online devem ser alimentados com conteúdo de qualidade continuamente. Também é fundamental interagir com os seguidores e clientes, algo cada dia mais simples graças às redes sociais. 

Além dessa atitude ser primordial no marketing digital para dentistas, ela ainda contribui para a sua autoridade e posicionamento de mercado. Se você não demonstrar suas habilidades e conhecimento na internet, certamente um ou mais concorrentes farão isso. 

Não deixe o grande potencial da web inexplorado. Se os seus clientes estão na internet, você também deveria estar. 

Aplique estratégias de retargeting 

Nem sempre as pessoas decidem que precisam de um atendimento odontológico, procuram por um dentista e agendam uma consulta prontamente. Quem dera fosse assim tão simples.

Na maioria das vezes, a pessoa se dá por conta de que precisa agendar uma consulta.

Então, ela pesquisa por opções mas não toma uma decisão. 

Somente depois de alguns dias ou semanas é que finalmente ela vai optar por uma das inúmeras alternativas com as quais teve contato ou que foram sugeridas por um terceiro.

Felizmente, a tecnologia é uma boa parceira nesse processo. Com técnicas de retargeting, você pode direcionar seus anúncios de forma segmentada para esse cliente em potencial. A boa notícia é que esse recurso é barato e oferece excelentes resultados.

Pronto! Agora você já está por dentro de algumas das principais dicas de marketing digital para odontologia. 

Conteúdo produzido por Kamila Braga, redatora da AllQ Agência de Marketing

Compartilhe nas redes sociais!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *