Saúde no trabalho: qual sua importância e como promovê-la aos colaboradores?

with Nenhum comentário

Saúde no trabalho e bem-estar são duas coisas que só trazem benefícios a todos os envolvidos. Por isso, cuidar da saúde dos seus colaboradores deve ser prioridade para sua empresa melhorar os resultados em todos os aspectos.

mulher feliz em seu ambiente de trabalho pois sua empresa fornece benefícios para melhorar a saúde no trabalho

No Brasil as horas de trabalho diárias atingem uma média de quase nove horas. É frequente passar mais tempo no escritório do que em casa. 

E estar com a saúde em dia é o primeiro passo para conseguir realizar todas as outras tarefas dentro e fora da empresa. 

Por isso, é tão importante que gestores saibam promover a saúde no trabalho.Isso porque garantir a qualidade de vida influi do desempenho pessoal e profissional do colaborador.

Dessa forma, para entender melhor como promover saúde no ambiente de trabalho acompanhe nosso conteúdo que vai abordar os seguintes tópicos:

O que é a saúde no trabalho?

Já que é no trabalho que os colaboradores passam a maior parte do dia, é fundamental considerar o impacto dessas atividades na saúde deles.

Afinal, existem trabalhos que oferecem riscos a quem o exerce. Por isso é responsabilidade do empregador prezar pelo bem-estar do funcionário. 

Para isso existe a Saúde do Trabalhador, regulamentação que tem como objetivo fiscalizar, assistir, promover e proteger a saúde no trabalho. 

Mas não é só quando em funções de risco que é preciso oferecer essa assistência a saúde. Todo trabalhador tem direito a um espaço seguro e saudável para exercer suas funções. 

E por que é importante cuidar do bem-estar no escritório, tanto para o trabalhador, quanto para a empresa? É o que você verá a seguir.

Qual a importância de promover saúde no escritório

pessoas felizes em seu ambiente de trabalho pois sua empresa fornece benefícios para melhorar a saúde no trabalho

Por que é importante que sua empresa comece a investir na qualidade de vida e saúde no trabalho?

Porque ao cuidar da saúde do trabalhador a empresa está investindo em si própria. Afinal, trabalhadores saudáveis, seguros e satisfeitos com a qualidade do ambiente de trabalho produzem mais e melhor.

Isso porque eles se sentem valorizados pela empresa ao terem a importância de sua saúde reconhecida.

Por isso, prestar atenção e cuidar da qualidade de vida e saúde no trabalho ajuda a construir um espaço saudável para todos.

Dessa forma, é possível reduzir gastos em outras áreas, aumentar a produtividade e dar um gás no clima organizacional.

 Veja a seguir como investir na saúde dos colaboradores também é bom para a empresa.

Impactos da saúde do funcionário na empresa

É possível listar diversos benefícios para a empresa quando esta investe na saúde do trabalhador. A grande maioria deles é revertido em crescimento da companhia. 

  • Aumento da produtividade;
  • Diminuição de problemas de saúde;
  • Satisfação dos funcionários.

Por isso, para compreender melhor estes benefícios, veja a seguir mais detalhes sobre o impacto de cada um na empresa.

Aumento da produtividade

Investir na saúde dos colaboradores aumenta a produtividade deles.Pois, quando um colaborador tem segurança física e psicológica para exercer sua função seu bem-estar está sendo promovido no escritório.

Dessa forma, ele sente que sua qualidade de vida e saúde é valorizada. Assim, passa a se preocupar apenas em desempenhar bem o seu papel, sem distrações.

Um colaborador que se distrai menos e está satisfeito produz mais. Mais produtividade, por consequência, traz crescimento para a empresa.

Diminuição de problemas de saúde

Um dos benefícios óbvios do investimento em saúde dos colaboradores é a diminuição de doenças e idas ao hospital.

Por exemplo, um colaborador pode precisar passar muitas horas sentado no trabalho. Mas diminui-se o risco de um possível problema de saúde aparecer se a empresa tiver programas de incentivo à ginástica, alongamentos e convênio médico. 

Assim, trabalhando com a prevenção e cuidado as chances do colaborador desenvolver algum problema diminui e o rendimento e satisfação dele aumenta.

Satisfação dos funcionários

Funcionários que têm sua saúde no trabalho colocada como prioridade são mais satisfeitos com o que fazem.

Isso porque sentem segurança e comprometimento da empresa em colocar seu bem-estar em primeiro lugar. 

Empregados satisfeitos com o trabalho e tratamento que recebem têm menos chances de desligamento, o que diminui o turnover e gastos com processos de demissão e contratação.

O poder de um ambiente saudável para a saúde dos colaboradores

Um bom ambiente de trabalho tem papel fundamental na manutenção da boa saúde dos funcionários. 

Isso porque um clima organizacional ruim tem profundo impacto psicológico nos trabalhadores. Por isso, procure investir em iniciativas que promovam um ambiente de trabalho saudável. 

Integrações frequentes, cultura de feedback respeitoso e colaboração entre equipes são algumas boas alternativas a serem implementadas.

Entretanto, não se pode esquecer do espaço físico. Um escritório é mais do que apenas paredes, mesas e computadores. 

O espaço deve ser limpo, organizado e acolhedor para receber os colaboradores e estimulá-los a fazerem seu trabalho de forma extraordinária.

Qualidade de vida e saúde melhoram a produtividade

Se a empresa busca melhorar sua performance e focar em crescimento, o primeiro passo é olhar para a saúde e bem-estar de seus funcionários.

Isso porque uma empresa só consegue efetivamente crescer quando seus funcionários têm espaço para inovar e torná-la referência.

Mas, para dar esse próximo passo, é preciso ter uma boa base de trabalho, que inclui a saúde no escritório. 

Somente ao oferecer saúde no trabalho e bem-estar garantidos é possível tirar essas preocupações dos ombros dos funcionários. 

Assim, é possibilitado que eles foquem em realizar suas tarefas de maneira criativa, colocando a empresa à frente da concorrência.

Dessa forma, o investimento em saúde dos colaboradores faz com que a empresa também se torne referência em ambiente saudável. 

Bons espaços de trabalho atraem os melhores profissionais disponíveis no mercado.

As pessoas passam a desejar estar ali para realizar trabalhos diferenciados, sabendo que terão todo o apoio de saúde necessário para isso.

Compartilhe nas redes sociais!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *