Reter talentos é tudo o que você precisa para a sua empresa

with Nenhum comentário

Reter talentos é essencial para que as organizações conquistem melhores resultados. E para melhorar a retenção de funcionários, nada melhor do que aprender como fazer isso, não é mesmo?

cinco pessoas em circulo comemorando após definir suas estratégias para reter talentos, uma mulher loira de cabelo amarrado está batendo a mão de um homem de terno preto com um tablet na mão

Toda empresa depende de uma equipe para que o produto ou serviço final possa ser oferecido da maneira correta.

Por isso, é necessário que as empresas saibam como manter suas equipes e a atrair novos talentos qualificados.

Pensando nisso, existem algumas práticas de retenção de talentos que uma organização deve adotar para manter os colaboradores sempre motivados e engajados.

No entanto, é importante pontuar que essas práticas podem ser um desafio delicado para o setor de recursos humanos de cada organização.

E, por isso, esse conteúdo foi pensado para te ajudar a entender melhor as vantagens da retenção de talentos e como melhorar essa métrica dentro da sua empresa.

ENTENDA A IMPORTÂNCIA DE RETER TALENTOS

Entender a importância dos colaboradores é o que ajuda a organização para que possa funcionar como se espera e crescer.

Por isso, para poder desfrutar de uma equipe engajada e motivada, é sempre importante tomar atitudes que permitam que eles se sintam valorizados.

E isso pode ser feito por meio de algumas ações que a empresa adota para melhorar o cotidiano de cada pessoa dentro do negócio.

Dessa maneira, com as ações certas, é possível ter uma equipe mais alinhada e disposta a crescer junto com a empresa, para que assim ambos tenham melhores resultados.

Isso automaticamente ajuda a reter talentos na organização enquanto impulsiona a produtividade das equipes.

CONHEÇA AS VANTAGENS OFERECIDAS PELA RETENÇÃO DE TALENTOS

Toda vez que uma empresa perde um colaborador, seja porque ele se demitiu ou porque foi demitido, isso gera um custo para os negócios.

Esses custam estão acerca dos valores da demissão e também da contratação de um novo funcionário, e impactam todo o sistema da organização.

Além disso, também existe o fator relacionado à perda de conhecimento: um colaborador mais antigo já conhece os processos, e a saída dele deixa um vazio em suas atividades que precisa ser preenchido o quanto antes.

Agora, pensando nas vantagens que uma empresa possui ao investir em reter talentos na organização. Tais como:

Atração de novos e reter talentos

Quanto mais talentos sua organização tiver, mais talentos ela atrai, assim possuindo colaboradores mais qualificados.

Além disso, uma boa equipe faz com que a empresa seja igualmente boa, o que gera comentários positivos e uma melhor reputação, ampliando o interesse das pessoas a desejarem fazer parte da organização.

Vantagem competitiva 

Quando uma empresa consegue reter talentos ela passa a ter uma boa vantagem competitiva para se destacar no mercado, seja por crescimento ou por popularidade.

Com isso, ela trabalha uma boa retenção de funcionários enquanto se destaca ainda mais e cresce no mercado.

Criação de um ambiente de trabalho agradável

Quanto mais os colaboradores estão alinhados com os valores da empresa, mais eles têm afinidade com o local e com as pessoas conforme passam mais tempo trabalhando.

Esse tipo de relação permite um ambiente mais agradável em que a maioria se conhece e busca os mesmos objetivos.

Economia para a empresa 

Assim como uma demissão gera gastos, a admissão também, porém, são menores.

Isso porque durante o período de treinamento o novo colaborador demanda mais atenção até se adaptar.

Mas reter talentos não deixa de ser a melhor opção para poder manter os processos alinhados, pois ela consegue também economizar valores para investir em mais benefícios.

CONFIRA AS MELHORES DICAS PARA RETER TALENTOS

foto de três pessoas sentadas em círculo escutando um homem de terno preto falar sua ideia para reter talentos para sua empresa

Uma vez que você já conhece algumas vantagens de reter talentos, podemos passar para a parte mais prática.

Isso porque muito além do salário, os benefícios como um plano odontológico, por exemplo, são ideias para atrair e reter talentos na organização.

Aplique pesquisas organizacionais

As pesquisas organizacionais são essenciais para entender o que pode estar incomodando os colaboradores da empresa.

Será com os resultados dessa pesquisa que você pode pensar em modos de realizar alterações de processos e benefícios para melhorar a satisfação dos colaboradores e reter talentos.

Reconheça os resultados dos colaboradores e motive-os

Um ponto muito importante para qualquer pessoa é ser reconhecido por seu empenho.

Por isso, saiba identificar os melhores colaboradores da empresa.

Por exemplo, o famoso quadro de destaque da equipe do mês ou um ingresso de cinema, são modos de motivá-los a tentar ser um destaque na organização.

Ofereça planos de carreiras para reter talentos

Saber como manter os colaboradores crescendo dentro da empresa é muito importante.

Do contrário, eles podem se aperfeiçoar e ir trabalhar no concorrente em um cargo melhor.

Por isso, oferecer a possibilidade de um plano de carreiras é essencial para que eles vejam um futuro na organização e se empenhem para poder alcançá-lo.

Faça contratações certas

Além de se preocupar em reter talentos, lembre-se de contratar as pessoas certas.

Afinal, é interessante entender quem é o candidato e se ele realmente se identifica com a empresa.

Assim, as chances de não se conectar com a vivência e com os valores da organização diminuem, evitando futuras demissões e melhorando a retenção de funcionários.

Saiba gerir as individualidades dos colaboradores

Para ter uma boa retenção de funcionários, é preciso entender quem eles são como indivíduos e isso significa conhecer e entender os pontos fortes e fracos de cada um.

Isso pode ser feito por meio de pesquisa ou pela liderança. Mas o objetivo principal é entender o que eles precisam aperfeiçoar para serem mais produtivos.

Monte planos de carreiras

Um modo muito eficaz de adicionar credibilidade ao plano de carreiras é montar opções de acordo com as ambições de cada um.

Por isso, durante o desenvolvimento do colaborador, você pode apresentar planos de crescimento.

Com isso, ele entende que realmente está sendo observado e que pode alcançar o que busca conforme tiver bons resultados dentro da sua área de atuação.

Tenha um bom ambiente de trabalho para reter talentos

Um ponto muito importante para manter os colaboradores motivados é saber prover um ambiente de trabalho mais agradável.

Isso porque quando eles se sentem mais confortáveis, o período de trabalho pode se tornar mais leve e fluído, de maneira que os colaboradores se dediquem com maior facilidade.

Invista na carreira dos profissionais

Por fim, a retenção de talentos também pode ser feita por meio da profissionalização dos colaboradores com cursos ou treinamentos.

Dessa maneira, a equipe vê ainda mais valor na empresa, enquanto você pode qualificá-los cada vez mais para futuras oportunidades.

CRESÇA SABENDO COMO RETER TALENTOS NA ORGANIZAÇÃO

Ao longo deste conteúdo você entendeu a importância da retenção de talentos nas empresas para que elas se mantenham crescendo constantemente.

Isso porque o crescimento depende da motivação da equipe e mais ainda, precisa que os colaboradores queiram estar na organização.

Por isso, seguir as dicas que auxiliam na retenção de funcionários na organização evita que eles peçam demissão ou sejam demitidos, o que é essencial no fluxo de produção.

Invista em práticas mais engajadoras para melhorar a retenção de talentos e permita que eles cresçam tanto quanto a empresa!

Compartilhe nas redes sociais!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *