Saiba os benefícios da retenção de talentos nas organizações

with Nenhum comentário

A retenção de talentos nas organizações pode ser um fator muito delicado, mas essencial para qualquer negócio. Ela demanda conhecimento e dedicação para que realmente seja criado um plano que funcione e mantenha os funcionários engajados.

uma mulher e dois homens conversando sobre retenção de talentos nas organizações

Cada vez mais empresas buscam aplicar estratégias de retenção de talentos nas organizações para ajudar a ter menos gastos e maior produtividade.

Isso porque as demissões custam dinheiro e tempo para qualquer empresa, então é preciso identificar dentro dos setores, os pontos que precisam ser trabalhados.

Para que assim seja possível ter os colaboradores engajados pelo maior tempo possível, estando dedicados e satisfeitos com a empresa.

Então para que você possa entender como melhorar a retenção de talentos nas organizações, temos este conteúdo com várias dicas essenciais.

O que é a retenção de funcionários? 

A retenção de talentos na empresa trata-se de um conjunto de estratégias que as organizações podem trabalhar para motivar os colaboradores.

Sendo que a ideia principal é proporcionar um melhor ambiente de trabalho para que todos estejam satisfeitos e não tenham interesse em deixar a empresa.

E isso pode ser feito de muitas maneiras de acordo com as possibilidades e desejos de cada empresa que pensa em investir na retenção de talentos.

Benefícios de realizar a retenção de funcionários

Quando uma organização investe em retenção de talentos na empresa, ela está se dedicando não apenas em satisfazer as pessoas.

Mas em todo o conjunto do negócio. Pois, quando se possui uma boa retenção de talentos nas organizações elas podem usufruir de diversos benefícios como:

  • Construção de ambiente de trabalho agradável;  
  • Vantagem competitiva no mercado;
  • Economia para a empresa;
  • Mais produtividade e engajamento.

Sendo que a construção do ambiente de trabalho agradável é essencial para que toda produção funcione com os colaboradores alinhados.

Pois, a vantagem competitiva acontece devido à união das equipes que se ajudam e já conhecem o melhor método de produção.

Enquanto a economia se deve ao fato de poder economizar com rescisões e multas contratuais toda vez que alguém sai da empresa.

E a produtividade cresce, pois é possível manter uma estabilidade de produção, o que é perdido quando um funcionário sai da empresa e deixa uma lacuna no processo.

Quais são os aspectos motivadores? 

Assim como toda empresa é diferente, o mesmo acontece com os colaboradores. Então, para desenvolver a retenção de talentos nas organizações é preciso entender isso.

Somente assim será possível identificar os pontos fortes e frágeis de cada colaborador para trabalhar com ele.

De qualquer maneira, existem alguns pontos mais gerais e que são agradáveis para a grande maioria de pessoas. Eles são:

  • Líderes inspiradores;
  • Metas e desafios;
  • Reconhecimento financeiro;
  • Reconhecimento pessoal;
  • Estabilidade no trabalho;
  • Expectativa de crescimento;
  • Comunicação bem realizada.

A união desses itens pode ser um modo de dar o pontapé no projeto de retenção de talentos na empresa.

O que evidencia a necessidade de pensar no processo como um todo, já que a comunicação entre a empresa e os colaboradores deve ser bem feita.

Assim como a escolha de bons líderes que possam realmente servir de exemplo de trabalho e postura.

Então avalie todos os pontos desde muito antes para poder garantir uma melhora na retenção de talentos nas organizações.

Como realizar uma boa política de retenção de funcionários? 

cinco pessoas em volta de uma mesa analisando ações sobre retenção de talentos nas organizações

Mesmo grupos empresariais que oferecem os salários mais altos podem ter problemas com a retenção de talentos nas organizações.

Isso porque a satisfação no local de trabalho pode ir além do monetário e por isso, é importante entender outros modos de investir na retenção de talentos nas organizações.

Incentive a política de feedbacks

Os feedbacks são um meio muito simples e eficiente de aproximar a empresa dos colaboradores.

Isso porque quando se aplica um feedback eles podem perceber que seu trabalho causa impacto na empresa e que eles estão sendo notados.

O que leva a um entendimento melhor do que pode ser melhorado e ainda maior dedicação para ser visto.

Dedique-se na seleção dos candidatos

Outro fator muito importante para a retenção de talentos na empresa é realmente contratar talentos compatíveis com o negócio.

Somente assim será possível que os colaboradores se identifiquem com o que a empresa propõe, aumentando as chances de um desempenho melhor.

Então invista em uma seleção de qualidade para que somente os melhores e compatíveis com a cultura da empresa realmente façam parte dela.

Monte planos de carreira

Além disso, um modo muito eficiente de investir na retenção de talentos nas organizações é tendo bons planos de carreira.

Assim os colaboradores têm um motivo a mais para se dedicarem ao seu trabalho. Desenvolva esses planos e os apresente para que todos fiquem cientes do que a empresa planeja para cada um.

Também é muito importante saber reconhecer quem realmente mereceu e concretizou os planos de carreira, do contrário a empresa não cresce e, pior ainda, perde a credibilidade com os colaboradores.

Melhore a comunicação interna da empresa

A comunicação interna de uma empresa é essencial para que todos estejam alinhados.

Um exemplo muito simples é que você só pode esperar que todos apareçam na confraternização, se todos souberem dela.

Então detalhes simples podem fazer a diferença entre a visão e proximidade que um colaborador possui com a empresa.

Ofereça um bom ambiente e ferramentas de trabalho

Seguindo a ideia da comunicação, um ótimo meio de investir na retenção de talentos na organização é investindo em um bom ambiente de trabalho.

Isso vai desde as cadeiras, até a mesa, computador, ar condicionado e mimos, por exemplo. Mas não para por ai. 

Isso porque, mesmo que a empresa não tenha um cafézinho o dia todo, oferecer festas de final de ano são um bom modo de permitir que os funcionários se enturmem mais, por exemplo.

Avalie os benefícios oferecidos

Por fim, um dos modos mais relevantes para a retenção de talentos nas organizações são os benefícios.

E claro que não o básico (e obrigatório) vale transporte, mas itens como o vale refeição e plano odontológico empresarial, por exemplo.

Assim os colaboradores se sentem mais seguros e criam uma imagem positiva da empresa,  sabendo que estão se preocupando com a qualidade de vida de seus funcionários. 

Isso pode ser feito por meio de planos odontológicos como os da Ideal Odonto, por exemplo, que possuem diversas opções e tipos de contratações.

Dessa forma, tanto empresa quanto colaboradores podem aproveitar as vantagens do plano odontológico por um preço justo com serviço de qualidade.

O melhor para todos na empresa

Neste conteúdo você pôde conhecer do que se trata a retenção de talentos nas organizações e como ela pode ser um modo de impulsionar o crescimento da empresa.

Isso porque, com uma boa retenção de colaboradores é possível ter muitos benefícios que ajudam a criar um ambiente de trabalho mais engajado e produtivo.

Então você viu alguns dos tópicos que podem servir como ponto de partida para uma boa retenção de talentos nas organizações.

E em seguida conheceu melhor algumas estratégias que podem ser aplicadas para realmente investir na retenção de colaboradores.

Compartilhe nas redes sociais!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *